Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Flor de Mamão para Verminose

É comum que tenhamos que tomar remédio para verme pelo menos uma vez ao ano, para limpar o nosso organismo. Porém, muitas pessoas acabam achando esta prática desnecessária e a despreza, o que pode ocasionar diversos problemas. Os vermes são encontrados em diversos locais, até mesmo em comidas. Eles se instalam no organismo, e parasitam, causando diversos sintomas.

Tonturas, diarreias, ânsia de vômitos, dentre outros sintomas, são recorrentes em verminoses. Para acabar com estes incômodos, podemos optar por remédios ou então, métodos mais alternativos, como chás e xaropes. Estes métodos alternativos, como o chá de flor de mamão, propõe diversos benefícios, além da eliminação dos vermes. Conheça abaixo a receita do chá.

Chá de Flor de Mamão

Ingredientes: 

  • 1 litro de água
  • 20 flores de mamão macho
  • 200 g de açúcar mascavo

Modo de Preparo: Ferva a água, juntamente com o açúcar, por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, acrescente as flores de mamão e deixe no fogo por mais 2 minutos. Desligue e deixe a mistura descansar por meia hora. Depois, é preciso coar o chá e guardá-lo em um recipiente de vidro com tampa. O armazenamento deve ser feito na parte mais baixa da geladeira.

Para pessoas adultas, a dose recomendada é de 2 colheres de sopa pela manhã e a mesma quantidade à noite, antes de dormir. Os mesmos horários valem para as crianças, mas a dose equivale a 2 colheres de sobremesa.

As flores de mamão melhoram o sistema digestivo e ajuda na eliminação de vermes.

As flores de mamão ajudam na eliminação de vermes.

Benefícios do Chá

As verminoses são doenças causadas pela presença de parasitas em nosso organismo. Entre elas, as mais conhecidas são a ascaridíase, teníase, oxiuríase, tricuríase e ancilostomíase. De um modo geral, essas doenças tem como fonte principal a falta de hábitos de higiene. A transmissão se dá por alimentos e água contaminados, carne crua, mãos sujas e outros.

Por isso, uma das formas mais fáceis de se combater as verminoses é adotando hábitos de limpeza, como lavar as mãos com frequência, principalmente após usar o banheiro, usando água e sabão, não manipular alimentos sem antes lavar as mãos, higienizar frutas e verduras antes de consumi-las e não tomar água que não tenha sido filtrada ou fervida.

Os sintomas das verminoses de um modo geral são: cólicas e dores abdominais, enjoos, falta de apetite, fraqueza, indisposição, vômito, perda de peso, tonturas e diarreia. Ao aparecer um ou mais desses sintomas, o ideal é procurar um médico para que se faça o diagnóstico correto da doença e um tratamento adequado.
O chá que ensinamos a seguir é indicado para o tratamento da ascaridíase, também conhecida como lombriga ou bicha. O medicamento pode ser usado em crianças e adultos.

A Carica papaya é uma planta que produz o mamão, um fruto delicioso e muito popular no Brasil. Este fruto é nativo do sul do México e Caribe, mas na atualidade o mamão está presente em todas as áreas tropicais e subtropicais. Os benefícios apenas do mamão já são muito populares, como o estímulo ao bom funcionamento do intestino. As folhas do mamão também podem tratar problemas digestivos e urinários. Porém, muitos não sabem que as flores do Carica papaya também possui diversas propriedades medicinais.

As flores de mamão possuem carboidratos, proteínas, gorduras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B1 e vitamina C. Assim, apesar do sabor amargo das flores, elas são muito nutrientes. Elas proporcionam um melhor funcionamento do sistema digestivo, o que promove a eliminação dos vermes intestinais, além de aumentar o apetite.

Os chás de flores de mamão possuem diversos antioxidantes, que eliminam os radicais livres do nosso corpo. O consumo diário do chá também normaliza a pressão arterial daqueles que possuem pressão alta, regulando a circulação do corpo, baixa os níveis de insulina do corpo, auxiliam na perca de peso e diminui o colesterol.

Como dito, as flores de mamão possuem um gosto amargo. Assim, é indicado que as pessoas não consumam o chá sem açúcar, e caso as flores forem consumidas in natura, deve-se passar por um processamento. Este processamento leva ovos cozidos, pimenta, cebola, alho e tamarindo, o que ameniza os sabor desagradável das flores.

Receitas e Naturais em seu email