Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Limão – Propriedades Medicinais

O limoeiro é uma árvore de pequeno porte que produz o limão (Citrus x Limon). É o tipo de fruto que tem em qualquer lugar do Brasil, é rico em água e seu gosto é muito cítrico. Ele é nativo da Ásia mas de adaptou muito bem aqui por causa do clima do nosso país.

No Brasil são comercializados mais comumente dois tipos de limão: o limão taiti de casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido, e o limão galego, que também é suculento, tem a casca mais fina que o taiti e sua cor pode ser verde-clara e amarelo-clara, geralmente é mais ácido.

O limão além de ser uma fruta indispensável em nossa cozinha por sua versatilidade e praticidade, tem propriedades medicinais excelentes para nosso benefício. Ele tem ação antibacteriana, antiviral, adstringente, antioxidante, anticancerígeno, antisséptico, antialérgico e tem poder cicatrizante.

Benefícios do Limão

Antibiótico: O limão tem o composto chamado flavonoide que tem ação anticancerígena e antioxidante. Um bom exemplo do poder curativo que o limão tem, vem de várias aldeias da África. Pesquisadores descobriram que a fruta é eficaz no combate a bactéria Vibrio cholera que causou uma epidemia de cólera naquele país e o limão foi incluído como alimento obrigatório na dieta alimentar dos moradores das aldeias.

Por ser rico em vitamina c, o limão é um antibiótico natural que estimula o fortalecimento do nosso sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e constipações. Uma dica: para aumentar o poder de cura dessas enfermidades, o ideal seria também consumir também suas sementes.

O limão é fonte de vitamina C

O limão é fonte de vitamina C

Anticancerígeno: Pesquisas descobertas recentemente, mostram que a casca do limão ajuda a eliminar toxinas do nosso corpo pela existência de substâncias como o flavonoide e limonóides. O extrato do limão atua destruindo as células cancerígenas existentes por exemplo, nos pulmões, colo do útero e mamas. E isso ocorre sem afetar as célula saudáveis.

E pasmem! Alguns estudos feitos na Europa, apontam que o limão seria mais efetivo que a quimioterapia convencional, por ser seguro, natural e saudável! Pacientes que consumiram limão 4 x por semana ou mais, mostraram um boa diminuição dos riscos do câncer.

Antiestresse e faz bem ao coração: O limão consegue trazer uma sensação calmantes e reduz a depressão e estresse mental. Por ser rico em  potássio ele auxilia pessoas que tem problemas cardíacos porque equilibra e controla a tensão arterial, que quando desregulada, causa náuseas e tonturas e também ajuda a combater a pressão alta.

A vitamina C combate os radicais livres que agem nas células das artérias e vasos sanguíneos, fazendo que tenha o acúmulo de colesterol. O limão é eficaz para prevenir a aterosclerose e doenças cardíacas em pessoas diabéticas e também equilibra os níveis de colesterol no sangue.

Evita pedra nos rins: O suco do limão protege os rins contra a formação de cálculos renais, conhecidos mais popularmente como pedras, ele evita a formação de cristais no rim que posteriormente se transformam nas temíveis pedras.

Diurético natural: O suco de limão por ser diurético evita infecções urinárias por aumenta a produção de urina e também elimina as bactérias que podem causar infecções.

É ótimo para problemas digestivos: O limão promove a regeneração dos tecidos inflamados da mucosa do estômago. Ele tem o poder de cicatrizar as úlceras estomacais pois destrói as bactérias e germes que agravam o problema. Também combate as fermentações no estômago que causam mal estar e náuseas e gases que são resultados de uma mastigação inadequada dos alimentos, açúcar, frituras e alimentos industrializados.

Auxilia na perda de peso: Devido a grande quantidade de pectina que possui, o que promove a sensação de saciedade. O suco do limão auxilia na perda de peso desde que também os exercícios físicos e um alimentação saudável façam parte do pacote de emagrecimento.

Receitas naturais com Limão

Para acidez e gastrite

  • Suco de 01 limão
  • Meio copo de água
  • Uma pitada de sal

Como fazer: Misture o sal e o limão com a água e tome em jejum pela manhã

Para indisposição estomacal ou indigestão

  • Suco de um limão
  • 01 Copo cheio de água morna
  • 01 Pitada de sal
  • 01 Pitada de pimenta do reino moída na hora

Como fazer: Misture todos os ingredientes e tome em seguida.

Dor de estômago

  • 75 gramas de orégano
  • 150 gramas de semente de erva-doce
  • 01 Colher de sobremesa de sal
  • 3 à 4 limões
  • Meio copo de água morna

Como fazer: Macere e moa os ingredientes até formar um pó fino. Junte o suco dos limões até obter uma massa. Cubra com um pedaço de pano de filó e deixe secando ao sol. Após a secagem, triture no liquidificador. Adicione este pó na água morna e tome após o almoço, jantar ou lanche. Guarde o pó em um frasco com tampa que também pode ser acrescentado em saladas.

Contra-indicações

Pessoas com sensibilidade ao ácido cítrico devem evitar o consumo do limão. Seu consumo exagerado e frequente pode ser prejudicial para os dentes, devido a sua acidez.

Receitas e Naturais em seu email