Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Espinafre – Propriedades Medicinais

O Espinafre (Spinacia oleracea) é uma erva rasteira originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das amarantáceas, cujas folhas são comestíveis. É uma planta anual (raramente bianual), que cresce até cerca de 30 cm de altura. O espinafre pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas.

As folhas são alternadas, simples, de ovaladas a triangulares na base, muito variáveis em tamanho, desde 2–30 cm de extensão e 1–15 cm de largura, com folhas maiores na base da planta e menores no topo. No Brasil, espinafre é o nome popular da planta Tetragonia (Aizoaceae), parecida ao verdadeiro espinafre, mas pertence a uma outra família botânica.

Benefícios do Espinafre

O espinafre tem sabor alcalino e rico em nutrientes como vitamina A e vitaminas do complexo B e sais minerais como o cálcio. ferro e fósforo. A cor verde escura das suas folhas demonstra altos níveis de clorofila e carotenóides como o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína que possuem propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas e dão saúde para os olhos.

A hortaliça aumenta a capacidade do organismo de restaurar as energias, aumenta a vitalidade e melhora a qualidade do sangue. Por ter mínimas quantidades de gordura e calorias, auxilia na perda de peso. O espinafre tem fibras que ajudam na digestão, previnem a constipação e equilibra os níveis de açúcar no sangue.

O espinafre tem flavonoides que é um fito nutriente anticancerígeno. Ele desacelera a divisão celular que ocasiona o câncer de estômago e de pele, também é eficaz contra o câncer de próstata.

O espinafre tonifica os músculos e renova as energias

O espinafre também tem muito ferro e folato. O ferro previne a anemia e o folato ajuda na criação de glóbulos vermelhos e o ferro também ajuda a transportar o oxigênio que combate a queda de cabelos.

O nitrato encontrado na hortaliça, tonificam os músculos. O espinafre tem um antioxidante conhecido como ácido alfa-lipóico que reduz os níveis de açúcar no sangue, aumenta a sensibilidade à insulina e impede alterações oxidativas que são induzidas pelo estresse em pacientes com diabetes. Segundo pesquisas, este ácido tem diminuído a lesão nos nervos ocasionado pela glicemia elevada em diabéticos.

A clorofila presente no espinafre age como um excelente protetor contra o câncer. Por ser rico em betacaroteno, o espinafre combate com eficácia a asma. A hortaliça também traz saúde para a pele, deixando-a radiante por ser rico em vitamina A e C.

Devido ao seu alto teor de potássio, o espinafre anula os efeitos nocivos de sódio no organismo, equilibrando a pressão arterial e também tem nutrientes que ajudam a combater o estresse e a ansiedade. O espinafre também mantém o corpo em estado de relaxamento por conter magnésio e zinco. Isso contribui para uma ótima qualidade de sono e acelera o processo de cura de doenças no organismo.

A hortaliça promove o bom funcionamento do cérebro, principalmente durante a velhice. O consumo diário de espinafre torna o cérebro jovem e ativo. O espinafre contém vitamina C, vitamina K e folato que auxilia na modulação da produção hormonal do nosso sistema nervoso. A vitamina K, em especial, torna o sistema nervoso saudável e melhora as funções do cérebro, facilitando a síntese de esfingolípidos, gordura crucial que compõe a mielina em torno dos nossos nervos. O espinafre é ótimo para corrigir problemas comportamentais e cognitivos.

O espinafre em alta concentração de lutepina que impede o espessamento das paredes das artérias, reduzindo o risco de ataque cardíacos e previne outras doenças do coração causadas pelo acúmulo de gordura na artérias como a aterosclerose. A hortaliça é rica em vitamina B que protege sua pele dos nocivos raios ultravioletas do sol que podem causar câncer de pele.

Ele também tem muitos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce destruindo os radicais livres responsáveis pelos danos na pele. Comer espinafre regularmente, rejuvenesce e retarda a degeneração da pele causada pela idade.

O espinafre contém violaxantina e neoxantina que funcionam como ant-inflamatórios que previnem inflamações e amenizam quadros de osteoporose, dor de cabeça, enxaqueca e artrite. Também contém a vitamina K que ajuda na síntese de osteocalcia, proteína essencial para força e densidade dos ossos serem mantidas.

A hortaliça é uma ótima alternativa aos produtos lácteos, pois é um excelente substituo para o cálcio, evitando assim a ocorrência de osteoporose; o espinafre ajuda na construção dos tecidos musculares. A vitamina A presente no espinafre, faz a proteção e o fortalecimento dos pontos de entrada do corpo humano, como membranas mucosas, aparelho respiratório, urinário e intestinal.

O espinafre também auxilia os glóbulos brancos a combaterem infecções. Um copo de espinafre fornece 337% do valor diário recomendado de vitamina A. É excelente para mulheres em período menstrual, crianças e adolescentes em crescimento, fase onde o ferro é super importante.

Propriedades:

  • É diurético,
    • laxante,
    • tônico,
    • rico em ferro,
  • Muito indicado em casos de anemia
Receitas e Naturais em seu email