Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Grão de Bico – Propriedades Medicinais

O grão-de-bico (Cicer arietinum), também chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, é uma leguminosa da família das fabáceas, muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo.

Trata-se de uma planta herbácea, que mede entre 20 a 50 cm de altura, de flores brancas que desenvolvem uma bainha, em cujo interior se encontram entre 2 a 3 grãos no máximo. Os grãos de cor castanho-claro (ou também verde) são arredondados, tendo uma pequena “espora”. A sua periodicidade é anual.

 

Nomes Populares:

  • cabeça de carneiro,
  • café francês,
  • ervanço,
  • ervilha de galinha,
  • ervilha de bengala,
  • gravanço

Propriedades:

  • É afrodisíaco,
    • antiinflamatório,
    • diurético,
    • mineralizante,
    • nutritivo,
    • vitaminizante.
  • Auxilia em casos de desnutrição,
    • dores musculares,
    • em casos de infecção por fungos e inflamação

Outros benefícios

O grão de bico por ser rica em celulose, na parte de sua casca, ela estimula o bom funcionamento do intestino. Ele tem uma boa quantidade e fibras solúveis que ajuda nosso organismo a eliminar de maneira saudável, açúcar, gorduras e o colesterol ruim.

Esta leguminosa previne doenças vasculares tais como pressão e colesterol altos. Também é usado para tratar anemia. O grão-de-bico tem um aminoácido chamado triptofano que produz a serotonina que é responsável pela sensação de bem-estar, auto confiança e satisfação em nosso cérebro. Combate a depressão e problemas de sono.

Este grão também é indicado para ganho de massa musculcar por ser rico em ferro, amido e proteínas, combate com eficácia a hipertrofia muscular. Por conter proteínas e fibras ela aumenta a saciedade ajudando na perda de peso. Por fazer com a digestão fica mais lenta, o grão de bico contribui para equilibrar o nível de açúcar no sangue.

O grão de bico é rico em minerais e vitaminas que evitam diversas doenças

O grão de bico é rico em minerais e vitaminas que evitam diversas doenças

O grão tem vitaminas C e E, ácido fólico e antioxidantes que previnem vários tipos  de câncer. Alimentos que tem esses ítens, reduzem muito a possibilidade das células saudáveis sofrerem mutações e desenvolverem o câncer. ]E também por er saponinas, o grão de bico previne também o câncer de mama.

É otimo para mulheres grávidas pois o ácido fólico presente no grão de bico, impede a má formação do tubo neural do feto. Na fase menstrual, as mulheres perdem uma grande quantidade de ferro e o grão de bico ajuda a repor este nutriente no organismo.

O grão de bico tem vitamina K, fósforo e cálcio que fortalecem a estrutura dos nossos ossos, evitando contusões, fraturas e doenças ósseas como por exemplo a osteoporose. Ele também tem moibdênio, uma substância que funciona como um excelente desintoxicante.

É rico em magnésio, mineral responsável pela saúde do nosso sistema imunológico, sistema cardiovascular e produz enzimas e energia para o nosso corpo. Como substituto da carne vermelha, o grão de bico é a escolha ideal. O grão de bico possui fitoestrógenos que serve como repositor hormonal para as mulheres durante a menopausa.

Saúde para o coração

O grão de bico tem muito amido, que nosso organismo utiliza como fonte de energia. Ele é pobre em água e gorduras e possui o ômega 3 e 6 que diminuem o índice de gordura no sangue e previne doenças circulatórias e coronárias. Previne doenças cardiovasculares como por exemplo AVC e infartos e equilibra as taxas de colesterol.

O grão possui fibras que são solúveis em água que diminui a absorção de colesterol, gordura e açúcar o que ajuda no bom funcionamento do coração. A farinha de grão de bico também é muito usada na culinária, serve para quem quer mudar um pouco da habitual farinha de trigo ou alérgico e tolerante ao glúten.

O grão de bico também é utilizado para a beleza. Ele serve como esfoliante natural, para tratar pele seca e descamada, e para manchas e cicatrizes de acnes. Ele também melhora o humor e seu efeito é igual ao do chocolate com a vantagem de ser bem mais saudável.

Curiosidade: o grão de bico é usado para fazer o homus, um patê árabe que pode se consumida como entrada de uma refeição ou de sobremesa.

Contra-indicações

O consumo de grão de bico em excesso pode causar dores de estômago e gases. Deve ser evitado por pessoas alérgicas ao grão. Também não deve ser consumido por pessoas que tenham problemas renais.

 

 

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email