Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope para Gripe e Resfriado

Você sabe a diferença entre a gripe e o resfriado? A gripe é causada por um vírus conhecido como influenza e seus sintomas são bem característicos. Por exemplo, febre, dor no corpo e congestionamento das vias aéreas. O resfriado, por sua vez, pode ser causado por diversos vírus e tem sintomas mais brandos, como: coriza, tosse e espirros. Muita gente confunde as duas doenças porque os sintomas, nos primeiros dias, são muito parecidos. Porém, com o passar dos dias, a tendência é que a gripe se torne intensa, com dores fortes nos músculos e, principalmente, com o surgimento da febre.

Quando surgirem os primeiros sintomas de ambas as doenças, a dica é tomar um bom xarope para fortalecer o corpo e facilitar a recuperação. A receita que ensinamos é ótima para combater as principais características da gripe e do resfriado. Veja como preparar.

Receita

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de mel
  • 1 xícara (chá) de talos de agrião
  • 1 xícara (chá) de abacaxi picado
  • 1/2 xícara (chá) de gengibre ralado
  • 1/4 de xícara (chá) de água

Modo de Preparo: Use uma panela para cozinhar todos os ingredientes. Mantenha no fogo por 10 minutos depois que levantar fervura, desligue e espere amornar. Então bata tudo no liquidificador e passe por uma peneira fina. Guarde em um recipiente limpo e com tampa. Conserve em local fresco.

Tomar 1 colher (sopa) de 6 em 6 horas durante 7 dias. Para potencializar o efeito do xarope, beba bastante água e mantenha repouso.

Entenda os benefícios do xarope

O xarope é expectorante e também aumenta a resposta do sistema imunológico.

Benefícios do Xarope

Como dissemos, a gripe e o resfriado são doenças diferentes, que possuem intensidades que se diferem. Enquanto a gripe, ocasionada pelo vírus Influenza, é uma doença que pode se tornar grave e levar à uma pneumonia ou até mesmo à morte, os resfriados são mais brandos. Os resfriados podem ser causadas por diferentes tipos de vírus, que desencadeiam sintomas nos nossos organismos que podem desaparecer em poucos dias, além  de serem facilmente tratados em casa pela própria pessoa.

A gripe, por ser uma condição mais grave, é altamente contagiosa e comumente é tratada com medicamentos. Esta doença causa calafrios, prostração, dores musculares e febre. Para diferenciar um resfriado de uma gripe, basta observar se o paciente apresenta febre, congestionamento nasal e dores de cabeça. A ausência de febre e a presença de coriza e dor de cabeça caracterizam um quadro de resfriado.

É importante reafirmar e mencionar que a gripe é uma doença que deve ser tratada por um médico. Foram registradas na história diversos surtos de gripe, que ocasionaram muitas mortes. O vírus influenza é transmitido por gotículas de secreção, que atingem as vias aéreas. Assim, quanto mais pessoas são atingidas, o potencial de mutação do vírus aumenta e ele começa a gerar novos tipos de gripes. Desta forma, visto era periculosidade, a gripe deve ser tratada com recomendações médicas. Entretanto, os sintomas iniciais podem ser amenizados com o xarope, em conjunto com a recomendação médica.

Já os resfriados podem ser tratados, de forma fácil e eficaz, com o xarope. Nestas situações, claramente, os xaropes são  muito mais benéficos. Os ingredientes ajudam a aumentar a resposta imunológica, de forma que o organismo se recupera mais rapidamente. Um dos ingredientes, o agrião, possui vitaminas C, A, ferro e potássio, o que combate a gripe, resfriados e tosse.

Diversos outros ingredientes podem ser utilizados, como cebola, canela, cenoura, alecrim, laranja, guaco, dentre outros. Esta receita não é a única possibilidade, pois podem ser adicionados mais ingredientes que possam combater os vírus. Independentemente das receitas, é recomendado que os xaropes sejam tomados quente, para ajudar na ação expectorante. Desta forma, nos resfriados, o catarro será eliminado e ajudará na recuperação do indivíduo.

Receitas e Naturais em seu email