Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Curar Aftas na Boca

Nosso sistema imunológico tem a função de proteger nosso organismo dos ataques de vírus, micróbios e bactérias. Quando a imunidade está baixa, a afta surge. A afta também pode surgir devido a traumas no revestimento interno da boca como mordidas acidentais, lesões ao escovar os dentes, dentadura mal ajustada, algum dente afiado e procedimentos bucais.

Outras causas são fatores genéticos, estresse e ansiedade, má qualidade do sono, tabagismo, deficiências de vitaminas e minerais tais como: zinco, ferro, vitaminas B6, B9 e B12, vitamina C e ácido fólico. Também pode aparecer na fase da puberdade, menopausa, gravidez, na TPM e durante o ciclo menstrual.

Os alimentos  cítricos também podem causar aftas, são eles: abacaxi, laranja, morango, limão, alimentos picantes e condimentados, salgados, muito duros alimentos quentes, chocolate e refrigerantes. Problemas gastrointestinais, infecçõe, alergias e alguns medicamentos.

Mais uma vez, vamos com uma receitinha simples para curar as aftas na boca quando as mesmas aparecem e incomodam bastante. É claro, já demos outras receitas aqui e aqui, mas nunca é demais reforçar. Sobretudo por ser algo que afeta tantas pessoas.

Você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de suco de limão
  • Um colher de sopa de mel

Modo de Preparo:

Misture bem o suco do limão com o mel.

Posologia

Coloque um pouco da mistura sobre a língua e espalhe pela boca. Faça isso cerca de quatro vezes ao dia.

Outras receitas

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina que tem um poder antisséptico natural que combate infecções e impede contaminação de micróbios. Seu pH neutralizam os ácidos que causam a afta e matam bactérias que estão piorando o problema.

  • 01 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • meia xícara de chá de água morna

Como fazer

Faça bochechos com essa mistura até a afta desaparecer. Finalize sempre lavando a boca com água fresca.

Água e sal

Por uma mistura antisséptica, a água e o sal ajudam no processo de eliminação e cicatrização da afta.

  • 01 colher de chá de sal diluído em água
  • meio copo de água morna.

Como fazer

Faça bochechos e depois enxague com água fresca.

Mel

O mel é excelente para o tratamento de aftas, pois tem efeito, antimicrobiano, antisséptico e curativo. Ele hidrata a boca, elimina a afta e auxilia no processo de cicatrização. Basta somente colocar uma pequena quantidade em cima da afta.

Água oxigenada

A água oxigenada é outro antisséptico ótimo para aftas.

  • Você colocar a água oxigenada diretamente em cima da afta utilizando um cotonete limpo.
  • Se preferir, faça gargarejo com 1 colher de sopa de água oxigenada diluída em meio copo de água. Cuidado: não engula a solução, pois oferece riscos à sua saúde.

Gelo

O gelo alivia rapidamente o desconforto que as aftas causam, ameniza a dor imediatamente. Por mais que não seja a solução final do problema, alivia temporariamente no caso de não poder medicar o local afetado na hora. É só aplicar o gelo por alguns minutos em cima da afta.

O limão é um excelente remédio natural para eliminar aftas

Pimenta caiena

É certo que alimentos picantes devem ser evitados por quem tem afta mas neste caso, a pimenta caiena tem propriedades especiais que podem sim aliviar o incômodo da afta. Ela é rica em uma substância chamada capsaicina que inibe o crescimento de bactérias evitando infecções.

Como fazer

Amasse a pimenta caiena e vá misturando com água até obter uma pasta homogênea. Aplique a mistura com um cotonete em cima da afta até cicatrizar.

Chá de camomila

o chá de camomila serve para combater as aftas por conter propriedades calmantes e antissépticos.

Como fazer

Você pode usar de 2 maneiras: fazer bochechos ou apenas tomar o chá sem adição de açúcar.

Vinagre de maçã

Por sua acidez, o vinagre de maçã pode reduzir as bactérias ruins que podem provocar a afta e manter a saúde da boca.

  • 01 copo de água
  • 01 colher de sopa de vinagre de maçã

Como fazer

Faça buchehos com essa solução até a afta sumir. E outra opção é engolir o vinagre diluído com água. Atenção: não engula ele puro pois pode causar erosão ácida no estômago.

Babosa

A babosa pode aliviar o incômodo provocado pelas aftas.

Como fazer

Abra a planta e tire o gel de dentro que também é chamado de cristal da babosa. Bata com água morna no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Faça enxague bucal mas não engula.

Óleo de côco

O óleo de côco contém ácidos graxo que são substâncias antimicrobianas e também tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Ele ajuda a reduzir a dor e inchaço provocados pela afta. Basta aplicar uma pequena quantidade de óleo de côco com um cotonete em cima da afta.

Cravo-da-índia

Mascar o cravo-da-índia alivia a dor provocada pelas aftas e torna sua cicatrização mais rápida devido as suas propriedades analgésicas e antissépticas.

 

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email