Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Maçã – Propriedades Medicinais

Maçã é o nome dado ao fruto da macieira, árvore da família Rosaceae, pertencente ao gênero Malus. As variedades mais comuns são M. domestica e M. sieversii e respectivos híbridos. A maçã, do ponto de vista científico, não é realmente um fruto, e sim um pseudofruto (falso fruto).

A maçã foi uma importante fonte alimentícia em todos os climas frios e, provavelmente, a macieira é a árvore cultivada há mais tempo. É a espécie de fruta, à exceção dos cítricos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte de seu valor nutritivo.

As maçãs de inverno, colhidas no final do outono e guardadas em câmaras ou armazéns acima do ponto de congelamento, têm sido um alimento destacado durante milênios na Ásia, Europa e nos Estados Unidos da América (desde 1800).

Benefícios da Maçã

A maçã tem vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C, vitamina E, pectina e sais minerais como magnésio, enxofre, ferro, potássio, fósforo. A fruta tem a pectina, uma fibra encontrada na casca da maçã que ajuda a reduzir o colesterol ruim, o LDL. Ela tem muitos agentes antioxidantes que combatem os radicais livres protegendo contra o envelhecimento precoce.

A maçã previne gastrites e úlceras estomacais

Estes antioxidantes existentes na maçã previnem alguns tipos de câncer como de mama e cólon. Ela é rica em flavonoides e taninos e fitonutrientes que atuam como adstringente limpando boca e faringe e contribuindo com a saúde vocal. A maçã também tem o antioxidante quercitina que tem ação anti-inflamatória, fortalecendo o sistema imunológico.

As substâncias pectina, tanino, flavonoides, ácido málico existentes na maçã amenizam pessoas com problemas digestivos como constipação intestinal e diarreia. O ideal para combater essas doenças seria consumir a maçã em forma de chá, assada ou cozida.

Pesquisadores comprovaram que consumir maçã diminui em 52% a chance de desenvolver um acidente vascular cerebral, o AVC. Isso é devido a alta concentração de vitamina B.C, e E, além de fibras existentes na fruta.

A fruta é rica em ferro, prevenindo e combatendo com eficácia a anemia. E também tem a vitamina C, essencial para uma boa absorção do ferro pelo nosso organismo. A maçã tem alta dose de fósforo, mineral importante para saúde dos ossos e do sistema nervoso, tornando os dentes fortes e cérebro saudável.

As fibras da maçã nos dão a sensação de saciedade quando ingerimos a fruta, auxiliando em uma perda de peso saudável. A substância quercina que também faz parte da maçã forma um gel na mucosa estomacal, auxiliando a curar gastrite e úlceras gástricas.

A maçã melhora o desempenho do fígado para eliminar as toxinas do nosso organismo; as fibras presentes na fruta equilibram os níveis de açúcar no sangue. E estas fibras também promovem saúde para o intestino. Estudos recentes comprovam que a maçã protege as células nervosas de neurotoxinas criadas pelo estresse prevenindo doenças como o Mal de Alzheimer.

A maçã combate contra os radicais livres protegem as células nervosas que produzem a dopamina, evitando o Mal de Parkinson. O consumo frequente da fruta pode reduzir em 15% o risco de contrair a doença de catarata. As substâncias existentes na maçã agem como protetores do coração prevenindo o acúmulo e solidificação de gordura dentro das artérias.

Os nutrientes presentes no sumo da maçã contém as vitamina B e B2 que previnem a cárie e outros problemas dentários, combatendo as bactérias que causam esse tipo de infecção. A maçã tem uma substância com ação antioxidante que protege os pulmões, melhorando sua capacidade respiratória. Segundo estudos, comer 5 maçãs por semana, melhoram e previnem problemas respiratórios.

Propriedades Medicinais

  • É calmante,
    depurativa,
    vitamínica,
  • Auxilia no sistema digestivo,
    no tratamento de bronquite,
    asma,
    abaixa a febre,
  • Elimina toxinas,
  • Atua como desinfectante bucal,
    elimina o mau hálito

Como consumir a maçã

Maçã cozinha ou assada – para problemas gastrointestinais como por exemplo vômito e diarreia.
Maçã crua com casca – ajuda a diminuir o apetite e equilibra o bom funcionamento do intestino.
Maçã crua sem casca – prende o intestino.
Suco de maçã – hidrata, regula o intestino preso e também diminui o apetite.
Maçã desidratada – tem uma textura crocante que pode substituir saudavelmente a batata frita.
Chá de maçã – melhora a digestão e alivia os sintomas da prisão de ventre.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email