Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chás Expectorantes – Tratamentos naturais para tosse, catarro e secreções

Expectorantes são remédios capazes de auxiliar a excreção de muco e catarro das vias aéreas e os chás com esta propriedade ajudam muito no tratamento da tosse. Os tratamentos caseiros expectorantes auxiliam nos casos em que a tosse é excessiva e causa prejuízos para a saúde.

A tosse é um mecanismo do organismo humano para expelir substâncias estranhas. Nesse sentido, é uma propriedade importante para manter nosso corpo saudável. Entretanto, em excesso, a tosse pode ser incômoda e dolorida.

Nesse artigo você conhecerá alguns chás caseiros expectorantes, que poderão lhe auxiliar na amenização e tratamento da tosse. Boa leitura!

Chá Expectorante – Capuchinha

A Capuchinha, também conhecida em algumas regiões do Brasil como Cinco Chagas, é uma flor medicinal com propriedades importantes para a expectoração natural do organismo. O chá de Capuchinha também é indicado como tratamento natural das vias aéreas e como um antibiótico caseiro.

Veja aqui como preparar adequadamente o chá de Capuchinha.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas de Capuchinha frescas
  • 1 xícara de leite

Modo de preparo: Primeiramente, com um pilão, amasse as folhas de capuchinha. Em seguida, aqueça o leite e e adicione às folhas amassadas. Assim que a mistura chegar a uma temperatura agradável para consumo, coe o chá. Ele está pronto para ser bebido.

Posologia: O chá expectorante de Capuchinha pode ser bebido até duas vezes por dia.

Chá Expectorante – Malva e Guaco

Chá Expectorante - Malva e Guaco

Chá Expectorante – Malva e Guaco

O chá de Malva e Guaco é considerado uma das alternativas caseiras mais interessantes para aqueles que buscam um tratamento expectorante para a tosse porque possui um efeito calmante sobre os brônquios. Com isso, o chá expectorante de Malva e Guaco reduz a quantidade de catarro produzida pelo corpo e a falta de ar daqueles que sofrem com Bronquite, tosse e outros problemas adversos.

O Guaco, ainda, tem capacidade de tornar as secreções mais líquidos e, por isso, é mais fácil do catarro preso na garganta e nos pulmões saírem.

Veja como preparar de forma caseira um chá expectorante com Malva e Guaco.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de Malva
  • 1 colher de sopa de folhas frescas de Guaco
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Coloque as folhas de Malva e de Guaco na água e ligue o fogo. Deixe a mistura ferver e desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe a mistura em infusão com o fogo desligado e com o recipiente tampado por cerca de 10 minutos. Quando o chá esfriar em uma temperatura agradável, o mesmo está pronto para ser coado e bebido.

Posologia: Beba uma xícara do chá expectorante de Malva e Guaco 30 minutos antes das principais refeições do dia.

Observações: Crianças com menos de um ano não devem consumir esse chá. Crianças com menos de um ano podem fazer inalação com o vapor da água.

Outras Dicas

Além do chá expectorante de Capuchinha e do chá expectorante de Malva e Guaco, também é recomendado beber bastante água pura. A água é importante para fluidificar as secreções espessas do organismo, tornando-se mais fácil se livrar delas.

Em alguns casos, pode ser recomendado fazer a inalação de eucalipto para auxiliar na abertura dos brônquios e na liberação do catarro preso na garganta ou nos pulmões.

O que achou dessas dicas? Deixe um comentário com a sua opinião e compartilhe com seus amigos, familiares e colegas que sofrem com a tosse, com as secreções e com o catarro.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email