Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Uxi Amarelo – Propriedades Medicinais

A flora brasileira possui uma diversidade surpreendente de plantas, e muitas delas são medicinais. E, é na Floresta Amazônica que encontramos a Endopleura uchi, também conhecida como uxi amarelo. Esta planta cresce até 30 metros de altura, e é encontrada por toda a extensão da Bacia Amazônica.

A parte utilizada no Uxi é a casca, que pode ser aproveitada para chás, óleos e também para a produção de pílulas. É uma planta com diversas propriedades medicinais, tratando miomas, infecções urinárias, inflamações uterinas, quistos, hemorragias e ovário policístico. Conheça abaixo mais propriedades da Endopleura uchi e como utiliza-la.

Quais os benefícios do Uxi Amarelo?

As plantas medicinais sempre conseguem nos surpreender. Esse é o caso do uxi amarelo (Endopleura uchi), uma árvore nativa da Floresta Amazônica, mais especificamente do estado do Pará. Sua casca, juntamente com a unha de gato, é popularmente usada no preparo de um chá para tratar miomas. Segundo o médico Afrânio Melo Lins, 90% das pacientes que fizeram uso do chá obtiveram resultados positivos.

O Uxi Amarelo nasce na Floresta Amazônica, mas mais especificamente em parte do estado do Pará e até o Amazonas. É uma árvore que cresce em solo firme, arenoso ou argiloso. O solo deve ser bem drenado, de modo que não tenha água acumulada. Além de possuir propriedades medicinais, o Uxi Amarelo é importante na alimentação das comunidades rurais. Também, a madeira da árvore é utilizada para construção de barcos e moradias.

Finalidades do Uxi Amarelo.

Conheça as propriedades do Uxi Amarelo.

Esta árvore também pode ser chamada de uchi, uxipuçu, axuá, pururu, cumatê, dentre outros nomes. São todos nomes indígenas, devido à origem desta planta ser nas Floresta Amazônica.

O Uxi Amarelo é uma planta que pode ser muito benéfica para as mulheres, pois ajuda no tratamento de muitas doenças relacionadas ao útero. Os miomas são tumores não malignos que aparecem no útero, muitas vezes durante a idade fértil da mulher.

O mioma se desenvolve a partir do miométrio, que é o tecido muscular liso do útero. Uma célula começa a se dividir, sem parar, e cria uma massa que é diferente de quaisquer tecidos uterinos próximos. Alguns miomas se desenvolvem desenfreadamente, e outros diminuem com o tempo.

Já as inflamações uterinas são problemas que podem ocasionar corrimento, sangramento e dor, principalmente durante as relações sexuais. As inflamações podem ser tanto do tipo cervicite, que ocorrem no colo do útero, quanto endometrites, que ocorrem no interior do útero.

Muitas mulheres também possuem o ovário policístico, que se caracteriza pela presença de cisto nos ovários. Os cistos surgem quando a hipófise, a glândula reguladora da produção hormonal, estimula a liberação excessiva de andrógenos. Assim, os óvulos não se desenvolvem devidamente, virando um folículo enrijecido, o que são os cistos.

Estes são alguns dos problemas que podem ser amenizados e tratados com o Uxi Amarelo. Esta planta possui diversas propriedades, sendo anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, depurativa, diurética, vermífuga e imunoestimulante.

Apesar do chá de Uxi Amarelo ser muito utilizado para este tipo de tratamento em relação às mulheres, ele deve ser consumido em conjunto com o tratamento recomendado pelos médicos. Como o chá é feito com a casca da planta, basta colocar 10 gramas desta casca em 1 litro de água, deixando-a ferver por cerca de três minutos. Após isso, deixe repousar e beba três xícaras por dia.

Ademais, apesar de ser mais benéfica para mulheres, o chá de Uxi Amarelo é também indicado para pessoas com infecções urinárias. Ele é diurético, de modo que ajuda a limpar os rins e bexiga. É utilizado em casos de reumatismo, artrite, diabetes e colesterol.

Apesar de vários indícios mostrarem os benefícios do chá de uxi amarelo, é importante não fazer uso do tratamento natural de forma indiscriminada. Não existem estudos sistemáticos que comprovem a eficácia do uxi, nem quais são suas contraindicações. Por essa razão, siga sempre as orientações de um especialista.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email