Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédios para Herpes Labial

Quando o assunto é saúde bucal, a primeira coisa que vem à cabeça é tratamento dentário para evitar cáries mas, existem outras doenças que atingem também os lábios, a herpes labial é uma delas.

Esse problema é uma infecção na pele dos lábios causada pelo vírus Herpes Simplex e a característica que mais evidencia a herpes labial são bolhas nos lábios e ao redor da boca, isso é devido à febre causada pela manifestação do vírus.

A herpes labial tem dois estágios de evolução, o primeiro é quando o vírus se instala nos lábios ou mucosa bucal e começa a se reproduzir, o que provoca as febres ; já no segundo estágio, após uma manifestação ele fica inativo, esperando outra oportunidade propícia para aparecer.

Seu contágio acontece quando são compartilhados talheres, pratos, copos, roupas de cama e banho com a pessoa infectada.

A guaçatonga auxilia no combate a herpes labial

A guaçatonga auxilia no combate da herpes labial

Mas a natureza fornece remédios naturais  e eficazes para combater essa doença.  Conheça agora as plantas medicinais para curar a herpes labial e a receita de como usar.

Guaçatonga

Seu nome científico é Casearia sylvestris, conhecida popularmente também como eva-de-bugre, bugru-branco, café-bravo, café-do-brejo ou café-diabo. Suas propriedades são antimicrobiana, cicatrizante, diurética, antipirética, antirreumática, anestesiante, tônica, depurativa e afrodisíaca.

Você precisa de:

  • 2 colheres de sopa de guaçatonga picada
  • 1 copo de água

Como fazer e usar: Em primeiro lugar, ferva a água e adicione a guaçatonga. Deixe fervendo de 10 à 15 minutos. Após este momento, espere esfriar e passe a loção nos lábios com um algodão ou um pano limpo umedecido várias vezes ao dia. Você tem a opção de usar morno ou frio.

Contra-indicação: Grávidas não podem usar a guaçatonga pelo fato de causar contrações no útero, levando a um possível aborto espontâneo.

Extrato de própolis

O própolis é uma resina  que as abelhas retiram dos vegetais e sua propriedade é antibiótica, antibacteriana, antiviral e antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e aumenta a resistência do organismo à doenças e infecções.

Você precisa de:

  • 1 vidro de própolis que pode ser comprado em farmácias ou  lojas de produtos naturais.

Como usar: Limpe esterilize com álcool a área afetada dos lábios, também existe a opção de comprar o própolis já com o álcool, se preferir. Pingue de 2 à 3 gotas várias vezes ao dia.

Contra-indicações: O própolis não deve ser consumido por quem tem alergia à essa substância.

Salsaparrilha

Seu nome científico é Smilax aspera e  tem propriedades depurativas, diuréticas e anti-inflamatórias.

Você precisa de:

  • 3 colheres de salsaparrilha
  • 1 xícara de chá com água já fervente

Como fazer e usar: Coloque as folhas picadas na água fervente, tampe e deixe esfriar. Passe a loção nos lábios com algodão ou pano umedecido de 2 à 3 vezes ao dia.

Contra-indicações: Seu uso em excesso pode provocar náuseas e vômitos.Grávidas e crianças devem evitar seu uso.

Amora

É uma fruta muito conhecida no Brasil. Seu nome científico é Morus. Mas aqui utilizamos suas folhas que tem propriedades antioxidantes,diuréticas, antidiarreica pois atua como um regulador intestinal, antimicrobiana e cicatrizante.

Você precisa de:

  • 3 à 5 folhas secas de amoreira picada
  • 1 litro de água

Como fazer e usar: Ferva a água e adicione as folhas de amoreira, então, desligue o fogo e tampe o recipiente da fervura para descansar por 10 minutos. Passe a loção nos lábios embebido em algodão ou pano limpo.  Faça isso várias vezes ao dia.

Contra-indicações: Seu uso em excesso pode provocar diarreia. Grávidas e crianças devem evitar sua ingestão (tomar o chá).

Chá preto

Ele vem da planta com o nome científico Camellia sinensis e suas propriedades são anti-inflamatórias, antioxidantes, antidiurético e anti-viral. O chá preto alivia o desconforto, coceira e ardor que a herpes provoca.

Você precisa de:

  • 2 sachês ou  saquinhos de chá preto
  • Meio litro de água

Como fazer e usar: Coloque a água ferver, depois adicione os sachês deixando ferver por mais 5 minutos. Depois deixe esfriar e aplique a loção com algodão ou pano umedecido. Aplique algumas vezes ao dia

Contra-indicações: Não podem ingerir o chá preto pessoas com pressão alta, grávidas em período de amamentação, pessoas com anemias e pessoas que tenham prisão de ventre ou outros problemas gastrointestinais.

Flores de calêndula

A calêndula, nome científico Calendula officinalis, conhecida também por flor dos mortos, cor dourada, cor oleosa, crokis e solstício é uma flor que pode aliviar a coceira e o desconforto da herpes labial. Suas propriedades são cicatrizante, antifúngica, anti-inflamatória, analgésica, antiabortiva, adstringente e calmante.

Você precisa de:

  • 2 colheres de chá de flores secas de calêndula
  • 2 copos de água fervente

Como fazer e usar: Ferva a água e adicione as flores de calêndula e, depois da fervura, desligue o fogo e deixe descansar de 10 à 15 minutos. Umedeça um pano limpo ou algodão na loção e deixe por 10 minutos na área afetada.

Contra-indicações: Mulheres em período de gestação pois pode provocar contrações uterinas.

Bardana

Planta medicinal com o nome científico Arctium lappa e tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias.

Você precisa de:

  • 1 colher de sopa de folhas de bardana picada
  • 1 xícara de água

Como fazer e usar: Coloque a água ferver e adicione as folhas de bardana. Deixe fervendo por mais 15 minutos e espere esfriar . Aplique a loção no local afetado.

Contra-indicações: Grávidas, crianças e pessoas com diarreia.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email