Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Sucos, Vitaminas e Chás Para Reduzirem os Sintomas da Menopausa

É inevitável, toda mulher que ainda não passou pela menopausa um dia chegará lá. Esse momento complicado, caracterizado pelo fim do período reprodutivo, pode ocasionar vários tipos de sintoma. Algumas mulheres sentem a passagem de forma mais  branda, outras sofrem mais. Tudo vai depender do organismo de cada uma delas. Geralmente, os sintomas são ondas de calor, suor a noite, insônia, depressão, irritabilidade, perda da libido, dentre outros.

Os médicos, conforme o caso, podem indicar a reposição hormonal, como forma de controlar esses sintomas. No entanto, o uso da medicação é controverso. Ou seja, tem tanto opiniões negativas quanto positivas. A questão é que a adição de hormônios no corpo sempre apresenta alguns malefícios. As receitas que iremos apresentar são soluções mais naturais para quem está na menopausa. Eles podem amenizar os sintomas da menopausa e beneficiar a saúde das mulheres.

Receitas

Suco de Laranja, Maçã e Soja

Ingredientes:

  • Suco de 1 laranja
  • 1 maçã sem sementes
  • 1 xícara (chá) de extrato de soja

Modo de preparo: Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar em seguida. Não existe uma indicação específica, mas o suco pode ser consumido diariamente. Você também pode acrescentar a soja e a linhaça em outras refeições do dia, para potencializar o efeito e alcançar melhores resultados.

Vitamina de Mamão com Linhaça

Ingredientes: 

  • 300 ml de iogurte de soja
  • 1/2 mamão papaia
  • 1 colher de sopa de linhaça

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Caso queira, pode-se adicionar gelo, açúcar ou mel. Está vitamina pode ser tomada de manhã.

Grãos de soja

A soja é um ingrediente que pode ser utilizada, pois possui a isoflavina.

Chá de Erva-de-são-cristóvão e Hipericão

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de Erva-de-são-cristóvão seca
  • 1 colher de sopa de Hiepricão seco
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Ferva a água. Coloque as ervas em um recipiente de vidro e jogue a água por cima. Deixe em repouso por cerca de 5 minutos. Depois, coe e beba diariamente.

Chá de Trevo-dos-prados

Ingredientes: 

  • 2 colheres de flores secas de Trevo-dos-prados
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Ferva a água e acrescente as flores. Depois, coe e deixe amornar. Este chá pode ser tomado diariamente.

Suco de Couve e Maçã

Ingredientes:

  • 2 maçãs
  • 2 folhas de Couve
  • 1/2 limão
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Limpe as maçãs, retirando a parte central, e as folhas de Couve, retirando o talo. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador. Este suco pode ficar azedo ou amargo, e por isso pode-se adicionar açúcar ou mel. Coe o suco, e depois o tome todos os dias.

Benefícios e Outros Tratamentos

A menopausa é um período em que acontece a diminuição de produção de hormônios femininos,  consequentemente ocorre o término da fertilidade das mulheres. Esta etapa da vida pode passar sem que aconteçam quaisquer sintomas. Porém, a maioria das mulheres experienciam sintomas. Os mais comuns são excesso de calor, alterações menstruais, redução da libido, perda da firmeza da pele, problemas para dormir, sudorese noturna, dores de cabeça, pele seca, etc.

Estes sintomas podem atrapalhar diversas atividades do dia-a-dia, devido ao incômodo constante. Por isso pode-se utilizar os tratamentos alternativos, naturais, para ameniza-los. Isso é preferível do que usar a reposição de hormônios, interrompendo um processo natural do nosso corpo.

As isoflavonas, substâncias presentes na soja, são benéficas para as mulheres na fase da menopausa pois elas diminuem a sensação de calor. Além disso, a isoflavona pode amenizar outros sintomas, pois ela tem ação semelhante a do estrogênio. Além disso, como a diminuição do estrogênio leva à queda dos níveis de cálcio, é importante consumir produtos derivados do leite, como queijos e iogurtes.

As ervas acima citadas também são benéficas por apresentarem propriedades que diminuem os calores, dentre outros sintomas. A camomila também pode ser usada, pois esta erva é calmante.

Receitas e Naturais em seu email