Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédios naturais para Intestino Preso

A prisão de ventre, também conhecida como constipação do intestino ou intestino preso, está entre os problemas gastrointestinais mais comuns da atualidade. Essa condição de saúde é incomoda e costuma atrapalhar toda a rotina daqueles que sofrem com esse mal.

Infelizmente, o consumo de medicamentos farmacológicos e hiper industrializados é alto entre pacientes que sofrem com prisão de ventre. Entretanto, é possível regular o trabalho gastrointestinal de digestão de forma natural, com a inclusão de chás e sucos que não causam efeitos colaterais tão severos quanto os medicamentos farmacêuticos.

Neste artigo você encontrará três opções naturais para resolver seu problema de constipação intestinal. Boa leitura!

Intestino preso, constipação intestinal e prisão de ventre

O intestino preso é uma condição de saúde também conhecida como constipação intestinal ou prisão de ventre. As pesquisas demonstram que esse problema está comumente associado ao consumo insuficiente de fibras.

A tendência cada vez mais forte de substituir alimentos naturais por produtos industrializados nas refeições mostra-se como um dos fatores mais importantes no aumento exponencial de pessoas com problemas de intestino preso na atualidade. Isso porque a maior parte dos alimentos industrializados são super processados, o que significa que alguns nutrientes importantes são deixados de fora durante sua produção, como as fibras.

Em outras palavras, o principal causador do aumento de pessoas com prisão de ventre é a mudança drástica na rotina e nos hábitos alimentares. Quanto mais fast foods e alimentos super processados são consumidos, maior a probabilidade das pessoas sofrerem não apenas com constipação intestinal, mas com diversos outros problemas de saúde que podem estar associados com a insuficiência de fibras, vitaminas ou outros nutrientes essenciais à saúde humana.

Veja aqui três dicas naturais e simples para auxiliar na regulação do seu intestino, para você não precisar recorrer aos medicamentos farmacológicos.

Chá de cáscara sagrada

Como prevenir a prisão de ventre?

Como prevenir a prisão de ventre?

A cáscara sagrada é uma planta medicinal amplamente utilizada para resolver problemas de intestino preso, pois possui propriedades laxantes importantes.

Para preparar o chá de cáscara sagrada, siga as seguintes instruções.

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa do pó da casca de cáscara sagrada
  • 1 garrafa de vinho branco

Modo de preparo: Coloque o pó da casca de cáscara sagrada para macerar no vinho branco durante dez dias. Macerar é um processo que podemos chamar de ‘por de molho’. Esse procedimento com o objetivo de extrair o sabor e deixar mais macio, um alimento, por exemplo. Após esses dez dias, coe a mistura.

Como consumir: Beba um cálice desse chá todas as noites, até que seu intestino funcione regularmente.

É importante salientar que o consumo excessivo de cáscara sagrada pode afetar as terminações nervosas do intestino. Por esse motivo, é recomendado que o chá seja consumido apenas até que seu efeito seja alcançado. Assim que seu intestino estiver regulado, interrompa o consumo do chá de cáscara sagrada.

Chá morno ao acordar

Chá morno ao acordar

Chá morno ao acordar

Para aqueles que não desejam consumir um chá com efeito laxante, como a cáscara sagrada, é possível preparar e consumir chás mais suaves.

O consumo de chá de camomila ou alfazema quente no turno da manhã, preferencialmente logo ao levantar, é uma alternativa interessante e efetiva para resolver problemas de prisão de ventre.

Diferente do caso da cáscara sagrada, que auxilia na regulação do intestino por seus efeitos laxantes, essa alternativa mais suave trará efeitos para a resolução da constipação intestinal devido a temperatura do chá e pela regularidade do estímulo.

Sendo assim, é importante repetir o consumo do chá todas as manhãs, preferencialmente no mesmo horário.

Veja aqui como preparar um chá de alfazema ou camomila corretamente.

