Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Suco Antioxidante de Acerola, Melancia e Morango

Os sucos são opções saborosas e também nutritivas, e, se ingeridos com frequência, servem para manter o organismo saudável. Eles são inseridos não só em dietas restritivas, mas também em reeducação alimentares. Os sucos antioxidantes são importantes para a prevenção de doenças cardíacas, cânceres, infecções e outros males que acometem o sistema imunológico.

Existem diversas receitas de sucos antioxidantes, mas todos se caracterizam por combater os radicais livres. São utilizadas principalmente frutas que possuem grande quantidade de vitamina C, o que estimula a imunidade. Frutas que possuem polifenóis e bioflavonoides também são indicadas, assim como algumas raízes, tendo como exemplo o gengibre. O nosso suco de hoje leva morango, melancia e acerola. Confira a receita abaixo.

Receita de Suco Antioxidante

Ingredientes:

  • 200ml de suco de acerola;
  • 1 xícara que chá de morangos;
  • 1 xícara de chá de melancia;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de Preparo: Primeiramente, lave bem todas as frutas e pique os morangos e a melancia. Em seguida, bata a polpa de acerola no liquidificador até que ela se dissolva. Depois, acrescente os demais ingredientes e bata mais um pouco. Tome o suco em seguida, para aproveitar o máximo de seus nutrientes.

Os sucos antioxidantes são benéficos para o corpo.

O suco antioxidante combate os radicais livres.

Benefícios

Apesar de muitas pessoas falarem sobre, muitos não compreendem o que são os radicais livres, e porque são tão maléficos ao nosso organismo. Bom, eles são moléculas ou átomos instáveis, com um número ímpar de elétrons. Para se tornarem estáveis, precisam reagir com outras moléculas e “roubar” um elétron.

Os radicais livres são produzidos pelas células do nosso corpo, durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso organismo, durante este processo de captura de elétron. Para reparar 99% dos danos causados pela oxidação, possuímos enzimas protetoras.

Porém, os radicais livres não são ocasionados somente por fatores internos. Os externos também influenciam muito nesta questão, favorecendo ou não o aparecimento dos radicais livres. Dentre estes fatores estão a poluição ambiental, raio-X e radiação ultravioleta, radiação eletromagnética, cigarro, álcool, resíduos de pesticidas, substâncias presentes em alimentos e bebidas, como aditivos químicos, conservantes e hormônios, estresse, consumo de gorduras saturadas (frituras, etc), consumo de gordura animal.

Assim, são muitos os fatores que levam ao aparecimento dos radicais livres. Mas, podemos evita-los e também proteger o organismo da ação danosa dos radicais livres por meio dos antioxidantes. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros, como as vitaminas C, E e o beta-caroteno, são ingeridos. Por isso, uma boa alimentação é a melhor forma de combater os radicais livres de nosso organismo.

Vários alimentos tem efeito antioxidante e devem ser incluídos em nossa dieta diária. Frutas, legumes hortaliças e cereais são fontes de enzimas antioxidantes. Por isso, os sucos são uma excelente maneira de ingerir parte dessas enzimas e evitar os danos causados pelos radicais livres.

No caso das frutas adicionadas em nosso suco, elas são muito benéficas ao organismo. O morango é rico em vitaminas, como C, A, E, B5 e B6. A vitamina C fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, também possui flavonoides, um poderoso agente antioxidante.

Já a melancia, além de ser uma fruta muito deliciosa e refrescantes, também possui diversas propriedades. Cerca de 92% da composição da melancia corresponde à água, de forma que o fruto é pouco calórico. A fruta possui vitamina C, B1, B2, B3, B6, carotenoides, ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre e citrulina. Assim, a melancia fortalece nosso sistema imunológico, combate agentes oxidantes e nutre o corpo.

A acerola é uma fruta também muito conhecida por ser antioxidante, possui betacarotenos e vitaminas importantes para o nosso organismo.

Além destas frutas mencionadas acima, pode-se utilizar também pera, limão, maçã, laranja, tangerina, dentre outras. Raízes como gengibre são bem aproveitada em sucos antioxidantes também.

Receitas e Naturais em seu email