Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédios para Afta

A afta, também conhecida como estomatite aftosa, é uma pequena bolha que aparece na boca, língua ou garganta. Falar, engolir e comer se torna um sofrimento, pois o local fica extremamente dolorido e sensível quando elas aparecem.

A deficiência de vitamina B12, folato, zinco e ferro favorece o aparecimento de aftas. A ingestão de glúten também tem ligação com o aparecimento de aftas. Também existem pessoas que tem uma predisposição genética para ter aftas, tanto que familiares apresentam esse problema. Um das causas de aftas também é o aparelho dentário devido ao atrito entre o aparelho a mucosa da boca.

Mordidas acidentais na língua e na boca podem causar o surgimento delas. A ansiedade e o estresse pode baixar a imunidade, provocando o surgimento das aftas. Além de vários outros fatores não totalmente conhecidos.

Louro – Bálsamo para aftas

O louro (Laurus nobilis) tem propriedades anti inflamatória, diurética, antirreumática, estimulante e expectorante.

Você vai precisar de:

  • 1 Vidro de óleo essencial de louro (você encontra em lojas de produtos naturais)
  • 10 ml de óleo mineral ou óleo de amêndoas (também encontrado em lojas de produtos naturais)

Como fazer: Misture os ingredientes e aplique a solução de 3 à 4 vezes ao dia até a melhora da lesão.

Contraindicações: A ingestão das folhas de louro pode provocar sonolência e se consumida em grande quantidade, pode prejudicar pessoas que tem sensibilidade estomacal. Deve ser evitado por grávidas e lactantes.

O louro é muito eficaz no tratamento da afta

O louro é muito eficaz no tratamento da afta

Chá de Manjericão

O manjericão (ocimum basilicum) ou também conhecido como alfavaca, tem propriedades antissépticas, anti inflamatórias e  analgésica. É eficaz para lesões na boca.

Você vai precisar de

  • 02 Colheres de chá de folhas de manjericão picadas
  • Meio litro de água fervente

Como fazer: Adicione as folhas de manjericão à água fervente, tampe o recipiente e deixe descansando por 10 minutos. Depois coloque em um recipiente com tampa e faça gargarejos  ou aplique com algodão, gaze ou pano limpo no local afetado várias vezes ao dia

Contraindicações: Devem evitar o seu uso pessoas alérgicas, grávidas, pessoas que apresentem episódios de epilepsia.

Chá de Eucalipto

O eucalipto (Eucalyptus globulus Labill) tem ação antisséptica, anti inflamatória, antimicrobiana é desinfetante, expectorante, vermífugo, aromático e descongestionante.

Você vai precisar de

  • 20 gramas de folhas de eucalipto
  • 1 litro de água

Como preparar: Misture as folhas de eucalipto com a água e deixe ferver por 2 minutos. Espere esfriar e coe. Faça vários gargarejos durante o dia.

Contraindicações: Grávidas, crianças menores de 2 anos e lactantes não podem utilizar o eucalipto.

Chá de Camomila

A camomila (Matriarca chamomilla)  tem ação inflamatória, calmante, antioxidante e cicatrizante. Alivia o desconforto provocado pela afta e a proliferação de bactérias.

Você vai precisar de

  • 1 Colher de chá de camomila picada
  • Meio litro de água fervente

Como fazer: Adicione a camomila picada na água fervente, tampe o recipiente e deixe descansando por 10 minutos. Coe e após esfriar, faça vários gargarejos durante o dia.

Contraindicações: Crianças, grávidas e pessoas alérgicas à camomila, devem evitar o seu uso.

Chá de Sálvia

A Sálvia (Sálvia officinalis) tem ação calmante e anti inflamatória.

Você vai precisar de

  • 7 Colheres de sopa de folhas de sálvia picada
  • 1 xícara de chá de água

Como fazer: Adicione as folhas de sálvia à água e coloque para ferver, desligue logo quando levantar a fervura. Tampe o recipiente e deixe descansando por alguns minutos. Coe e quando esfriar, faça gargarejos vários gargarejos por dia.

Contraindicações: Não podem fazer uso da sálvia pessoas que sofrem com epilepsia, grávidas e lactantes. A planta não pode ser utilizada por mais de 10 dias pois pode provocar intoxicação.

Chá de Tanchagem

O tanchagem (Plantago lanceolata), também conhecida como tansagem, tem ação cicatrizante, analgésica, depurativa, diurética, sedativa, antibacteriana, adstringente, diurética, digestiva, tônica e laxativa.

Você vai precisar de

  • 1 Xícara de água
  • 2 Colheres de sopa de folhas de tanchagem

Como preparar: Ferva a água e adicione as folhas de tanchagem. Tampe o recipiente e deixe descansando até ficar morna. Faça gargarejos de 2 à 3 vezes ao dia.

Contraindicações: É contra indicado para grávidas, pacientes com problemas cardíacos e grávidas em período de amamentação.

Loção de Limão

O limão (Citrus limonum) tem ação anti inflamatórias, antioxidantes, desintoxicante e cicatrizante.

Você vai precisar de

  • 1 Colher de sopa de mel
  • 1 Colher de sopa de suco de limão

Como fazer: Misture bem os ingredientes e coloque na área afetada. Passe várias vezes ao dia.

Contraindicações: Pessoas que tem alergia ao ácido cítrico, presente no limão, deve evitar seu uso.

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) tem propriedades analgésicas e antissépticas e alivia das dores provocadas pela afta em poucos minutos.

Como fazer: Pegue cravo-da-índia e masque por alguns minutos, você já sentira o alívio da dor e desconforto. Faça isso por algumas vezes ao dia.

Contraindicações: É contra indicado para gestantes, pessoas com problemas de coagulação sanguínea e crianças com gastrite ou úlcera.

Sal

O sal também pode ser utilizado para acelerar a cicatrização das aftas. Faça enxague da boca com água mona e sal de 2 à 3 vezes ao dia.

Contraindicações: Não pode ser usado para pessoas que tem pressão alta.

Receitas e Naturais em seu email