Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receita de Xarope para Tosse com Cebola, Mel e Limão

Os problemas respiratórios acometem muitas pessoas nos dias de hoje, que são agravados devido à poluição das grandes cidades. Ainda, as mudanças climáticas bruscas afetam o sistema respiratório, ocasionando tosses, crises de asma ou bronquite. Há séculos estas complicações são tratadas com xaropes, chás e outras preparações caseiras.

O remédio caseiro apresentado abaixo leva cebola e limão, e é indicado para tratar a bronquite e a tosse, pois ajuda na expectoração. Além disso, a cebola possui função bactericida e atua ainda como anti-inflamatório. Anote os ingredientes e veja como preparar a receita em sua casa.

Receita de Xarope

Você vai precisar de:

  • 1 cebola (branca ou roxa)
  • 500 ml de mel
  • 2 limões

Modo de Preparo: Primeiramente, descasque a cebola, lave-a bem e depois corte em lascas com espessura mediana. Use um pode de vidra, previamente higienizado e aferventado, para colocar as lascas de cebola. Cubra com o mel, esprema o suco dos limões e misture bem. Deixe a mistura descansar durante 24 horas. Depois coe, guarde novamente no vidro e conserve em geladeira.

O xarope é recomendado somente para pessoas adultas. A quantidade indicada é de 1 colher (sobremesa) do xarope 3 vezes ao dia, sendo a primeira pela manhã, outra na parte da tarde e a última antes de dormir.

Xarope para tratamento de problemas respiratórios.

O xarope é ideal para tratamento de tosse e outros sintomas de problemas respiratórios.

Benefícios

Mesmo com os avanços tecnológicos que beneficiaram a medicina, os remédios caseiros ainda são muito utilizados, pois sempre apresentaram bons resultados. Quem nunca sentiu uma tosse persistente e recebeu como recomendação a receita de xarope? Esta receita que mostramos acima é apenas uma das diversas utilizadas.

A combinação de cebola e mel é conhecida mundialmente e milenarmente por beneficiar o organismo e elevar a saúde dos indivíduos, combatendo diversos problemas. Ambos os ingredientes possuem ação expectorante e antibiótica, reforçando o sistema imunológico.

O mel é um remédio caseiro reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele é extremamente benéfico para tratamento do trato respiratório, suavizando e irritações e também possíveis danos que podem surgir na garganta devido à tosse persistente. O mel, ainda, possui propriedade antioxidante e antimicrobiana. Assim, caso hajam problemas com micro-organismos estranhos, o mel combate os efeitos.

Já a cebola é um alimento expectorante natural, que estimula a eliminação de muco e limpeza da via respiratória. Assim, o consumo de xaropes com cebola ajuda na eliminação de bactérias e outros micro-organismos estranhos, além de desintoxicar o organismo.

Ainda, nosso xarope possui o limão, uma fruta que sempre está presente em receitas de xarope para tosse e problemas respiratórios. O limão fortalece o sistema imunológico, pois possui vitamina C e antioxidantes que combatem os radicais livres, além de diminuírem as inflamações. O suco de limão pode ser consumido com alho, abacaxi, morango, laranja, dentre outros ingredientes.

Muitas doenças respiratórias possuem como principal sintoma a tosse, uma reação do organismo para eliminação de irritações. É um reflexo de proteção, que evita a entrada de organismos estranhos no corpo, além de eliminar secreções. A tosse pode ser seca ou possuir secreção.

A tosse seca não possui secreção na garganta ou no pulmão, e pode ser decorrente de rinite, faringites, laringites, crise de asmas ou bronquite. Já a tosse com muco é ocasionada quando o catarro é produzido para proteger o organismo de corpos estranhos. Neste caso, quando há a tosse, o barulho identifica facilmente o muco presente na garganta ou pulmão.

Os xaropes são uma solução adequada para os problemas respiratórios. Porém, se os sintomas persistirem, você deve procurar um médico. Além disso, o xarope, por conter mel, não deve ser consumido por diabéticos. Ele também não deve ser guardado por mais de 30 dias.

A receita acima é ideal para tratamento de tosses. A tosse aguda começa de modo repentino, devido à algum resfriado, gripe, sinusite ou outros. Ela pode ocorrer por até três semanas, enquanto persistir a doença que a esta ocasionando. Já a tosse subaguda ocorre por um período de três a oito semanas, e deve ser melhor observada pois pode ocasionar algo mais grave. A tosse crônica persiste por um longo tempo.

Receitas e Naturais em seu email