Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamentos Caseiros para Dor de Ouvido

A otite, também conhecida como dor de ouvido, é uma inflamação em alguma das partes do aparelho auditivo, podendo ser externa, média ou interna. Geralmente, sua aparição está relacionada com outros problemas, como infecções do trato respiratório, predisposição genética, mudanças climáticas, entre outros fatores.

É preciso lembrar que as dores de ouvido nem sempre estão relacionadas à inflamação. Por isso, um médico deve ser consultado para que o problema seja identificado e tratado da maneira correta. Os principais sintomas da otite são as dores e zumbidos no ouvido. Essas dores podem ser agravar com o desenvolvimento da inflamação, ficando bastante aguda. A otite também pode ocasionar corrimentos no ouvido, conhecidos como otorreia.

Alguns cuidados podem ser tomados para que se evite as inflamações. É muito importante não utilizar objetos para limpar a parte interna do ouvido, como cotonetes, palitos, grampos, ou quaisquer outros. Impedir a entrada de água ou outros líquidos no orifício auricular também é essencial, pois a umidade pode favorecer o aparecimento de microrganismos causadores de doenças. Para reduzir as dores no ouvido, podem ser utilizado um pasta de folhas, chás, dentre outros tratamentos. As duas receitas serão apresentadas a seguir, confira.

Remédios Caseiros para Otite

Sumo de Ervas

Ingredientes: 

  • 100 g de folhas de Tanchagem ou 100 g de folhas de Manjerona ou 100 g de folhas de Arruda.
  • Óleo essencial.

Modo de preparo: Pegue algumas folhas tanchagem, manjerona ou arruda e esmague até obter um sumo verde. É importante destacar que apenas uma dessas ervas deve ser utilizada. Depois, pingue cerca de quatro gotas de óleo essencial neste sumo, misturando logo em seguida.

Umedeça uma pedacinho de algodão com o sumo extraído da planta e aplique na entrada do ouvido, deixando ali durante algumas horas. Faça isso enquanto as dores durarem.

Algodão embebido

Sempre quando for realizado um tratamento para otite, deve ser utilizado uma algodão embebido.

Chá para Dor de Ouvido

Ingredientes:

Modo de preparo: Ferva a água, e depois coloque-a em um recipiente de vidro, junto às ervas. Deixe em repouso por cerca de 5 minutos. Coe e beba o chá de 2 a 3 vezes por dia, enquanto durar a dor de ouvido.

Chá de Verbasco e Camomila

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de Camomila
  • 1 colher de sopa de Verbasco
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Ferva a água, e a coloque em um recipiente de vidro, junto às ervas. Embeba um algodão com o chá, após coar, e coloque no ouvido, por cerca de meia hora.

Cuidados e Benefícios

A otite é ocasionada por inflamações no aparelho auditivo, internamente ou externamente. Comumente, em inflamações internas, são utilizados medicamentos prescrevidos pelos médicos. Porém, pode-se também optar por remédios caseiros, como os que citamos acima, caso se respeite a prescrição médica.

É necessário mencionar que estas receitas caseiras devem ser usadas para tratamento interno, e que, dificilmente irão apresentar resultados relevantes em relação inflamações externas. Estas devem ser tratadas de acordo com o medicamento receitado pelo médico.

As ervas indicadas são calmantes, anti-inflamatórios, cicatrizantes e emolientes. Elas irão ajudar quando a situação não estiver muito agravada, comumente no início da inflamação. De forma alguma as ervas devem ser colocadas diretamente no ouvido, pois isso pode ocasionar infecções ou mesmo piorar o caso. Por isso, é indicado que os algodões sejam embebidos nas soluções, para que o tratamento seja feito de forma segura.

Comumente as inflamações são ocasionadas por excesso de secreção deixados por gripes ou resfriados. Por isso, é importante que sempre seja feita uma limpeza com soro fisiológico nas vias nasais, para prevenir possíveis complicações. Também é imprescindível que o indivíduo sempre se mantenha hidratado, tomando água e chás constantemente.

Muitas pessoas, devido ao conhecimento popular, preferem optar pelos tratamentos naturais. Porém, eles nem sempre são eficazes, então é necessário possuir a sensibilidade para perceber quando será necessário ir ao médico. Ademais, estas receitas não devem ser utilizadas em crianças, pois elas são muito mais sensíveis e o algodão embebido pode ocasionar mais inflamações.

Receitas e Naturais em seu email