Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Temperar Com Vinagre

O vinagre é um produto natural obtido por meio da fermentação de diversos ingredientes distintos. Seu sabor tende para o ácido, dependendo de como foi preparado. Algumas opções tem sabor mais forte e outras são bem suaves. Ou seja, tem vinagre para todo gosto ou para todos os pratos.

De um modo geral, o vinagre tem várias utilidades para além da gastronomia. Ele serve até mesmo para fazer limpezas em casa, tirar manchas, mas o uso mais comum ainda é na culinária.

Abaixo, veja as dicas de como usar diversos tipos de vinagre para temperar peixes, carnes, saladas e legumes.

Tipos de Vinagre e seu uso

Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã, como você já deve estar imaginando, é feito a partir da fruta, com a fermentação da maçã. Ele é menos ácido que outros tipos de vinagre e, por isso, tem uso bem variado na culinária. Estamos bem acostumados com ele.

Além de poder ser usado como tempero de saladas, ele também vai bem em conservas e pratos com sabor agridoce. Os molhos preparados com o vinagre de maçã podem acentuar o sabor de certos tipos de carne. Um detalhe importante é que ele é muito benéfico para a saúde.

Saiba como usar os diferentes tipos de azeite.

Saiba como usar os diferentes tipos de vinagre.

Vinagre Balsâmico

Também chamado de aceto balsâmico, é produzido a partir de uvas cultivadas exclusivamente na Itália. Os produtos autênticos, que merecem carregar este nome, ficam pelo menos 10 anos fermentando em barris de madeira para que se chegue ao sabor e consistência adequados do vinagre balsâmico.

Por ter um gosto mais forte, o vinagre balsâmico pode ser usado para preparar molhos de saladas e legumes. Outra ótima opção é a redução do vinagre que pode ser usado em molhos e fundos.

Vinagre de Vinho

O vinagre de vinho pode ter sua origem no vinho tinto ou branco, havendo alguma diferença no sabor deles. Junto ao vinagre de maçã, esse é produto é o mais popular aqui no Brasil e pode ser encontrado facilmente nos supermercados.

No preparo de peixes, o vinagre de vinho branco é responsável por dar um sabor mais ácido e pode substituir o uso do limão para temperar. Por ter um sabor mais forte, o vinagre de vinho tinto é melhor para o preparo de carnes vermelhas e saladas.

Vinagre de Arroz

O vinagre de arroz tem origem japonesa, sendo mais comum na culinária oriental. A versão feita na China é mais marcante e ácida do que a versão japonesa.

Por ser obtido a partir da fermentação do arroz, o sabor dele é bem mais suave e até mesmo um pouco adocicado. Ele é normalmente misturado ao arroz cozido para fazer sushi e outras iguarias japonesas. Também costuma servir como ácido nos pratos orientais agridoce. Pode ser comprado em lojas especializadas em produtos orientais.

Vinagre de Álcool

Por fim, o vinagre de álcool que também é bem comum aqui no Brasil. Ele tem um alto de teor de álcool e, por isso, seu sabor é muito forte.

Na culinária, o produto deve ser usado com muito bom senso. Ele vai muito bem em conservas, porque combina álcool e o ácido dos vinagres. Como tempero pode ser forte demais para ser utilizado sem alguma experiência.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email