Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Louro – Propriedades Medicinais

O louro (Laurus nobilis) é uma árvore do gênero Laurus da família botânica das Lauraceae ou lauráceas. A árvore é conhecida e difundida em todo o mundo, apesar de sua origem ser exclusiva da região mediterrânea.

A árvore de louro pode chegar até 20 metros de altura, entretanto, o mais comum é que a mesma possua entre 5 e 10 metros, no máximo. As suas folhas são bastante vistosas e possuem odor característico, o que foi fundamental para a sua popularização, uma vez que a população utilizava seu odor para a distinguir de outras plantas semelhantes.

Com utilização comum na gastronomia, a cozinha mediterrânea faz uso do louro em diversos dos seus pratos, em especial pelo seu sabor agradável e aroma peculiar.

Com a madeira do tronco de excelente qualidade, a árvore de louro também costuma ser cultivada e utilizada para fins de comercialização. Há alguns marceneiros e distribuidoras que fazem fabricação de objetos, decorações e móveis especialmente com esse material, dada a sua alta qualidade.

Apesar de não se ter muitas informações acerca de seus frutos, os mesmos são negros quando maduros e alguns acreditam que possuem tantos efeitos benéficos quanto as folhas da árvore.

Além de louro, muitos conhecem essa planta por loureiro, sendo esse seu nome alternativo mais conhecido. Veja aqui as principais propriedades medicinais do louro, uma das árvores mais interessantes de que temos conhecimento. Boa leitura!

Propriedades medicinais e benefícios do louro

Folhas de louro

Folhas de louro

Apesar de boa parte das comunidades residentes da região mediterrânea acreditar que os frutos da árvore de louro serem tão potentes e benéficos para a saúde quanto suas folhas, não existem estudos científicos significativos que corroborem essa hipótese. Assim sendo, o cuidado é fundamental ao incluirmos um item em nosso organismo, principalmente quando não temos certeza de seus efeitos para a nossa saúde.

Levando-se esse cenário em contato, o mais indicado é fazer uso apenas das folhas de louro, uma vez que as folhas desta árvore já foram amplamente estudadas e, com isso, temos maior certeza ao afirmar sobre seus benefícios.

Veja aqui a lista completa das propriedades medicinais e benefícios das folhas de louro para a saúde humana.

Propriedades medicinais

  • Desobstruente
  • Estimulante
  • Expectorante
  • Excitante
  • Hepática

Com todas essas propriedades importantes, as folhas de louro podem ser utilizadas para os mais variados fins, sempre produzindo efeitos positivos na saúde de seus adeptos.

Veja a lista de problemáticas de saúde que podem ser tratadas alternativamente com as folhas de louro.

Benefícios

O consumo de chá e outras infusões com folhas da árvore de louro é indicada para os seguintes casos:

  • Dores de cabeça ou enxaquecas
  • Espasmos físicos (não originários de problemas psicológicos)
  • Dores no estômago e outros problemas do sistema de digestão, como gases
  • Problemas associados ao fígado
  • Reumatismo, em especial os casos leves e moderados

É importante salientar que o chá de louro é uma excelente opção para aqueles que desejam qualificar seu tratamento com uma alternativa da medicina complementar. Nesse sentido, as folhas de louro auxiliam nos tratamentos médicos tradicionais como uma complementariedade ao mesmo. Em outras palavras, não deixe de consultar um profissional por estar fazendo uso de produtos ou chás produzidos com essa planta – ou com qualquer outra.

Contraindicações

As folhas de louro, as infusões e os chás produzidos com a mesma são desaconselhados para gestantes ou para mulheres lactantes.

É fundamental que esse público evite incluir na dieta qualquer produto sem a realização prévia a um médico, uma vez que qualquer decisão mal tomada pode afetar gravemente sua saúde e o desenvolvimento saudável do feto ou do bebê.

O que achou do conteúdo? Já conhecia as folhas de louro? Deixe um comentário e nos conte sua experiência com essa planta.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email