Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Losna – Propriedades Medicinais

A losna ou sintro (Artemisia absinthium) é a planta da bebida conhecida como absinto. Ela é conhecida como erva dos bichos, absinto comum, absinto grande, acinto, gotas amargas, losna branca, losna maior, alosna, erva-de-santa-margarida, alenjo, erva-dos-vermes, artemísia absino, erva-do-fel e outros. Dela pode se extrair o chá, tintura ,compressa ou extrato fluído.

Na antiguidade esta erva amarga era utilizada para fazer licor por ter propriedades alucinógenas. O absinto, o líquido destilado feito à partir da losna, era muito popular na França no final do século XIX. Como toda bebida alucinógena tem quem gosta de abusar dela, vários artista daquela cidade foram conhecidos por seus abusos com o absinto.

Além do álcool, a bebida continha o tuieno, um óleo essencial altamente ativo e tóxico se tomado em doses elevadas. Este óleo essencial tem o mesmo efeito psicoativo da maconha, o THC que pode provocar hiperatividade, excitação e alucinações.

O absinto antigamente, era chamado de fada verde e era consumido por nada mais nada menos que os pintores conhecidos mundialmente Picasso e Monet. Também era degustado pelos poetas Baudelaire, Paul Verlaine, Oscar Wilde e Rimbaud. Esta bebida já foi inspiradora de movimentos artísticos como o cubismo e o surrealismo.

A losna é excelente para ativar a circulação sanguínea

Fato curioso: na Grécia antiga, a losna era usada para homenagear a deusa Artemisa – deusa da caça, por isso essa planta recebeu o nome científico de Artemisia Absinthium. A losna é conhecida muito tempo antes dessa época dos famosos artistas. Ela já era usada pelos chineses há 2 mil anos atrás por seu poder anti-pirético.

Benefícios da Losna

A losna tem ação anti-espasmódica, anti-inflamatória, funciona como um estimulante nervoso, é anti-pirética, controlando a temperatura do corpo, antisséptica e vermífuga.  Ela tem um gosto amargo mas é ótima para a saúde do estômago, melhora a saúde do baço, vesícula biliar e fígado. Funciona também como um ótimo tônico.

O chá da losna serve para estimular o apetite, e fortalecer o corpo estimulando nosso sistema imunológico. Como ela ajuda o a ater um ótima circulação sanguínea, a planta regulariza o fluxo menstrual, como consequência, ameniza as cólicas tão dolorosas.

A losna traz muita saúde para o nosso coração pois regulariza os níveis de colesterol e estimula a produção do colesterol bom, o HDL. Ela serve para tratar a doença de anorexia, azia, dispepsia, anemias, problemas renais e pulmonares em geral, problemas urinários, alivia cólicas intestinais, combate o mal hálito, vômitos, nevralgias, repele piolhos e serve para tratar artrite.

Recentemente, descobriu-se que ela é altamente eficaz na cura da malária. O extrato da losna é rica em uma substância chamada de artemisinina que reduz as células cancerígenas do pulmão em até 28% de eficácia.

Em combinação com ferro, esse percentual pula para 98%! Isso quer dizer que a planta só mata as células malignas, fortalecendo as debilitadas e mantendo a saúde das células boas. Esta combinação inclusive poderá tratar o câncer de próstata e de intestino.

Claro que estas conclusões ainda estão em estudo científico, mas nada impede que daqui há algum tempo já esteja disponível para tratamento de pacientes com esse tipo de câncer.

Receitas com Losna

Losna para cólicas menstruais

  • 30 Gramas de flores e folhas secas
  • 1 Litro de água fervente

Como fazer: Adiciona as folhas secas e folhas da losna na água fervente. Tampe e deixe descansando por 10 minutos.Coe e beba em jejum 1 xícara pela manhã nos 4 primeiros dias que antecedem a menstruação. Depois beba 3 xícaras a dia durante o período menstrual. Atenção: dose diária 200 ml.

Losna para problemas estomacais

  • 15 Gramas de folhas ou flores de losna
  • 01 Litro de água

Como fazer: Ferva a água. Desligue o fogo e acrescente a losna. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e tome de 2 à 4 xícaras por dia. Tome sempre após as refeições.

Losna como tônico circulatório

  • 02 Colheres de sopa de flores de losna
  • Meio litro de água

Como fazer: Coloque a água e a losna em uma panela. Deixe ferver por 1 minuto. Desligue o fogo e deixe descansando por 15 minutos. Coe e tome 2 xícaras de chá ao dia; uma ao levantar e outra ao deitar.

Losna como calmante e antiespasmódico

  • 01 Colher de sopa de raízes de losna
  • Meio litro de água

Como fazer: Coloque a água em uma panela e adicione a água. Deixe fervendo por 15 minutos. Tome meia xícara 4 x ao dia.

Contra indicações e Efeitos colaterais

A losna não é recomendada para gestante pois provoca contrações uterinas, podendo causar aborto. Mulheres em período de amamentação podem ter sua produção de leite prejudicada. Pessoas com problemas de pressão alta, pessoas que sofrem com episódios de epilepsia e crianças abaixo de 12 anos de idade, não podem consumir a losna.

A losna se consumida por tempo prolongado pode causar, delírios, convulsões, tremores e tonturas. Sua combinação com álcool pode causar dependência e problemas neurológicos permanentes.

Receitas e Naturais em seu email