Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope de Beterraba para Tosse

A beterraba é muito comum na mesa dos brasileiros, devido ao seu sabor delicioso. Assim, é muito utilizada em saladas, sopas e sucos. Mas ainda conhecemos pouco sobre os benefícios desse alimento. Ela é rica em vitamina C, que fortalece as defesas do organismo. Além disso, contém antocianina, uma substância que aumenta os efeitos da vitamina C quando a consumimos. A beterraba também ajuda a combater inflamações, protege contra diversas doenças e aumentar os níveis do bom colesterol.

Ademais, o xarope de beterraba é ótimo para aliviar a tosse e a receita é muito simples de ser feita. Logo, você pode substituir os xaropes industriais e caseiros, de gosto mais forte, por este delicioso feito com beterraba. Ele também pode ser utilizado para tratamentos de gripes, resfriados, anemia, bronquite, além de poder ser usado como broncodilatador natural. Confira esta receita abaixo.

Receita

Ingredientes:

  • 8 beterrabas cortadas em rodelas
  • 4 folhas de hortelã-graúda
  • Algumas rodelas de cebola
  • 1 litro de água
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo.

Modo de Preparo: Leve as rodelas de beterrabas, de cebola, as folhas de hortelã e a água ao fogo. Deixe cozinhar esta mistura por cerca de 30 minutos, até que ela fique grossa e bem consistente. Desligue o fogo, misture o açúcar e depois volte a levar a mistura por alguns minutos ao fogo. Deixe ferver, e se certifique de que o xarope está bem vermelho.

Saiba quais são os benefícios do xarope de beterraba

O xarope de beterraba é rico em vitamina C, e possui propriedades depurativas e expectorantes.

Encontre um recipiente de vidro, e o ferva para que ele fique bem limpo. Depois, deixe secar naturalmente. De preferência, ele deve ser hermeticamente fechado. Depois, guarde o xarope neste recipiente.

Os adultos devem tomar 2 colheres (sopa) do xarope 3 vezes ao dia. Para crianças, use a metade dessa dose e siga as mesmas recomendações. Por conter açúcar, o xarope de beterraba não é indicado para pessoas com diabetes. Mulheres grávidas e crianças menores de 1 ano também devem evitar a receita caseira. Se a tosse persistir, procure um médico.

Benefícios

A tosse pode ser um incômodo para muitas pessoas, impedindo-as de dormir, realizar atividades rotineiras e ocasionando até mesmo dor no peito. Estas crises de tosse são mais comuns no outono e inverno, quando há uma mudança brusca no clima. É comum que os indivíduos busquem xaropes, industrializados ou não, para tratarem as tosse, pois esta é uma solução muito eficaz. Porém, estes xaropes industrializados e químicos deixam toxinas no organismo, podendo até mesmo afetar o bom funcionamento do fígado.

Logo, é mais indicado que se consumam os xaropes caseiros, com ingredientes frascos. A maioria dos xaropes possuem gosto e cheiro forte, devido ao alho, cebola, gengibre, etc. Entretanto, este xarope cuja a receita preparamos é mais leve. A quantidade de cebola colocada deve ser de sua preferência, de acordo com seu gosto.

A beterraba, o principal ingrediente do nosso xarope, é uma raiz que possui um gosto adocicado e delicioso. Ela é uma planta depurativa, que fortalece o coração, o fígado, a vesícula biliar e as glândulas endócrinas. Ademais, combate a anemia, a diabetes, a obesidade e também atua na prevenção de tumores. Além disso, esta raiz possui grande quantidade de vitamina C, que atua no nosso corpo fortalecendo o sistema imunológico.

Também possui as antocianinas que potencializam as vitaminas, realizando a depuração do organismo, eliminando toxinas, resíduos, vírus e bactérias. Assim, as propriedades calmantes e anestésicas ajudam na limpeza das vias respiratórias, tornando-as mais limpas. Desta forma, estas propriedades da beterraba conseguem amenizar e até mesmo acabar com as tosses.

Está receita que mostramos é apenas uma das possíveis se fazer com a beterraba. Caso queira, pode-se preparar um xarope mais simples, utilizando apenas água, beterraba e açúcar mascavo. Também é possível acrescentar outros ingredientes, como o gengibre, salsa, alho, mel, etc. A receita mais prática que pode-se fazer é colocar algumas rodelas de água com açúcar em um recipiente por um dia. Depois, basta recolher o caldo que for formado.

 

Receitas e Naturais em seu email