Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédios caseiros para combater Sapinho

Sapinho é o nome popular dado à Candidíase oral. Essa infecção da orofaringe é provocada pelo fungo Candida albicans e surge com frequência em crianças, pacientes com soro HIV positivo, idosos e demais pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.

Neste artigo você ficará por dentro de tudo sobre a doença de Sapinho e os melhores tratamentos caseiros para combatê-la. Boa leitura!

Doença de Sapinho – O que é

O fundo responsável pela proliferação da doença de Sapinho é considerado um microrganismo natural do ser humano. Isso significa que possuir pequenas colônias do Candida albicans vivendo em nossa pele, boca ou trato digestivo não é um problema, propriamente dito.

Uma vez que o sistema imunológico esteja fortalecimento e atuando adequadamente, nosso organismo é totalmente capaz de manter a ação deste fungo sob controle. O problema começa quando nosso sistema imunológico encontra-se prejudicado, independente do motivo.

Sem a ação adequada do sistema imunológico, as colônias de Candida albicans aumentam rapidamente, tornando-se capazes de invadir camadas cada vez mais profundas da pele e, consequentemente, provocando inflamações por todo o corpo. Quando a inflamação ocorre nos tecidos da boca, garganta, gengivas e língua, a doença é popularmente chamada de Sapinho.

Sapinho, Candidíase oral

Sapinho, Candidíase oral

Encontre a seguir os dois melhores remédios caseiros para combater o Sapinho.

Chá com as cascas de romã

Com propriedades antissépticas, a romã é capaz de auxiliar no reequilíbrio dos microrganismos habitantes da nossa boca. Por este motivo, o chá com as cascas da romã é uma das melhores alternativas naturais para o combate ao Sapinho e outras enfermidades bucais.

Veja a receita do chá de romã e prepare-o adequadamente para garantir que o Sapinho será curado mais rapidamente.

Ingredientes: Cascas de uma romã, 250ml de água e gaze

Modo de preparo: Ferva a água. Assim que a mesma estiver fervida, adicione as cascas da romã. Deixe o chá esfriar e o aplique sobre as manches do Sapinho com uma gaze limpa. Deixe o chá agir por 10 minutos e, em seguida, tome água.

Posologia: Realize este procedimento entre 3 e 4 vezes ao dia, durante uma semana.

Chá com cascas de romã para combater o Sapinho

Chá com cascas de romã para combater o Sapinho

Suco de abacaxi

Rico em vitamina C e com grande potencial para restabelecer as defesas naturais do organismo através do fortalecimento do sistema imunológico, o abacaxi está entre as frutas mais cotadas quando o assunto é o combate ao Sapinho. Por este motivo, o suco natural de abacaxi é um excelente remédio caseiro para acabar com essa doença de forma rápida e sem efeitos colaterais.

Veja a receita e aprenda como preparar um suco de abacaxi potente.

Ingredientes: 1 fatia grossa de abacaxi, 250ml de água e gelo

Modo de preparo: Utilize um liquidificador ou um mixer para bater o abacaxi e a água. Após esse procedimento, misture gelo e bata novamente.

Alternativas: Se preferir, pode-se fazer uso de água gelada e, nesse caso, dispensar o gelo. O ideal é beber o suco de abacaxi natural, ou seja, sem coar e sem açúcar. Seus efeitos são mais potentes desse modo. Entretanto, é possível coar o suco e acrescentar açúcar, apesar desse detalhe prejudicar a quantidade de vitamina que será consumida.

Posologia: Crianças devem beber uma colher de sopa desse suco a cada 30 minutos. Adultos podem beber um copo de suco a cada hora.

Suco de abacaxi para combater Sapinho

Suco de abacaxi para combater Sapinho

Dicas de tratamento

O chá com as cascas de romã e o suco natural de abacaxi são duas receitas caseiras excelente para combater o Sapinho. Entretanto, vale lembrar que a consulta médica é fundamental, principalmente no caso de crianças ou em casos em que a doença ultrapasse a duração de sete dias. Estas receitas devem servir como um tratamento complementar.

Para ajudar no tratamento, é fundamental tomar alguns cuidados:

  • Suspensão do cigarro, de bebidas alcoólicas e de quaisquer substâncias ilícitas
  • Escovar os dentes de forma adequada e regular
  • Evitar o uso de antissépticos bucais
  • Evitar consumo de comidas ou bebidas ricas em açúcares
  • Evitar consumo de massas
  • Evitar consumo de frituras
  • Dar preferência para alimentações e bebidas ricas em verduras e frutas

Quem corre maior risco de contrair Sapinho?

O Sapinho pode ser contraído por qualquer pessoa, essa é a verdade. Entretanto, diversos estudos já demonstraram que existem alguns públicos que são propensos a desenvolver a doença.

Algumas pessoas acreditam que Sapinho é uma doença que ocorre apenas com crianças, mas isso não é verdade. Estando associada com redução na efetividade do sistema imunológico, as crianças pequenas fazem parte dos grupos de pessoas mais propensas a contraírem a doença, uma vez que ainda estão desenvolvendo suas defesas.

Veja a lista completa daqueles que têm maior probabilidade de desenvolver Sapinho.

  • Crianças com um ano ou menos
  • Idosos
  • Gestantes
  • Pessoas que fazem uso de dentaduras
  • Pessoas com uso prolongado de corticosteroides
  • Pessoas que fazem uso de drogas imunossupressoras
  • Pacientes com Diabetes mellitus mal controlada
  • Pessoas que fizeram uso recente de antibióticos
  • Pacientes que estão sob tratamento de quimioterapia ou radioterapia
  • Pacientes que passaram recentemente ou estão em internação hospitalar
  • Pessoas com desnutrição
  • Pessoas que fazem uso de drogas pesadas, como cocaína, heroína e crack
  • Pessoas que consomem regularmente bebidas alcoólicas
  • Pacientes com diagnóstico de HIV positivo
  • Pessoas que fumam regularmente

O que achou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email