Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Yacon – Propriedades Medicinais

A batata yacon (Smallanthus sonchifolius) também conhecida como batata diet, polínia, yacon, aricoma e jicama, é nativa dos andes e dizem que no passado foi muito usada pelos incas.

Ela tem um sabor adocicado, que lembra a batata doce e sua forma de uso é diferente das demais batatas: deve ser consumida crua como uma fruta ou suco. A yacon tem ação antidiabética, hipoglicêmica e antioxidante, sendo que o interesse em seu consumo são muito relacionados a estas propriedades.

Benefícios da Yacon

Yacon para diabetes

A yacon é um tubérculo rico em um carboidrato chamado frutooligossacárico, que age em nosso corpo como fibras. Este carboidrato, por ser de absorção lenta em nosso organismo, libera açúcar no sangue em níveis baixos, equilibrando assim o nível de glicose e também de triglicérides e melhora a sensibilidade a insulina.

Este carboidrato presente na batata Yacon além de controlar a diabete tipo 2, também promove a sensação de saciedade o que causa a perda de peso. Ela recebeu o nome de batata devido a sua forma ser semelhante as outras batatas.

E pesquisas mostram que as folhas da yacon também são benéficas e quem tomou o chá dela, viu diminuição na taxa de glicose em seu sangue fazendo com que aumentasse a secreção de insulina no pâncreas. Mas cuidado: o uso frequente de chá de folhas de yacon pode provocar lesões importantes nos rins.

Diabetes na gestação: Existem casos de mulheres que, após engravidarem, adquiriram diabetes por conta do aumento do nível de açúcar no sangue, uma forma de diabetes afeta 4% das grávidas em todo o mundo. O porquê disso ainda não é totalmente esclarecido, mas uma das hipóteses é que os hormônios da placenta onde o bebê fica envolvido, bloqueiam a ação normal da insulina no corpo da gestante. Este problema é conhecido como resistência à insulina que pode acabar com o fim da gravidez ou não.

Ótima para o coração

A batata yacon é poderosa para evitar e controlar a diabetes

A batata yacon é poderosa para evitar e controlar a diabetes

Por ser rica em antioxidantes e potássio, ela ajuda a aumentar a imunidade do corpo aumentando o nível de ferro, cálcio e magnésio, o que evita fadiga muscular, cansaço, dores, doenças cardíacas e problemas com pressão arterial.

Quando a flora intestinal não estiver funcionando corretamente, o sal biliar não é absorvido pelo fígado e vai para a corrente sanguínea, o que aumenta a taxa de colesterol. A batata yacon, impede o acúmulo deste sal no sangue, equilibrando o colesterol, o que vai prevenir o acidente vascular cerebral (AVC) e doenças coronárias.

A yacon faz a manutenção dos vasos sanguíneos em nosso corpo, melhorando o fluxo de sangue.

Ajuda a emagrecer

A yacon tem um carboidrato chamado inulina, um tipo de frutano. Este carboidrato tem uma menor absorção pelo nosso organismo e seu valor calórico é bem menor que o das conhecidas batatas comuns, este frutano que é o responsável pelo sabor adocicado da batata.

A batata tem um nível baixo de calorias e faz com que aumente a sensação de saciedade, controlando nosso apetite, evitando o consumo excessivo de calorias. O que causa esse efeito benéfico são as fibras que ela possui e os carboidratos que são absorvidos pelo nosso organismo de forma muito lenta e assim a fome demora a aparecer.

Por trazer saúde a nossa flora intestinal, a yacon tem um efeito laxativo, pois elimina a prisão de ventre acabando com o inchaço do corpo.

Outros Benefícios

Saúde para o intestino: Por possuir fruto-oligossacarídeos, a yacon  é um prebiótico, ou seja, é um sistema de fibras que não são digeridas por nosso organismo e servem de alimento para as bactérias benéficas do nosso intestino. Isso promove um equilíbrio importante na flora intestinal.

Previne envelhecimento precoce: A yacon também possui a substância conhecida com fenólicos, que protege as células contra os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Mais cálcio: Estudos mostraram que o consumo diário de 15 gramas de batata yacon aumentou o nível de absorção de cálcio pelo organismo em 10,8%.

Receitas com Yacon

Suco de yacon

  • 01 Copo de água mineral ou água de coco
  • de 5 à 6 cm de batata yacon crua e fatiada

Como fazer: Coloque a água e os outros ingredientes no liquidificador. Bata, coe e beba a seguir. Mas antes de tudo, consulte seu médico, pois a yacon pode influenciar nos níveis de glicose e se você toma medicamentos para diabetes, também pode interferir no tratamento.

Chá de folhas de yacon

  • Uma porção de folhas secas de yacon
  • 200 ml de água filtrada

Como fazer: Ferva a água. Depois, desligue o fogo e adicione as folhas de yacon. Tampe de deixe descansando por alguns minutos. Importante: não tome mais de 3 xícaras do chá e antes de tudo, consulte seu médico. A batata yacon é excelente, mas não deve em hipótese alguma, ser substituta de seu medicamento diário.

Contra indicações

Pacientes diabéticos devem ser monitorados quando estiverem utilizando a yacon, pois ela provoca alterações importantes nos níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Receitas e Naturais em seu email