Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Mamão – Propriedades Medicinais

Mamão é o fruto do mamoeiro ou papaeira, árvores das espécies do gênero Carica, especialmente de Carica papaya. Em Angola e Moçambique utilizam-se os termos mamão / mamoeiro para identificar o fruto mais arredondado, identificando papaia / papaeira com o fruto mais alongado e mais adocicado. São bagas ovaladas, com casca macia e amarela ou esverdeada.

Sua polpa é de uma cor laranja forte, doce e macia. Há uma cavidade central preenchida com sementes negras e rugosas, envolvidas por um arilo transparente. O mamão contém papaína, uma enzima que auxiliar na digestão de proteínas. Esta substância tem sua maior concentração com a fruta ainda verde.

O mamão verde serve para fazer suplementos digestivos. A fruta tem propriedades antioxidantes, vitamina C, vitaminas do complexo B, ácido fólico, ácido pantotênico e minerais como potássio, magnésio, cobre e também fibras. Também é conhecido pelos nomes populares de mamão do amazonas, mamãozinho, mamoeiro, papaia, papaieira, pinoguaçu e papaya

Benefícios do Mamão

O mamão é um poderoso aliado contra o câncer

O mamão tem uma quantidade de vitamina C 10 x maior que a laranja! Esta tão conhecida e importante vitamina nos dá ótima visão e saúde para o coração por conter betacaroteno e licopeno. E também deixa a pele muito saudável, tratando problemas de acne e combate gripes e resfriados. A fruta por ser rica em fibras, facilita bastante o bom trânsito intestinal.

O mamão contém papaína  que combate células cancerígenas e quimiopapaína que tem ação anti-inflamatória, as duas são enzimas que facilitam a absorção das proteínas. Por ser riquíssimo em vitamina A e B o mamão é um poderoso antioxidante  que fortalece o sistema imunológico fortalecendo nossas defesas contra doenças e retardando o envelhecimento precoce.

A fruta é excelente para pessoas que tem problema digestivo como gastrite, úlceras, diarreia, gases e prisão de ventre. Também reduz gorduras por conter a pectina, um polissacarídeo que além de proporcionar perda de peso, equilibra os níveis de colesterol.

O mamão contém fósforo e cálcio que previne a osteoporose, fortalecendo os ossos e funciona como um tônico para o contato. E a vitamina C que o mamão tem também auxilia na cicatrização de ferimentos pois potencializa a capacidade da pele de regeneração.

O mamão mantém a saúde do nosso sistema sanguíneo por conter o potássio. Ele ajuda a equilibrar a pressão sanguínea, prevenindo assim diversas doenças cardiovasculares. Esta fruta também é uma fonte de energia  pois seu consumo produz glicose. O mamão revitaliza para ter animo em trabalhar, praticar esportes e demais atividades do dia a dia.

A vitamina A,  que está presente no delicioso mamão, ajuda na formação saudável dos dentes e também auxiliam em sua manutenção.

O mamão é poderoso para a pele, ele clareia manchas, amenizar olheiras reduzir a aparência de cansaço ao redor do olhos, principalmente naquelas pequenas bolsas, embaixo dos olhos e elimina espinhas e acnes e serve até como esfoliante. A vitamina C, presente na fruta também incentiva a produção de colágeno, importantíssimo em nosso organismo, pois a falta dessa vitamina pode nos causar a doença chamada escorbuto.

A semente do mamão também faz bem

A primeira coisa que fazemos quando cortamos o mamão para consumir, é retirar suas sementes e jogar fora. Mas a partir de agora, vamos te mostrar que as sementes de mamão são muito benéficas para a nossa saúde também. As sementes são riquíssimas em papaína que por promover a saúde gastrointestinal, torna difícil o aparecimento de vermes e bactérias maléficas no intestino.

Outra novidade é que nas sementes também existe a carpaína, substância que mata vermes, parasitas e ameba. Tanto é sua eficácia que crianças na Nigéria, consumiram as sementes e em 75% das crianças ouve eliminação dos parasitas. As sementes de mamão contem propriedades desintoxicante que limpam o fígado. São ótimas como complemento em tratamentos de cirrose.

As sementes tem ação antioxidante que fortalece as enzimas protetora combatendo o câncer  estimulando a atividade de anti-metástase. Elas também tem um composto chamado benzil isotiocianato que inibe a formação e desenvolvimento de células cangerígenas. As substâncias nas sementes de mamão previnem o câncer de cólon, próstata, mama, pulmão, leucemia e outros.

A fibrina, outra substância existente nas sementes, reduz a formação de coágulos na nossa circulação sanguínea, contribuindo para um bom fluxo sanguíneo no sistema circulatório reduzindo de forma significativa o risco de derrames. As sementes são o remédio natural para quem fica sentado grande parte do dia.

As enzimas presente nas sementes de mamão são poderosas para curar de várias doenças infecciosas pois tem propriedades antibacterianas e antivirais. Estudo recentes mostraram que o consumo das sementes combatem e matam bactérias como por exemplo a Escherichia coli, mais conhecida como E. coli, estafilococos e a salmonella além de ser eficaz para tratar intoxicações alimentares.

Propriedades

  • É antiinflamatório,
    • cicatrizante,
    • digestivo,
    • diurético,
    • laxativa,
    • nutritiva,
  • Auxilia em casos de asma,
    • bronquite,
    • diabetes,
    • inchaços,
    • inflamação,
    • tosse,
    • vermes,
  • Problemas de estômago,
    • prisão de ventre,
  • Cicatrização de feridas
  • Diminui as olheiras,
  • Utilizado em regimes de emagrecimento.
Receitas e Naturais em seu email