Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Copaiba – Propriedades Medicinais

A copaíba (Copaifera langsdorffii) é uma árvore frondosa, nativa da Amazônia, também conhecida como copaíba, copaína-verdadeira ou bálsamo-de-copaíba e sua expectativa de vida é de 400 anos! Ela tem ação cicatrizante, anti-inflamatória, antisséptica, antimicrobiana, diurética, hipotensora, analgésica, anti-estresse e laxante.

A copaíba é usada para curar problemas de pele como inflamações, erupções cutâneas, micoses, pano branco e eczema. É eficaz para tratar gripes e resfriados, bronquite, excesso de secreção, tosse, infecções do sistema urinário, caspa, úlceras estomacais, prisão de ventre, hemorroidas, artrite e caspa.

O óleo de copaíba

O óleo da copaíba é extraído do tronco da árvore e usado há milênios pelos povos indígenas da Amazônia.  É chamado de óleo da vida pelos benefícios que oferece. Sua nomenclatura correta é óleo resina por ser feito de ácidos resinosos e compostos voláteis. Ele é o resultado da desintoxicação da copaíba que funciona como defesa contra bactérias, fungos e animais.

Antigamente a extração do óleo era feito com o corte do tronco, o que proporcionava uma quantidade grande do líquido precioso, mas devido a consequência do desmatamento, essa prática foi proibida e hoje a retirada é feita de maneira menos agressiva, consiste na utilização de trado, um instrumento de aço em forma de espiral que perfura o tronco.

Existem muitos óleos de copaíba, a diferença está na concentração dos princípios ativos da substância. O tipo de solo e a umidade que o local onde ela está plantada é que determina seu desenvolvimento e suas propriedades medicinais. A melhor qualidade de copaíba para consumo é a copaífera multijuga.

A copaíba contém o óleo com inúmeros benefícios para a nossa saúde

A copaíba contém o óleo com inúmeros benefícios para a nossa saúde

Ação do óleo de copaíba em nosso organismo

No sistema digestivo, o óleo promove um melhor andamento do processo digestivo, eliminando as toxinas. Ele facilita a digestão e traz uma boa melhora para quem sofre de gastrite e úlcera, impedindo a formação de gases. No sistema intestinal combate com eficácia a prisão de ventre.

No sistema urinário o óleo de copaíba faz a limpeza da uretra, combate o aparecimento de cálculos renais e previne infecções urinárias. No sistema circulatório ele limpa os vasos sanguíneos, limpa e faz a obstrução. Desta forma previne e ameniza varizes. Também impede episódios de ataques cardíacos e equilibra os níveis de colesterol e triglicérides.

No sistema respiratória, o óleo de copaíba é um poderoso expectorante que auxilia com eficácia no tratamento da bronquite, pneumonia, asma, pigarros, rinite e sinusite pois faz a desobstrução dos pulmões.

Já no sistema glandular, o óleo limpa e dá saúde ao útero, ovários e trompas; também ajuda na eliminação de cistos e miomas. O óleo de copaíba é considerado um estimulante para gravidez já que contribui para a manutenção do sistema uterino pois interfere consideravelmente na produção e liberação de hormônios.

Uma receita para ajudar no processo de gravidez é tomar 2 gotas de óleo de copaíba diluídas em água, diariamente pela manhã e antes de dormir.

No sistema nervoso, a substância age como um antidepressivo natural pois minimiza a depressão, o estresse, a ansiedade e a insônia, funciona como escudo de proteção contra toxinas.

O óleo fortalece os ossos, evitando uma possível osteoporose, enrijece os tendões e músculos do nosso corpo, combate e elimina dores articulares, artrose, artrite, dor nos ossos e dores musculares. É considerado o mais poderoso antibiótico natural que existe. Por ser anti-inflamatório, combate e elimina inflamações e fortalece as defesas naturais do nosso organismo.

Óleo de copaíba para beleza e forma de uso

Para pele envelhecida ser hidratada e recuperar o vigor use 20 gotas do óleo em 100 gramas do creme de rosto que você costuma usar. Para eliminar espinhas coloque duas gotas do óleo de copaíba em um cotonete e aplique direto na área afetada.

Para eliminar com vaporização facial, coloque 5 gotas do óleo em 1 litro de água fervente. Feche os olhos e deixe o vapor chegar até seu rosto, deixe agir por 5 minutos e em seguida lave o rosto com água fria para fechar os poros.

Para revitalizar cabelo opacos, dilua 30 gotas do óleo de copaíba em 60 ml de óleo de argan. Faça a aplicação desde o couro cabeludo até as pontas dos cabelos. Enxague e lave normalmente com shampoo neutro.

Para queda de cabelo, pegue um punhado de shampoo e adicione 1 gota do óleo e lave normalmente. Também tem a opção de diluir 20 gotas do óleo de copaíba em 100 ml de água. borrife por todo o couro cabeludo e deixe secar naturalmente.

Para equilibrar a pele oleosa, pingue 3 gotas do óleo de copaíba em 1 colher de sopa de argila verde. Misture um pouco de água até formar uma pasta. Aplique no rosto e deixe agindo por 20 minutos. Na sequência, enxague com água fria.

Contra-indicações

Para o uso de óleo de copaíba deve haver cautela já que também possui substâncias tóxicas para o nosso organismo. É contra indicado para mulheres grávidas ou que estejam em processo de amamentação.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email