Ingredientes:

  • 2 colheres de camomila ou alfazema seca
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Leve a água ao fogo e deixe a mesma ferver. Assim que a água chegue no ponto de fervura, desligue o fogo, adicione o chá de sua preferência e tampe o recipiente. Deixe a infusão por dez minutos. Após esse período, coe a mistura.

Como consumir: Beba uma xícara de chá com temperatura morna ou quente todas as manhãs, preferencialmente no mesmo horário. Se desejar, é possível repetir o ritual à noite, antes de dormir.

O resultado dessa dica pode levar mais tempo para surtir efeito, uma vez que o intestino terá como único estímulo a regularidade do ritual e a temperatura do chá. É possível, entretanto, aliar o chá desse chá com o chá de cáscara sagrada ou com outras alternativas naturais de resolução, como o suco de laranja e mamão, que será explicado a seguir.

Suco de laranja e mamão

Suco de laranja e mamão

Suco de laranja e mamão

Para aqueles que não são fãs dos chás, ou que desejam aliar o consumo de chá com outra alternativa natural, uma opção excelente para ver seu intestino funcionando regularmente sem necessidade de incluir medicamentos na sua rotina é o consumo de suco natural de laranja e mamão.

Tendo vista que a prisão de ventre é causada, normalmente, pela insuficiência de fibras na alimentação, uma alternativa adequada para resolver esse problema tão chato é incluir as fibras de formas saborosas no seu dia a dia. A laranja e o mamão estão entre as frutas mais ricas em frutas, além da sua mistura ser agradável ao paladar brasileiro.

O ideal é que o suco seja natural, ou seja, sem inclusão de nenhum outro ingrediente além do próprio suco das frutas. Não é necessário adoçar ou incluir água no suco.

Veja como fazer um suco de laranja e mamão corretamente.

Ingredientes:

  • 2 laranjas grandes
  • Meio mamão papaia pequeno

Modo de preparo: Descasque as frutas e coloque elas no liquidificador. Bata as duas frutas até que você perceba que todo o suco das frutas saiu. Se for necessário, inclua o mínimo possível de água para auxiliar o liquidificador no processo. Para aumentar a quantidade de fibras consumidas, não é necessário coar todo o suco, apenas separe as sementes antes de beber.

Como consumir: Beba o suco de laranja e mamão sem açúcar, sem adoçante e sem mel. Se possível, beba o suco sem água, ingerindo apenas o suco das frutas e as fibras da laranja e do mamão (por isso, não é necessário coar). O ideal é ter um horário fixo para beber o suco, com isso, seu intestino começará a receber esse estímulo de forma regular. Escolha um horário, e beba o suco sempre no mesmo horário, por exemplo: durante o café da manhã, durante o almoço, ou antes de deitar para dormir.

Como prevenir a prisão de ventre?

O intestino precisa de três elementos para funcionar perfeitamente:

  • Consumo regular de água
  • Consumo suficiente de fibras
  • Prática de atividade física moderada

Para que seu intestino funcione de forma perfeita, é necessário que os três elementos sejam atendidos.

Mas… Por que esse cuidado é necessário? Porque as fibras vão auxiliar seu organismo na formação do bolo fecal. Posteriormente, a água consumida e as atividades físicas serão responsáveis pela estimulação da atividade muscular do seu intestino. Ou seja, é um trabalho conjunto onde cada elemento tem o seu papel.

Alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras

Veja aqui uma pequena lista com alguns alimentos simples e de acesso fácil no Brasil que são ricos em fibras e, com isso, auxiliarão seu intestino para a digestão correta.

  • Mamão
  • Tamarindo
  • Laranja
  • Ameixa
  • Manga
  • Folhas de modo geral
  • Arroz integral
  • Pão integral
  • Centeio
  • Aveia
  • Sementes de linhaça
  • Farelo de aveia
  • Trigo

O que achou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua opinião.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email