Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais São os Benefícios do Guaraná em Pó? Veja Receitas

Plantas brasileiras, como o guaraná, preservam propriedades importantes. A fruta amazônica, que se assemelha a um olho, talvez seja mais conhecida na produção do refrigerante de mesmo nome. Porém, o pó de guaraná e outros produtos feitos a partir da planta podem ser usados como um estimulantes naturais, aumentando a concentração para estudar, estimulando a perda de peso, controlar o colesterol e triglicerídeos.

O segredo do guaraná está no alto teor de cafeína. Essa substância, também encontrada no café, tem efeito energético, aumentando a disposição e a sensação de bem estar. Por isso, o pó de guaraná pode ser usado para combater o cansaço, dentre outras questões, como mencionado acima.

Porém, para usar o guaraná, é preciso conhecer as receitas corretas. Confira-as abaixo e ainda entenda mais sobre os benefícios desta planta.

Quais são os benefícios do pó de guaraná?

Estudos mostram que o pó de guaraná estimular a liberação de duas substâncias essenciais para o sistema nervoso: a dopamina e adrenalina. Assim, o remédio natural reduz a fadiga de forma eficaz, além de deixar o indivíduo mais bem disposto. Por conter antioxidantes, o pó também impede o envelhecimento celular precoce e previne alguns tipos de câncer.

Para quem quer emagrecer, o pó de guaraná traz benefícios porque é um termogênico. Isso significa que o consumo do pó de guaraná eleva a temperatura natural do organismo, obrigando o metabolismo a trabalhar mais para baixá-la e o acelerando. Isto deve-se às substâncias cafeína e antioxidantes, presentes no pó. Assim, o corpo consome mais energia, ou seja, gasta mais calorias ao longo do dia para realizar suas funções, o que ajuda na perda de peso.

Ainda, o pó de guaraná também ajuda a controlar o colesterol e o triglicerídeos, pois possui os flavonoides e saponinas. Estas substâncias possuem poder antioxidante e ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. Estudos demonstram que também há benefícios no que se tange aos triglicerídeos. E, por conter muita pectina, uma fibra que estimula a eliminação de gordura nas fezes, o pó de guaraná também ajuda reduzir o colesterol.

O guaraná em pó também possui um efeito broncoprotetor, pois dilata os vasos sanguíneos e promove o relaxamento dos brônquios. Assim, o pó pode ser usado para tratar doenças respiratórias, como a asma. Ademais, o guaraná pode ser muito benéfico para os indivíduos que possuem diabetes, pela presença da pectina.

O efeito estimulante, no entanto, pode fazer mal. Em excesso, o pó de guaraná causa agitação, insônia e taquicardia. Pessoas hipertensas devem evitar o uso do produto, assim como quem tem problemas cardíacos ou hipertireoidismo. A recomendação diária é de, no máximo, 2 colheres (sopa). O pó pode ser usado no preparo das receitas que ensinamos abaixo.

Guaraná

O fruto do guaraná se assemelha a um olho

Receitas

Suco Energético

Ingredientes:

  • 1 pera
  • 1 fatia de abacaxi
  • 1 copo de leite de soja
  • 1 colher (sopa) de farinha de aveia
  • 1 colher (café) de guaraná em pó
  • 1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, e tome em seguida. Se quiser, acrescente um pouco de gelo.

Vitamina de Guaraná

Ingredientes:

  • 80 ml de xarope de guaraná
  • 2 colheres (sopa) de amendoim torrado
  • 1 colher (sopa) de castanhas
  • 1 colher (café) de pó de guaraná
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 1 pitada de canela em pó
  • 2 copos de gelo

Modo de preparo: Primeiro, bata o xarope de guaraná, o amendoim, a castanha, o guaraná em pó e o leite em pó até obter uma pasta. Depois, junte o gelo e bata novamente até que a mistura ganhe a consistência de uma vitamina. Se quiser, coloque um pouquinho de água para ajudar a bater. Polvilhe a canela antes de tomar.

Vitamina Antioxidante com Açaí

Ingredientes: 

  • Açaí em creme
  • Guaraná em pó
  • Leite em pó

Modo de preparo: Esta receita é muito fácil de ser preparada. Bata o açaí em creme  e o guaraná em pó com um mixer ou liquidificador. Depois, para finalizar, polvilhe o leite em pó por cima.

 

Receitas e Naturais em seu email