Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Couve – Propriedades Medicinais e Benefícios

Couve é o nome vulgar, genérico, das diversas variedades cultivares da espécie Brassica oleracea L., da família das Brassicaceae. É uma planta que veio para o Brasil com a influência portuguesa, e, hoje em dia é muito utilizada como verdura na cozinha, para sopas e conservas, entre outros acompanhamentos.

Além de ser uma verdura fácil de achar e barata, com diversas utilizações culinárias, a couve também é conhecida pelo seu rico valor nutricional. Possui uma combinação forte de minerais e vitaminas, e costuma ser recomendada por diversos nutricionistas, tanto no dia-a-dia quanto em dietas para casos clínicos. Por isso, não devemos ver esta planta apenas como um mero acompanhamento dos nossos pratos, e sim como um alimento que pode ser protagonista na nossa nutrição. Hoje, iremos mostrar alguns benefícios da couve, fique ligado!

Propriedades Medicinais e benefícios

A couve é uma planta de característica cicatrizante e fortalecedora, muito indicada para crianças em fase de crescimento e idosos. Ademais, pode auxiliar no tratamento de artrite, asma, bronquite, catarros, cólicas e reumatismo. Também, melhora a prisão de ventre e acaba com os vermes presentes em nosso estômago e intestino. Muitas das propriedades citadas acima vêm da presença de glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante, o que estimula nosso organismo a eliminar substâncias maléficas, o que pode se estender ate mesmo para as cancerígenas.

Além de possuir altos níveis de cálcio e magnésio, três e nove vezes mais do que presente no leite da vaca, respectivamente, a couve contribui para a absorção de outros nutrientes, provenientes dos demais alimentos presentes em sua refeição.

A couve tem excelentes antioxidantes que fortalecem os ossos

As folhas verdes são uma rica fonte de cálcio, livres de gordura. E em sua maioria, possuem vitamina A na forma de betacaroteno, substância essa que previne doenças cardíacas, câncer, catarata e também previne o envelhecimento precoce. A vitamina A promove a manutenção do bom funcionamento do nosso sistema imunológico, e a vitamina C é um excelente antioxidante. A vitamina A também proporciona muita saúde para nossa pele e cabelos. Esta vitamina é essencial para a produção do sebo que mantém nossas células hidratadas e para a renovação e crescimento dos tecidos corporais, principalmente da pele e cabelos.

Muitas das folhas contém uma boa quantidade de magnésio, como dito, e ácido fólico, importantes para manter a saúde do coração e dos ossos. O ácido fólico ajuda na produção de glóbulos vermelhos, nas funções do sistema nervoso cerebral e ajuda a reduzir o nível de homocisteína no sangue que ajuda a proteger os ossos de pessoas que sofram fraturas por conta da osteoporose.

A couve possui fito nutrientes que melhoram nossa saúde imunológica por sua ação anti-inflamatória, antibacteriana e antiviral. Essas propriedades tem também ação antioxidante que reparam as células. A couve tem em sua estrutura os fito nutrientes carotenoides chamados de luteína e alfa-lipóico.

A luteína age como um protetor da visão fazendo a prevenção da degeneração das células que causam a catarata macular proveniente da idade. O ácido alfa-lipóico é outro antioxidante presente na verdura que auxilia na regeneração das vitaminas C e E em nosso organismo.

A couve é considerada uma das verdura que tem a maior capacidade de redução do colesterol ruim de todos os vegetais da sua categoria. Pesquisas recentes mostraram que  couve preparada no vapor supera a mostarda, o brócolis, a couve de bruxelas, o repolho e a couve-flor em capacidade de fazer a ligação de ácidos biliares no tubo digestivo.

Quando esta ligação acontece, isto torna mais fácil o trabalho do organismo fazer a excreção do alimento. Os ácidos biliares são feitos à partir de colesterol, o efeito desta ligadura e a sua excreção resulta no equilíbrio de níveis saudáveis de colesterol no sangue.

Pesquisas confirmam que consumir muito vegetais crucíferos, onde a couve se encaixa perfeitamente, diminui o risco do organismo desenvolve câncer de pulmão e câncer colorretal e de próstata. Os vegetais crucíferos possui enxofre, que é conhecido como glucosinolato. Esta substância tem a capacidade de impedir a proliferação destes tipos de câncer em diferentes estágios de desenvolvimento.

Estudos recentes já demonstraram eficácia da couve em prevenir câncer de pâncreas, pele e esôfago. Tanto a couve como outros vegetais, tem níveis elevadíssimos de clorofila que servem para bloquear os efeitos cancerígenos.

Pacientes com diabetes do tipo 1 que consomem alimentos ricos em fibras, tem os níveis mais baixos de açúcar no sangue do que as demais pessoas. A couve também beneficia pessoas com diabetes tipo 2, melhorando os níveis de insulina e lipídios no sangue. É bom frisar que os estudos realizados com couve foram feitos de forma intravenosa e não oral.

As fibras existentes na couve ajudam a manter o bom nível de água no intestino, prevenindo a constipação e regulando saudavelmente o bom funcionamento o órgão.  O sulforafano, um fitoquímico existente na couve ajuda a proteger o estômago, impedindo o crescimento em excesso da bactéria Helicobacter pylori que pode infeccionar as paredes do estômago causando gastrite e úlcera estomacal.

Gostou de todos os benefícios que a couve pode oferecer? Comente aqui embaixo se você conhece alguma receita deliciosa com esta hortaliça!

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email