Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Rosa Mosqueta – Propriedades Medicinais

A rosa mosqueta é bem conhecida no universo da beleza feminina. Tem nome de rosa mas se trata de uma flor, repleta de espinhos em seu caule como natural proteção da planta. Veio da Europa trazida por colonizadores e de suas sementes é extraído o óleo para uso cosmético.

Rosa canina é um arbusto espinhoso da família das rosáceas, nativo da Europa, noroeste da África e Ásia ocidental. Também é cultivada na América do Norte e outras partes do mundo. Também é conhecida pelos nomes populares de Rosa selvagem, Rosa silvestre, Rosa de cão e Rosa primitiva.

O arbusto mede cerca de 2 m de altura com talos verdes coberto de espinhos pequenos, fortes e curvos. As flores tem cor rosa pálida ou brancas, com 4 a 6 cm de diâmetro e cinco pétalas.

Benefícios da Rosa Mosqueta

A rosa mosqueta tem um poderoso óleo hidratante

A rosa mosqueta tem um poderoso óleo hidratante

A rosa mosqueta tem vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina B1 e vitamina B2,vitamina k e os ácidos graxos ômega 6 e ômega 9. Também possui potássio, sódio, ferro, magnésio e fósforo. Da planta rosa mosqueta é feito chá e o óleo extraído das sementes de seu fruto de coloração vermelha.

O óleo de rosa mosqueta ameniza cicatrizes antigas e ulcerações. É usada para assaduras, psoríase e dermatoses e previne o envelhecimento precoce pois é um poderoso hidratante pois reforça a síntese de colágeno e elastina, promovendo firmeza à pele. Também clareia a pele, reduzindo e eliminando manchas.

Por ter elevado teor de ácidos graxos insaturados, ácido transretinóico e vitamina C, o óleo atua estimulando a renovação das nossas células, por isso estimula a cicatrização desde um corte mais simples até os cirúrgicos e queloides. Além claro de recuperação de queimaduras como já mencionado acima. Segundo estudos feitos por especialistas, pacientes com úlceras varicosas, pós-traumáticas, eczemas e feridas pós-cirúrgicas tiveram cicatrização em até no máximo 29 dias. O óleo de rosa mosqueta também pode para tratar cabelos secos e danificados  e para fortalecer unhas quebradiças.

Para o cabelo, o óleo serve para tratar caspa, oleosidade excessiva e fios fragilizados. É só aquecer o óleo e passar do comprimento do cabelo até as pontas. Atenção: nunca passe nas raiz do cabelo.

O óleo também é utilizado para fazer massagens devido a sua ação emoliente e para fazer sabonetes e sabão caseiro.

Chá de rosa mosqueta

O chá de rosa mosqueta é feito no fruto da planta e tem propriedades anti-inflamatórias. Diminui dores proveniente de doenças como a osteoartrite e artrite reumatóide. Tem o poder de fortalecer nosso sistema imunológico prevenindo várias doenças e também combate os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

O chá também é usado para curar dores de garganta, doenças pulmonares, resfriados e gripes. É indicado para mulheres com fluxo menstrual muito intenso e cólicas menstruais doloridas. Serve também para tratar infecções urinárias, amigdalite, cansaço, ansiedade, depressão, catarro, tensão muscular, vertigens, calos anormais do organismo, hemorragia interna e fortalece o sistema digestivo.

O chá de rosa mosqueta tem propriedade antibacteriana, sedativa, antidepressiva, nutritiva, anti-inflamatória, laxante, diurética, carminativa, antivirótica, antisséptica e antiespasmódica, afrodisíaca e tônica. O chá também é muito útil para fortalecer o sistema circulatório e limpa o sangue, tirando todas as impurezas.

Por conter vitamina E, bioflavonóides e selênio, previne o surgimento de células cancerígenas no organismo. O chá contém pectina, substância que equilibra o nível de triglicérides no sangue, reduzindo o colesterol alto; tornando o chá um ótimo aliado para o tratamento da diabetes.

Também fortalece os tecidos da pele e o sistema vascular, previne a diarreia e o surgimento de pedras nos rins. Com seu poder diurético, o chá de rosa mosqueta, limpa o aparelho urinário além de tratar as infecções.

Para o preparo do chá, ele não pode ser fervido. Deve-se adicionar o fruto da rosa mosqueta sem sementes em uma xícara de chá de água fervente deixando descansar por 6 minutos. Depois é só acrescentar limão e mel. Dessa forma, vai fazer o efeito esperado.

Contra-indicações

O chá não deve ser ingerido ou utilizado o óleo no corpo por mulheres grávidas ou em período de lactação, por pessoas sensíveis aos princípios ativos da plantas e pessoas que tem pele naturalmente oleosa pois o material nutritivo do óleo pode favorecer a proliferação de bactérias e outros microrganismos.

Atenção: o óleo de rosa mosqueta não deve ser utilizado por pessoas que tem episódios frequentes de acne e espinhas pois ele pode o óleo pode agravar ainda mais o problema.

Propriedades

  • É adstringente,
    • aromática,
    • calmante,
    • cicatrizante,
    • diurética,
    • emoliente,
    • tônica,
  • Auxilia no tratamento de cicatrizes
    • queimaduras,
    • regenera a pele,
    • previne estrias,
    • elimina sardas,
    • em casos de tratamento por radioterapia

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email