Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como curar hematomas, contusões e dores

Quando éramos crianças, sofrer contusões era algo normal, chorávamos na hora da dor e até ficávamos irritados por não poder brincar até melhorar bem. Os hematomas então, não atrapalhavam em nada, pelo contrário, eram marcas temporárias de uma infância em movimento.

A contusão é uma lesão sem corte causada por um trauma direto nos tecidos moles, provocando edema e equimose, um sangramento no tecido subcutâneo, originado pelo rompimento de vasos sanguíneos  e o hematoma é um acúmulo de sangue em um órgão ou tecido causada por traumatismo ou outras causas.

A forma do hematoma começa avermelhado ou azulado, devido à extravasão de sangue no tecido cutâneo e muda a coloração, conforme vai sarando. Existem plantas medicinais que podem auxiliar em amenizar a dor do trauma e tornar mais rápida a cura. Veja agora as dicas importantes de plantas eficazes para esses problemas e como usar cada uma.

Chá de Arnica

A arnica (Arnica montana) ou também chamada dórico-de-Alemanha e cravo-dos-alpes é uma planta que promove alívio imediato das dores por contusões e machucados; tem alto poder de cicatrização e combate hemorragias leves. Tem ação anti-inflamatória, antisséptica, é analgésica, tônica e estimulante. A arnica tem substâncias orgânicas que cura vasos sanguíneos rompidos em várias camadas da pele, situação normal com o passar da idade independente de sofrer contusões.

Você vai precisar de

  • 250 ml de água fervente
  • 1 colher de chá de flor de arnica macerada

Como fazer: Coloque as flores na água fervente, tampe o recipiente e deixe descansando por 10 minutos. Coe a infusão e aplique na região afetada com algodão ou pano limpo. Serve para machucados, arranhões e contusões.

A arnica auxilia no tratamento de hematomas, dores e contusões

A arnica auxilia no tratamento de hematomas, dores e contusões

Pomada de arnica

Você vai precisar de

  • 01 colher de chá de cera de abelha
  • 45 ml de óleo de oliva
  • 4 colheres de sopa de flores e folhas picadas de arnica

Como fazer: Coloque uma panela os ingredientes em uma panela e coloque ferver em banho maria por alguns minutos. Depois, deixe descansar um pouco para se misturarem bem. Antes de esfriar coe e coloque o líquido em um recipiente limpo e seco com tampa mantendo sempre em lugar seco, arejado e escuro. Serve para dores após contusões e hematomas.

Tintura de arnica

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de arnica
  • 100 ml de álcool 70% para não arder

Como fazer: Coloque as folhas secas num pode de vidro com tampa. Acrescente o álcool e feche o recipiente; deixe fechado de 2 à 3 semanas. Para usar misture uma gota da solução com 4 gotas de água, faça aplicação na área afetada de 3 à 4 vezes ao dia com algodão ou pano limpo. Serve para hidratar os hematomas e aliviar dor causada por pancadas.

Pode ter efeitos colaterais: Pode causar alergia na pele, dermatite vesicular (uma pequena bolha com líquido que se rompe, escorrendo sob a pele). A ingestão da arnica em forma de chá pode provocar problemas digestivos, alucinações, arritmia, fraqueza muscular, vertigens, colapso, vômito e náusea e em casos extremos, até morte.

Contraindicações: Não dever ser usada durante a gravidez pois tem ação abortiva, durante período de amamentação, pessoas com problemas de fígado e crianças com menos de 3 anos.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem ação anti-inflamatória, depurativa,alivia dores e cura feridas.

Como usar: Pegue um algodão, gaze ou pano limpo, molhe com o vinagre de maça e passe na área do hematoma com uma rápida massagem. Faça isso várias vezes ao dia, isso vai estimular a circulação da pele para diluir o sangue concentrado ali.

Chá de Erva-de-São-João

A Erva-de-São-João (Hypericum perforatum) tem ação anti-inflamatória, cicatrizante e tem ação vasoconstritora.

Você vai precisar de:

  • 2 Colheres de sopa de Erva-de-São-João
  • 1 Litro de água

Como fazer: Coloque a água em uma panela ou leiteira e acrescente a Erva-de-São-João. Quando iniciar a fervura, desligue. Tampe o recipiente e deixe descansando por 10 minutos. Coe a infusão e já pode tomar.

Contraindicações: O chá de Erva-de-São-João não pode ser tomado por longo tempo e grandes doses consumidas são prejudiciais. Os efeitos colaterais são dor de cabeça, dificuldade para dormir, inquietação, irritabilidade, ansiedade, irritação na pele, formigamento e diarreia. Causa infertilidade e agrava os casos de quem tem Mal de Alzheimer e esquizofrenia.

Batata

A batata (Solanum tuberosum) tem vários benefícios, inclusive pode ser usada para inchaços e hematomas.

Como usar: Corte rodelas de batata e coloque em cima do hematoma deixe por alguns minutos, pressionando levemente. Faça isso várias vezes ao dia.

Óleo de Calêndula

A calêndula (Calendula oficcinalis) em ação analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, calmante, adstringente, antiabortiva e antiespasmódica. Alivia dores de contusões e reduz hematomas

Você vai precisar de:

  • Uma pequena quantidade de azeite pode ser de oliva
  • Flores secas de calêndula

Como fazer: Coloque o azeite a as flores de calêndula em um panela, coloque ferver em banho maria. Deixe no fogo baixo de 2 à 3 horas. Quando o óleo ficar na cor escura, desligue o fogo, espere esfriar, coe e passe na região afetada com algodão, gaze ou pano limpo.

Receitas e Naturais em seu email