Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Mentrasto – Propriedades Medicinais

Muito popular no Brasil, o Mentrasto é uma planta de características bem particulares, o que torna sua identificação uma tarefa simples. No início da primavera, por exemplo, você poderá encontrar exemplares com até 1 metro de altura repleto de flores brancas, roxas azuladas ou até mesmo em tons de lilás.

Apesar do nome peculiar, a erva também possuí diversos apelidos mais populares, por isso dependendo da região do país você poderá chama-la de Camará Opela, Catinga de Borrão, Erva de Santa Lúcia, Erva de São José, Erva de São João, Erva Maria, Maria Preta, Mentraço, Mentraz, Mentruz e Picão Roxo. Mas vale ressaltar que seu nome tem origem no latim nasturtium (das palavras nasus, nariz e torquere, torcer – fazendo referência ao cheiro desagradável que exalam, fazendo “torcer o nariz”).

No post de hoje você irá conhecer melhor as propriedades dessa planta e entender quais os benefícios que ela poderá oferecer à sua saúde. Então, se você tem curiosidade em conhecer o Mentrasto, continue lendo este artigo e confira as principais características medicinais atribuídas a planta.

Propriedades Medicinais do Mentrasto

A seguir você terá acesso à um panorama das principais propriedades medicinais atribuídas a erva da espécie Ageratum Conyzoides. Utilizada no tratamento de doenças como infecção urinária, artrite, bronquite, cólicas menstruais, diarreia, entre diversas outras aplicações, o Mentrasto possui ação anti-inflamatória, aromática, cicatrizante, diurética, vasodilatadora e tônica.

Por isso se você apresenta algum sinal de atividade reumática, identificou a necessidade de abrir seu apetite, tem sofrido com cólicas gerais ou uterinas, gases, entre outras situações similares, o uso da planta pode ser recomendado. Uma outra aplicação interessante é no tratamento da caspa, há indícios de que o uso do Chá de Mentrasto no cabelo acaba com a caspa ao mesmo tempo que perfuma e suaviza o cabelo.

Basta uma rápida pesquisa na internet e você terá acesso à informações que apontam, também, sua eficácia no tratamento de artrite, artrose, contusões, dores nas articulações, dores musculares e reumatismo agudo.

É importante destacar que a ação dessa planta nesses casos deve ser vista como um tratamento alternativo, que visa intensificar o ritmo de recuperação do paciente. Entretanto, você não deve utilizar dos efeitos da planta como um substituto à visita ao médico ou especialista.

Mentrasto

Conheça as Propriedades do Mentrasto.

Como Utilizar e Precauções ao Uso

A erva em questão pode ser encontrada no mercado na forma de folhas (secas ou frescas), ou em cápsulas com o pó oriundo da planta. O efeito em ambos os casos é similar e o que deve ser levado em consideração no momento da escolha, é sua praticidade na hora do uso.

  • Mentrasto em Cápsulas: Se você fizer a opção por esse tipo de uso, saiba que o recomendado é ingerir entre dois e três comprimidos por dia, em horários bem distribuídos na sua rotina;
  • Folhas do Mentrasto: Nesse caso é preciso que seja feito o chá de Mentrasto, seu consumo recomendado também é de duas a três vezes ao dia. Neste caso, se o objetivo for abrir o apetite, tente manter o consumo do chá cerca de 30 min antes das principais refeições.

A principal ressalva no uso dessa planta é que, como já foi mencionado anteriormente, ela não deve ser usada como um substituto às visitas aos médicos e especialista. Evite seu consumo por períodos superiores à três semanas e caso os sintomas persistam procure um médico imediatamente.

Como fazer o chá: Você tem alguma dúvida sobre a maneira correta de preparo do chá de Mentrasto? Aqui no blog nós temos um post exclusivo sobre esse tema, basta clicar no link. Não deixe de conhecer a receita e aproveitar ao máximo os benefícios que essa planta pode oferecer para a sua saúde e bem estar.

Receitas e Naturais em seu email