Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Salgueiro Branco – Propriedades Medicinais

O Salgueiro branco (Salix alba) é originário de zonas temperadas, como a Europa, Ásia e América do Norte. A planta chega a alcançar 30 metros de altura e é conhecida em todo o planeta por seus benefícios para a saúde.

O Salgueiro branco, que também pode ser conhecido como apenas Salgueiro e Willow, recebe esse nome devido a coloração de suas folhas, que são mais claras que a maioria dos Salgueiros. Essa diferença na coloração das folhas é resultado de uma cobertura acetinada extremamente fina existente na planta. Essa cobertura a deixa com tons prateados e, por isso, recebeu o nome de Salgueiro “branco”.

Os brotos dessa planta possuem coloração variada, entretanto, sempre estarão dentro do espectro coral do cinzento-castanho ao verde-escuro.

As flores do Salgueiro branco são produzidas no início da primavera e são polinizadas por abelhas. Há algumas comunidades que fazem uso do surgimento das flores dos Salgueiros brancos como uma forma de prever a chegada antecipada da primavera.

Nesse artigo você conhecerá as principais propriedades medicinais do Salgueiro branco e, consequentemente, quais benefícios o mesmo traz para a saúde humana. Fique por dentro das vantagens fornecidas por essa linda planta, boa leitura!

Propriedades medicinais do Salgueiro branco

Salgueiro branco

Salgueiro branco

Estudo publicado no início do século XX demonstrou duas das principais propriedades do Salgueiro branco: a ação analgésica e anti-reumática. Essa pesquisa foi a vanguarda para os estudos subsequentes com a planta.

A descoberta dessas propriedades do Salgueiro branco foram fundamentais para a confirmação dos poderes da planta, uma vez que esta já era utilizada caseiramente por muitas comunidades para combater problemas associados à dores por lesões e dores nas articulações, em especial entre os idosos.

Diversos estudos posteriores, em especial americanos, descobrindo uma infinidade de propriedades medicinais. O avanço da ciência e os achados posteriores demonstraram que a ação analgésica e anti-reumática são apenas uma parcela de todas as propriedades medicinais existentes no Salgueiro branco.

Veja aqui a lista completa das ações ativas dessa planta:

  • Antipirética
  • Antiflogística
  • Analgésica
  • Anti-reumática
  • Anti-agregante
  • Anti-inflamatória
  • Estimulante
  • Sudorífera

Benefícios do Salgueiro branco

Plantas com uma diversidade de propriedades medicinais, como é o caso do Salgueiro Branco, também são plantas com uma infinidade de benefícios para o corpo e saúde humana. Apesar disso não ser surpresa nem novidade, vale a pena ficarmos atentos aos benefícios de cada item da nossa natureza. Quem diria que teríamos acesso à tantas plantas, ervas e especiarias tão ricas e potentes para nosso corpo, mente e saúde, não é mesmo?

Fique atento aos benefícios do Salgueiro branco:

Alívio de dores: Assim como mencionado no capítulo anterior, o primeiro uso do Salgueiro branco foi para o alívio de dores, devido a sua propriedade analgésica. Um dos ácidos presentes na planta (acetilsalicílico) é a principal substância da Aspirina. O Salgueiro branco pode ser utilizado para reduzir dores de cabeça, dente, garganta, muscular, nas articulações, costas e artrite.

Combater inflamações: A ação anti-inflamatória do Salgueiro branco garante suas habilidades para combater diversas das mais comuns inflamações da atualidade, como as associadas ao trato respiratório, nas juntas e devido as artrites.

Redução da febre: A casca do Salgueiro branco vem sendo utilizada há vários séculos nas mais diversas regiões do mundo para o combate à febre. A propriedade antipirética da planta faz com que a mesma seja altamente eficiente mesmo para casos mais sérios de febre.

Redução dos sintomas de TPM: As mulheres podem, ainda, se beneficiar com o Salgueiro branco durante o período mais tenso do mês, a TPM. A ação analgésica faz com que chás da casca dessa erva auxiliem na redução das dores advindas da cólica menstrual. Além disso, a planta também é eficaz no combate as alterações de humor, comuns desse período.

Combate o envelhecimento precoce: A ação antioxidante do Salgueiro branco auxilia no controle e regulação do fluxo sanguíneo da pele. Com isso, o uso dessa planta auxilia na redução de rugas e outras marcas de expressão, evitando problemas de envelhecimento precoce.

Tratamento de irritações dermatológicas: A casca do Salgueiro branco é extremamente potente para combate aos problemas de inflamação de pele ou dores advindas de picadas de insetos ou irritações desconhecidas.

Contraindicações

Gestantes e lactantes devem evitar o uso de chás, infusões ou qualquer mistura realizada com Salgueiro branco. Esse é um cuidado que deve se estender a qualquer substância, e não apenas à essa planta. Mulheres grávidas e lactantes não devem inserir na dieta ou no cotidiano nenhum item sem consultar um profissional da saúde.

Pacientes com problemas gástricos ou úlceras também não devem usar nenhuma mistura advinda do Salgueiro branco, assim como pacientes atualmente medicados com antiagregantes ou com Aspirina.

Gostou do conteúdo? Já conhecia todos os benefícios do Salgueiro branco? Deixe um comentário e divulgue conosco sua opinião.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email