Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tomate – Propriedades Medicinais

O tomate é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae). De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies comestíveis. Originário da América Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo.

O tomateiro é uma planta fanerógama, angiosperma e dicotiledônea. Apesar da crença generalizada de que seja um legume, é, na realidade, um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação.

Benefícios do tomate

O tomate tem altas doses de vitamina A, vitamina B, vitamina C e sais minerais como magnésio, cálcio, fósforo e potássio e ácido fólico. Por ser rico em oxidantes, o tomate previne a degeneração macular, comum em pessoas da terceira idade. E também contém a vitamina A que faz a manutenção da saúde dos olhos. Este fruto também é um ótimo companheiro para ajudar a perder peso com saúde.

Estudos mostram que o tomate pode diminuir e até prevenir a obesidade pois além de ter baixo teor calórico, 21 calorias em cada 100 gramas de tomate, também tem nutrientes importantes para o bom funcionamento o corpo. O tomate tem muitos fito nutrientes e antioxidantes que previnem o câncer de pâncreas, próstata e pulmão.

Estas substâncias antioxidantes como a vitamina C e o licopeno. Estes nutrientes são responsáveis por transportar uma maior quantidade de oxigênio para a corrente sanguínea, melhorando assim o fluxo de sangue. O que resulta no equilíbrio das taxas de colesterol, trazendo saúde para o coração.

O tomate é um poderoso anti-inflamatório

Por ter um alto teor do mineral chamado cromo, o tomate ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. O fruto é excelente para pacientes diabéticos e previna a diabetes em pessoas pré dispostas à doença. O tomate tem ação anti-inflamatória e antioxidantes como o carotenoide que previne diversas doenças.

Também é riquíssimo em potássio que previne várias doenças como derrame, pressão alta, artrite e algumas doenças cardíacas. Pesquisas feitas estudando o tomate, mostram que ele pode reduzir consideravelmente os riscos de contrair a doença de Alzheimer, melhorando bom bom funcionamento das funções neurológicas.

O licopeno presente no tomate previne o estresse oxidativo dos ossos, contribuindo com a manutenção da saúde dos ossos, prevenindo inclusive a osteoporose. O licopeno também melhora a qualidade do sono, tanto que os médicos recomendam uma sopa de tomate antes do jantar para dormir bem.

Esta substância também traz saúde para a pele e protege contra os raios nocivos do sol. Também ameniza rugas, acnes, erupções cutâneas e queimaduras derivadas à exposição solar. Isso porque o tomate é refrescante, tonificante e auxilia numa melhor circulação sanguínea.

A fruta pode ser aplicada após um tratamento de limpeza de pele facial equilibrando a acidez da pele. Para quem tem pele oleosa, pode ser aplicado todos os dias e para quem tem pele de normal à seca, uma vez por semana. O tomate tem muita vitamina A, esta vitamina dá força aos cabelos, recuperando os danificados e dando vida e brilho aos fios opacos.

O tomate tem uma substância chamada tomatidina, que inibe a atrofia muscular, ajudando a estimular a síntese proteica, o que favorece o crescimento saudável dos músculos. O consumo da fruta após atividade física pode ajudar a aumentar a resistência muscular e favorecer uma recuperação mais rápida dos músculos trabalhados durante os exercícios.

O tomate tem fibras vegetais como a celulose e hemicelulose, que melhora a saúde do aparelho digestivo prevenindo prisão de ventre e intestino preguiçoso. Ele também é diurético por conter muita água o que purifica e limpa o organismo.

O tomate tem os agentes anti-inflamatórios carotenoides e bioflavonoides, que previne e amenizam inflamações no corpo, trazendo alívio da dor, inclusive as dores crônicas.  O tomate é ótimo para uma boa limpeza de pele, mas é bom fazer um teste antes de usar para ver se você terá alguma reação alérgica. Basta aplicá-lo diretamente na pele por 20 minutos. E depois enxague com água morna.

O tomate diminui os grandes poros na pele. É só misturar uma colher de sopa de suco puro de tomate e duas gotas de suco puro de limão. Umedeça a solução em um cotonete e passe no rosto com movimentos circulares. Deixe agindo por 10 minutos e depois enxague com água fria.

A acidez da fruta limpa espinha e clareia manchas. Basta aplicar a polpa do tomate 30 minutos por dia na área afetada durante duas semanas e conferir o surpreendente resultado.

Propriedades Medicinais

  • É adstringente,
    • anti-séptico,
    • desintoxicante,
  • Auxilia contra a queda de cabelos
    • contra a caspa,
    • em caso de pele oleosa
    • e acne,
    • calos
    • e verrugas
  • Indicado em casos de inflamações de garganta,
    • cálculos nos rins,
    • problemas no fígado
    • e na bexiga
Receitas e Naturais em seu email