Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Saiba os Benefícios da Erva Baleeira e como usar

A erva baleeira (Cordia verbenacea), pertence a família Boraginaceaa, e é conhecida popularmente como cordia, caatinga-de-barão, pimenteira, erva-de-baleeira, maria-milagrosa e pelos sinônimos botânicos varronia curasavica e cordia curassavica.

Ela tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, anti-fúngica e antisséptica. Suas folhas têm substâncias químicas chamadas de naftoquinonas, que possuem propriedades antifúngicas. O vegetal também possui a artemenina, um flavonoide com efeito hipotensor que combate inflamações. Pode combater a cândida, doença provocada por fungos, e também elimina larvas do mosquito que transmitem a febre amarela.

Estudos mostraram que a ação do alfa-humuleno presente na erva baleeira é o mesmo mecanismo usado por anti-inflamatórios e analgésicos produzidos pela indústria farmacêutica, como por exemplo o diclofenaco. Até então, não se descobriu efeitos colaterais causados pelo uso da erva.

Como podemos utilizar a Erva Baleeira

O chá da erva baleeira age como diurético, indicado para infecções no aparelho urinário, quando há dificuldades de micção e pedra nos rins. O chá estimula a produção de urina, limpando as vias urinárias e prevenindo e combatendo infecções com seu alto poder anti-inflamatório.

Também trata problemas de reumatismos, dores articulares, artrites, fibromialgia, hérnia na coluna cervical, osteofitose, LER (lesão por esforço repetitivo), bursite, dores ciáticas e vários tipos de tendinites.

A erva baleeira é um poderoso anti-inflamatório natural

Para fazer o chá, precisará apenas de:

  • 1 colher de sopa de erva baleeira picada
  • 1 litro de água.

No preparo, é necessário ferver a água e colocar as folhas picadas em um recipiente de inox, vidro ou esmaltado com tampa. Quando a água estiver fervendo, coloque-a no mesmo recipiente.Tampe e deixe descansando por 100 minutos. É recomendado coar e beber de duas a três vezes ao dia, e que a última ingestão seja feita logo antes de dormir.

O óleo de erva baleeira é excelente e eficaz para massagens em membros do corpo que são afetados por reumatismos, artrites e outros tipos de inflamações, e também alivia dores com sua ação analgésica. O preparo serve também para dores musculares, entorses e fraturas.

Além de ações medicinais, o óleo auxilia na perda de peso, pois ele reduz o hormônio orexina, estimulante da fome, e promove a sensação de saciedade, inibindo o apetite sem agir no sistema nervoso central do nosso organismo. O aroma do óleo é forte e resinoso, lembrando muito o alecrim e a copaíba.

Pode-se ser realizada massagem apenas com óleo de erva baleeira. Para essa massagem é necessário ter uma base vegetal para você friccionar junto com o óleo na área afetada. Esta base pode ser óleo de girassol, amêndoas ou semente de uvas. Coloque uma pequena porção de base vegetal em um recipiente e adicione de 10 à 60 gotas de óleo de erva baleeira. Na sequência massageie por alguns minutos e deixe secar naturalmente.

Além disso, massagem de óleo de erva de baleeira combinada com argila medicinal é ótima para artrose, atrites e todo tipo de inflamação. Pode-se realizar geoterapia com o óleo. Para isso, é necessário:

  • Uma porção de água filtrada
  • 01 Sachê de argila medicinal verde
  • 03 Gotas de óleo essencial de erva baleeira

Para a realização da geoterapia, misture a argila, o óleo de erva baleeira e a água em um recipiente ate formar um pasta homogênea. Limpe bem o local da enfermidade. Aplique na região afetada e deixe agir por 20 minutos. Vá tirando a argila com água corrente e massageando e esfoliando a pele. Termine a geoterapia aplicando um hidratante.

Deve-se atentar para que o preparo da pasta não seja feito em recipientes de metal ou alumínio para não perder as propriedades da argila.Não é recomendado para gestantes, mulheres em período de amamentação e crianças.

Banhos com óleo de erva baleeira, escalda-pés e banho de assento. Estes são ótimas alternativas para a utilização da erva.

É necessário adicionar de 5 à 10 gotas de óleo essencial em uma banheira cheia de água morna. Se tiver pele sensível, adicione também uma base vegetal para evitar alergias. Para banho de assento e escalda pés é o mesmo procedimento: pegue uma bacia ou outro recipiente, coloque água morna  e adicione de 3 à 5 gotas do óleo de erva baleeira.

Pomada caseira de erva de baleeira. A erva baleeira combate várias bactérias e especial staphylococcus aureus, causa de várias doenças como o furúnculo, o terçol, a foliculite, a síndrome de pele escaldada, a mastite puerpal e a celulite. A pomada é um remédio essencial para as comunidades pesqueiras para combater dores musculares. Para fazê-la é necessário:

  •  01 Porção de óleo mineral
  • 01 Porção de folhas de erva baleeira
  • 01 Porção de parafina medicinal

Inicialmente, macere bem as folhas de erva de baleeira. Coloque em uma panela e adicione o óleo mineral. Mexa até ao ponto das folhas ficarem secas. Desligue o fogo e deixe esfriar. Depois coe o óleo e misture com a parafina medicinal. Lave a região do corpo afetada, e massageie com a pomada, no mínimo, 1 x ao dia. Conserve a moda na geladeira.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email