Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Linhaça – Propriedades Medicinais

A linhaça é a a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária, sendo consumida com casca e dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9. Além disso, o óleo de linhaça é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação. Outros usos do óleo de linhaça incluem a fabricação de linóleo e a diluição de tintas a óleo para pinturas de telas.

Os relatos mais antigos da semente da linhaça são datados de 5000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. Foram até encontrados desenhos da semente em tumbas faraónicas, o que comprova o uso desta herbácea desde a antiguidade. Mesmo sendo originária da Ásia, seus benefícios foram difundidos pelo mundo todo, e seu consumo é muito comum na América do Norte e em países europeus.

Linhaça dourada e marrom: Existem dois tipos de linhaça: a dourada e a marrom. A dourada é encontrada em regiões com clima frio; tem casca mais fina e seu sabor é suave, mas por ser importada, é bem mais cara. A linhaça marrom é a mais encontrada aqui no Brasil. Seu sabor é mais forte e amargo.

Benefícios da Linhaça

A linhaça é considerada um alimento funcional. Essa denominação é dada para alimentos que não apenas nutrem mais que também exercem um importante papel para o bom funcionamento do nosso organismo.

A semente da linhaça também contém fibras, proteínas, mineiras e as vitaminas do complexo B, C, E além dos ácidos graxos já citados no início desse artigo, o ômega 3 e 6 que equilibram o triglicérides, o colesterol e evitam doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico, prevenindo vários tipos de câncer e equilibra a taxa de açúcar no sangue.

Aliada a uma dieta saudável e exercícios físicos, a linhaça ajuda a emagrecer. Isso devido ao alto índice de fibras que torna a liberação de glicose no sangue mais lenta e isso evita o acúmulo de gordura e prolonga a sensação de saciedade, além de melhorar o funcionamento do intestino eliminando de forma mais eficaz a gordura e toxinas do nosso corpo.

A linhaça equilibra os níveis de colesterol e açúcar no sangue

Para consumir a linhaça o ideal é triturá-la em um processador ou em liquidificador e consumir no máximo por 24 horas, à partir daí, perde sua eficácia. Devem ser triturados porque os grãos são feitos de celulose, o que o intestino não digere bem.

Você pode acrescentar a linhaça em iogurtes, vitaminas, sucos ou com frutas. Ela também é usada para o preparo de sopas, quibe, molho pesto, feijão e também pode ser acrescentada em bolos e no lanche da tarde.

A linhaça alivia a TPM (tensão pré-menstrual) e previne o câncer de mama por ser rica em ácido alfa linolênico. Ela tem uma substância chamada lignana, que é um substituto do estrógeno, hormônio esse que na época da menopausa nosso organismo diminui sua produção, ou seja, a linhaça reduz os efeitos da menopausa.

A semente também previne a prisão de ventre por ser rica em fibras, reduz as inflamações no corpo por conter ômega 3; reduz o risco de AVC (acidente vascular cerebral) e ataques cardíacos. Os homens também são beneficiados com esse super alimento pois previne o câncer de próstata.

O oleo de linhaça

O óleo de linhaça é famoso por seus muitos benefícios. Ele tem nutrientes importantes para o nosso corpo como o ácido fólico, fósforo, vitaminas, manganês e cobre. Previne problemas neurológicos, doenças inflamatórias e auxilia em processos de cicatrização.

O óleo de linhaça promove saúde para o intestino porque lubrifica o cólon, agindo como um laxante que age de forma leve e natural. Ela também previne a artrite e reduz a eczma, um tipo de inflamação na pele devido à desidratação extrema, vermelhidão, coceira e descascamento da pele. Também fortalece unhas, ossos e dentes.

Para beleza: O óleo linhaça é excelente para tratamento antirrugas; também fortalece os cabelos, promovendo crescimento e hidrata o couro cabeludo. Você pode adicioná-lo no condicionador ou passar diretamente no couro cabeludo, fazendo massagens. Por conter ácidos graxos e vitaminas ele evita com eficácia a queda excessiva dos fios; elimina a caspa e escamação.

Combate a celulite: Conforme vamos envelhecendo, nosso organismo diminui a produção de colágeno, responsável pela saúde e elasticidade da nossa pele. Com isso as celulites são inevitáveis. Mas o óleo de linhaça combate essas inimigas das mulheres, recuperando a saúde da pele tornando menos visíveis e prevenindo esse efeito casca de laranja.

Propriedades

  • É digestiva,
    • laxante,
    • diuréticas,
    • resolutiva,
  • Indicada em casos de cólicas intestinais,
    • hemorroidas,
    • durante a TPM,
    • e menopausa,
  • Melhora o funcionamento do intestino,
    • a prisão de ventre,
  • Reduz o colesterol ruim

Contraindicações: A linhaça não pode ser consumida por mulheres grávidas pois pode causar partos prematuros. Também é contraindicada para pessoas que tenha doenças na vesícula biliar, pois pode causar contrações e pessoas que tenham colecistite.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email