Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Para que Serve a Erva Mate? Conheça as Propriedades Medicinais e Benefícios

erva-mate, registrada cientificamente pelo nome de Ilex paraguariensis é uma árvore da família das aquifoliáceas. Originada na região subtropical da América do Sul, a planta está presente no sul e centro oeste do Brasil, com incidências também registradas no norte da Argentina, Paraguai. Chile e Uruguai.

Desde as nações indígenas, Guarani e Quíchua, que a erva é consumida por meio da infusões das folhas em água fervente.  É o famoso chá mate que nessa versão pode ser consumido quente ou gelado. Outra maneira de preparo, que também aceita a duas temperaturas é o chimarrão e o tereré (leia-se tererê), muito famoso, principalmente nos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em todos os casos, ao consumir a bebida deve-se levar em consideração os benefícios das suas propriedades medicinais. Ao combater o colesterol ruim (LDL) e estimular o aumento do colesterol bom (HDL), a erva atua na potencialização do efeito das medicações utilizadas para diminuir o colesterol, as chamadas estatinas.

Outra façanha conhecida popularmente é a ação estimulante, que inibe o consumo exacerbado de alimentos – auxiliando no processo de emagrecimento ao promover o aumento da sensação de saciedade. A erva- mate também é benéfica no combate da constipação intestinal, garantindo o sucesso do processo final de digestão.

A erva-mate possui compostos fenólicos, que ajudam na manutenção de nossas células, atuando como um protetor as células do organismo no combate ao envelhecimento celular. A erva também é fonte das vitaminas A, B1, B2, C e E que estimulam a função cerebral.

Além de ser benéfica aos sistemas cardiovascular e respiratório – atuando na diminuição da taxa de glicose e melhorando a circulação do sangue. A erva-mate possui os minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.

Os bioativos da erva-mate, também, ajudam a proteger as células do organismo sendo muito eficaz no tratamento da gripe e de resfriados. A planta também é eficiente no tratamento de depressão nervosa e para o aumento do libido.

Apenda a preparar a Erva-Mate

Erva Mate

Erva Mate e suas propriedades medicinais

Chá de erva-mate: Colocar 2 colheres de sopa da erva-mate em uma xícara, adicione água (quase em ponto de fervura). Tome uma xícara antes do café da manhã, outra no almoço e outra no jantar.

Chimarrão: Colocar a erva-mate na cuia e adicionar água em ponto de ebulição. Beber sempre que sentir vontade.

Tereré: Colocar a erva mate na cuia e adicionar água fria. Beber sempre que sentir vontade.

Contraindicação

Apesar de muito benéfica para várias atividades do metabolismo humano, a erva-mate tem um alto teor de cafeína em sua composição. Olhando para o lado positivo, ela inibe o cansaço físico e mental; aumentando a resistência muscular e reduzindo a sensação de fadiga. A cafeína, no entanto, afeta negativamente o processo gestacional, por aumentar o ritmo cardíaco e acelerar o metabolismo da mãe e do bebê, se consumido em alta quantidade, por isso, não é recomendado o consumo da erva-mate durante a gravidez.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email