Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receita de Camomila, Amêndoas e Aloe Vera Para Alergias na Pele

As alergias são reações naturais do organismo contra agentes considerados como nocivos. Em muitos casos, a pessoa nunca teve a alergia, mas depois de tempos em contato constante com o alérgeno, desenvolve a reação. As alergias na pele são chamadas de dermatites. Elas normalmente são causadas pelo contato direto da derme com a substância alergênica. O uso de produtos de limpeza diariamente pode, por exemplo, levar a descamações e coceiras na mão ou nos braços. Outros tipos de alergias de pele bem comuns são as causadas por picadas de insetos.

Para combater as alergias comumente são utilizados os cremes ou loções para diminuir o inchaço, coceira, dentre outros sintomas. Porém, estes produtos anti-alérgicos são custosos e contêm substâncias industrializadas, e por isso os indivíduos podem optar por produzirem receitas caseiras. Abaixo iremos dar uma destas receitas, na qual se utiliza camomila, aloe vera e óleo de amêndoas. Confira.

Receita

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de óleo de amêndoas
  • 1/2 xícara de chá de camomila concentrado
  • 1 xícara de gel de aloe vera

Modo de Preparo: Para fazer a loção, prepare o chá usando 2 sachês (ou 2 colheres de sobremesa) de flores de camomila para 1 xícara (chá) de água fervente. Depois que esfriar, coe ou separe os sachês. Depois, misture com o óleo de amêndoas e o gel de aloe vera até obter uma substância homogênea. Guarde em um recipiente e leve à geladeira.

Aplique um pouco da loção fria nas mãos e esfregue uma na outra, até sentir que a loção está levemente aquecida. Depois, espalhe sobre o local onde a alergia na pele é evidente. A mistura pode ser aplicada mais de uma vez ao dia, para aliviar a coceira e a vermelhidão. Evite o contato com o sol para não formar manchas durante o processo de cicatrização.

Manchas vermelhas típicas da dermatite

Manchas vermelhas típicas da dermatite

Benefícios e outros tratamentos

Os sinais de alergia podem variar, mas quase sempre se caracterizam por avermelhamento da região, inchaço, formação de bolhas, coceira e descamações. A melhor maneira de tratar a alergia é evitando o contato com a causa da reação alérgica. Quem tem alergia a esmalta deve usar apenas esmaltes hipoalergênicos. Já se o problema for um produto de limpeza, vale a pena apostar em opções menos agressivas e naturais ao higienizar a casa. Em resumo, é preciso descobrir o que está causando a reação e “cortar o mau pela raiz”.

Uma dica para aliviar os sintomas da alergia de pele é usar esta  loção citada acima, feita com aloe vera, camomila e óleo de amêndoas. A camomila ajuda a acalmar a irritação na pele, e a aloe vera recupera os tecidos danificados e ajuda na cicatrização. Já o óleo de amêndoas realiza uma hidratação profunda. Por isso, a combinação pode atenuar os sinais da reação alérgica, lembrando que o ideal é manter a causa do problema afastada para que os sintomas não voltem.

Existem outros métodos caseiros que também podem ser muito úteis para tratamento de alergias. Por exemplo, no caso de alergias ocasionadas por picadas de insetos, pode-se lavar a área com água fria e aplicar uma pedra de gelo no local, para desinchar. Ademais, para cicatrizar rapidamente a ferida e eliminar a coceira, é recomendado aplicar uma ou duas gotas de própolis no local.

Já as alergias que ocasionam pequenas escoriações, “bolinhas” na pele, coceira e vermelhidão, podem ser causadas por depilação, contato com alérgenos, etc. Estas podem ser amenizadas lavando o local com água fria, e depois esfoliando a pele com uma mistura de fubá, aveia ou café. Após a esfoliação, aplica-se chá de camomila no local afetado, para acalmar a pele irritada e exercer uma ação anti-inflamatória. Ao final, pode-se usar um gel de arnica ou de babosa.

No caso das alergias ocasionadas por contato com animais, que podem se manifestar por meio de nariz escorrendo, tosse, espirros, escamação da pele e coceira, recomenda-se tomar um banho com água fria e depois fazer uma pasta com folhas de malva.

Receitas e Naturais em seu email