Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Cravo da Índia – Propriedades Medicinais

O cravo da Índia (Syzygium aromaticum), também conhecido como craveiro da Índia, é uma das especialistas mais conhecidas do mundo. A árvore é nativa das Ilhas Molucas, na Indonésia, mas atualmente está disseminada em várias regiões do planeta. Os principais locais de cultivação do Cravo da Índia da atualidade são: Ilhas Molucas, na Indonésia; Ilhas de Madagascar, na África e a Ilha de Granada, no Caribe.

Quando seco, o botão da flor do Cravo da Índia é utilizado como especiaria desde a antiguidade, sendo este um dos principais fatores a sua tão grande popularidade. Até onde se tem notícia, este botão é empregado na gastronomia e na fabricação de medicamentos desde o século XV.

O Cravo da Índia muitas vezes é conhecido por outros nomes, tais como:

  • Craveiro da Índia
  • Cravina de túnis
  • Cravo de cabecinha
  • Cravoária
  • Rosa da Índia

Veja neste artigo as principais propriedades medicinais do Cravo da Índia e seus benefícios mais importantes para a saúde humana. Boa leitura!

Propriedades medicinais do Cravo da Índia

Cravo da Índia

Cravo da Índia

Parte do sucesso popular do Cravo da Índia é resultado da imensa quantidade de propriedades medicinais e benéficas presentes na especiaria. As suas principais ações do Cravo da Índia são:

  • Antisséptico
  • Aromático
  • Cicatrizante
  • Antifúngico
  • Antibacteriano
  • Antioxidante
  • Analgésico
  • Anti-inflamatório
  • Expectorante

Com essa quantidade significativa de propriedades medicinais, o Cravo da Índia está entre as substância naturais mais cobiçadas em todo o mundo. Veja aqui os principais benefícios ofertados por esta especiaria.

Benefícios do Cravo da Índia

O óleo do Cravo da Índia combate gases estomacais e inchaços, de forma que a especiaria é amplamente utilizada para eliminação adequada de alimentos e toxinas.

O Cravo da Índia também é eficaz no combate a problemas associados ao sistema digestivo, tais como:

  • Náuseas
  • Soluços
  • Enjôo
  • Vômitos

Veja outros benefícios do Cravo da Índia para a saúde humana.

Saúde bucal

Em algumas regiões, o Cravo da Índia é difundido como uma das melhores alternativas naturais para manutenção da saúde bucal, reduzindo significativamente dores de dente e nas gengivas, além de manter o bom hálito por período prolongado. Esses são os principais motivos associados a grande quantidade de pastas dentais que contam com o Cravo da Índia em sua fórmula.

Circulação sanguínea

O óleo extraído da especiaria melhora o fluxo sanguíneo e, consequentemente, atua indiretamente em todo o organismo. Com a circulação do sangue adequada, problemas de machucados e marcas roxas ou pretas de pele costumam desaparecer mais rapidamente, além de reduzir a dor causada pelos hematomas.

O Cravo da Índia também auxilia na nutrição da pele e no fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que gera a purificação do sangue.

Gripes e resfriados

O chá com Cravo da Índia possui forte ação expectorante, o que é ótimo para aqueles que estão com sintomas de gripe ou resfriados.

O consumo da bebida quente faz com que o muco preso na garganta e no esôfago solte-se mais facilmente, o que auxilia na melhora de um dos sintomas mais chatos e incômodos dessas doenças. Além disso, o chá com Cravo da Índia auxilia no combate a inflamação na garganta.

A função expectorante do Cravo da Índia faz dessa especiaria um excelente aliado para aqueles que sofrem com tosse. É possível consumir chás com a planta medicinal até que a tosse seja aliviada.

Esses são os principais motivos de existir tantos chás prontos e pastilhas para gripe com Cravo da Índia na sua composição química.

Cuidados com a pele

Máscara para pele com Cravo da Índia

Máscara para pele com Cravo da Índia

O Cravo da Índia possui um antisséptico bastante interessante chamado eugenol. O eugenol auxilia no processo de secagem e consequente eliminação de acnes e suas marcas, que costumam permanecer na pele.

A utilização da especiaria nos cuidados estéticos também proporcionam o melhor equilíbrio da pele. Estudo publicado em 2011 pela USP demonstrou que a utilização de Cravo da Índia evita o surgimento precoce de rugas e marcas de expressão.

Problemas musculares

A especiaria também atua na redução de espasmos musculares e alivia o músculo no caso de cãibras.

É altamente recomendado consumir regularmente alimentos que combatam a cãibra, a fim do problema ser cada vez menos frequente. Uma das frutas mais poderosas nessa batalha é a banana. Nesse sentido, é possível misturar o Cravo da Índia com a fruta amassada e comer no café da manhã, ou como sobremesa. Além de saboroso e saudável, os resultados a longo prazo para a saúde muscular são muito interessantes.

Atenção mulheres: Relação entre o Cravo da Índia e o período menstrual

O público feminino pode se beneficiar ainda mais com essa especiaria. O Cravo da Índia é muito eficaz para controle do fluxo menstrual. Em algumas regiões da África, da Ásia e do oeste europeu as mulheres com fluxo muito acentuado durante a menstruação fazem uso de chás com Cravo da Índia para reduzir o volume do fluxo menstrual.

Algumas comunidades também utilizando a especiaria para combater dores advindas da cólica menstrual. Apesar dessa ação não possuir comprovação científica, muitas mulheres afirmam que somente o chá com Cravo da Índia é capaz de reduzir suas dores menstruais.

Outros benefícios do Cravo da Índia

A lista de benefícios dessa incrível especiaria não termina por aí. Veja outros benefícios do Cravo da Índia para a sua saúde:

  • Alívio de dores de cabeça e enxaquecas
  • Combate da candidíase oral
  • Redução da febre
  • Aceleração do metabolismo
  • Queima rápida de gordura
  • Remédio caseiro para infecções, queimaduras e feridas

Contraindicações

Gestantes devem evitar a especiaria, uma vez que a mesma provoca contrações musculares no útero e, consequentemente, pode gerar abortos acidentais.

A utilização do óleo do Cravo da Índia em excesso pode causar irritação na pele e o consumo excessivo da especiaria pode irritar a mucosa da boca. Por estes motivos, chás, refeições e produtos artesanais realizados com o Cravo da Índia devem ser consumidos em pequenas doses e, preferencialmente, em baixa frequência.

Apesar de não existir nenhuma contraindicação específica, idosos, lactantes e crianças pequenas devem evitar incluir na dieta qualquer ingrediente sem a recomendação médica ou nutricional adequada.

Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença e podem te proteger de diversos problemas incômodos. O que achou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email