Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Zimbro – Quais são as Propriedades Medicinais?

O Juniperus communis, mais conhecido como zimbro, é uma planta de porte médio, encontrada principalmente na Europa. As folhas do arbusto são pontiagudas e as flores são amareladas, mas a parte mais importante do zimbro são os seus frutos. As sementes encontradas no interior dos frutos arredondados têm sabor e aroma marcantes, sendo utilizadas como tempero ou aromatizante.

O uso mais conhecido do zimbro é como aromatizante do gin, bebida de alto teor alcoólico muito consumida em alguns países da Europa. O óleo do zimbro é utilizado para dar o gosto e o aroma característicos do gin, deixando a bebida com sabor e perfume levemente adocicados. Além do uso na fabricação do gin, as bagas do zimbro podem ser utilizadas no alívio de dores, inflamações e irritações na pele.

Propriedades do zimbro

O Zimbro é uma planta mais comum na Europa, mas pode ser encontrada também em outros continentes, e em diversos países. Pelo mundo, o zimbro pode ser conhecido por outros nomes, como junípero, genebreiro, junipo, zimbrão ou fruto de genebra. Esta planta é anti-inflamatória, antirreumatismal, antisséptica, aperitiva, carminativa, calmante, digestiva e diurética.

Devido a estas propriedades medicinais, o zimbro pode ser usado no tratamento de algumas doenças. O óleo das bagas do zimbro podem ser utilizado no tratamento de doenças respiratórias, como a bronquite e a asma. O zimbro, por causa das funções digestivas, facilita a digestão dos alimentos após as refeições. Além disso, pode reduzir a acidez estomacal, evitando a azia e a queimação. E, quem tem problemas com mau hálito, também pode apostar nas propriedades do zimbro.

Confira todas as propriedades medicinais do Zimbro.

Confira todas as propriedades medicinais do Zimbro.

Como cosmético, o zimbro é usado no tratamento de acnes, celulites e algumas irritações da pele. Por fim, o fruto possui função calmante, reduzindo o nervosismo e a insônia. Por isso é indicado para aliviar o estresse e a ansiedade.

Como usar o zimbro?

Utiliza-se, normalmente, o zimbro em pó ou desidratado, retirado das bagas. A infusão ou tintura feita a partir dos frutos são usadas para o tratamento de inflamações, má digestão e doenças da pele. Também, acredita-se que as compressas com o fruto do zimbro ajudam no tratamento da psoríase e das dores ciáticas e o alcoolato com as bagas reduz as dores reumáticas.

Já o óleo de junípero é usado comumente para o tratamento de doenças respiratórias, como mencionamos acima. Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, em um valor entre R$ 40,00 e R$ 70,00.

O pó e o óleo de zimbro podem ser comprados facilmente na internet, e também é possível encontrar em algumas lojas especializadas em produtos naturais. Porém, o fruto do zimbro possui algumas substâncias tóxicas e deve ser usado com moderação.

A infusão ou tintura reduz a quantidade de toxinas, mas ainda assim devem ser consumidos em pequenas doses e sempre seguindo recomendações médicas. O uso do zimbro também não é aconselhado para grávidas, lactantes e pessoas que sofram com inflamações renais.

Chá de Zimbro

Ingredientes: 

  • Pó de zimbro
  • 500 ml de água

Modo de preparo: Leve ao fogo duas colheres de sopa do pó de zimbro, com meio litro de água. Deixe ferver por cinco minutos. Depois, abafe o recipiente e aguarde até que o chá se torne morno. Beba o chá uma vez por dia, durante uma semana ou de acordo com a indicação médica.

Compressa de Zimbro

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 5 gramas de bagas de zimbro

Modo de preparo: Ferva a água, e junte-a com as bagas de zimbro. Mexa a mistura até que ela torne-se uma massa. Depois, deixe repousar por 15 minutos. Guarde na geladeira por cerca de 20 minutos. Aplique a mistura na região que precisa do tratamento, utilizando uma gaze esterilizada.

Também, pode-se coar o preparo e utilizar apenas o líquido retirado. Molhe a gaze com esta extração.

Receitas e Naturais em seu email