Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como fazer pomada e sabonete de barbatimão e quais o benefícios?

O barbatimão é uma planta extremamente eficaz no combate de muitas doenças e feridas causadas por estas, como as verrugas ocasionadas pelo HPV. Por isto, a Stryphnodendron barbatimam Mart., nome científico do barbatimão, tem sido utilizada para produzir chás, pomadas e sabonetes, que hoje em dia são comercializados até em redes de farmácias. Este vegetal muito comum em chás e banhos de assento, é espalhado em regiões diversas do Brasil.

Possui pequeno porte e se adapta nas mais variadas condições meteorológicas. Devido às suas propriedades farmacológicas, e a presença de duas substâncias importantes, o tanino e os flavonoides, o barbatimão apresenta ação oxidativa, cicatrizante, analgésica, coagulante e combate microorganismos estranhos ao nosso corpo.

Por isso, a pomada e o sabonete feitos de barbatimão são elementos que apresentam efeitos excepcionais. Neste post iremos falar mais sobre as doenças que podemos impugnar com o barbatimão e como confeccionar ou comprar os sabonetes e pomadas. Porém, é importante ressaltar que deve-se consultar seu médico para que ele autorize o uso de medicamentos a base de barbatimão, e que esses não devem ser utilizados em mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Para quais doenças os sabonetes e pomadas serão eficazes?

Eles demonstram ajudar no combate a Candida albicans, inflamações no útero e no ovário, hemorragias e verrugas vaginais. Assim, atualmente, o barbatimão tem sido muito utilizado para a manutenção da saúde da mulher, pois é comprovado que sua ação é extremamente eficaz no tratamento de males, como o HPV. Partes sensíveis, como a região vaginal, podem também receber o banho de assento. Porém, para o uso contínuo e diário, as pomadas a sabonetes são muito utilizados.

Além disso, o barbatimão também apresenta grande eficácia no tratamento de infecções, úlceras, hemorragias e inchaço na pele. Suas substâncias promovem o crescimento de vasos sanguíneos na região ferida, ocasionando um fluxo sanguíneo maior e incrementando o processo de cicatrização.

Muitos indivíduos também usam o barbatimão para diminuir acnes, furúnculos e cravos no rosto e outras regiões. Os sabonetes tem ação antifúngica, antibactericida e anti-inflamatória, deixando a pele mais limpa e macia, evitando também que tais inflamações deixem cicatrizes.

Como fazer a pomada e sabonete de barbatimão?

Os cremes e pomadas, além de serem encontrados em farmácias, podem ser feitos em casa.

O sabonete pode ser confeccionado de duas formas: em barra ou líquido. Geralmente, os sólidos são utilizados para o tratamento diário do rosto e o líquido para uso íntimo. Contudo, ambos funcionam igualmente, divergem apenas na praticidade de serem utilizados. Ademais, o sabonete sólido tem maior durabilidade. Abaixo você irá conferir como realizar as receitas e produzir seu sabonete e pomada de forma fácil.

Sabonete de barbatimão em barra: Deve-se fazer uma infusão com a casca do barbatimão, adicionando 200ml de água, e deixa-la pernoitar. Para a receita, utiliza-se, 100 gramas de sabão de coco artesanal, 1 sabonete bactericida, 1 colher de vinagre de maçã, 1 colher de bicabornato e óleo natural.

No dia seguinte, feita a infusão, é necessário esquenta-la e dissolver o sabão de coco nela, mexendo bem. Quando já dissolvido, adicione o sabonete bactericida e também realize o mesmo processo. Logo após, coloque cerca de 10 gotas do óleo natural. Este pode ser de qualquer tipo, porém é recomendado que usem o de copaíba, pois este vegetal também é um antibiótico e anti-inflamatório natural. Ademais, pode-se usar o óleo de hortelã, própolis ou outros.

Depois, assim que a mistura estiver encorpada, coloque o vinagre de maçã e o bicabornato. É importante que mexa bem para que tudo se integre e que fique cremoso. O ponto é semelhante ao de um doce, grosso e desgrudando da panela. Após, coloque na forma e espere um dia até que ele endureça.

Sabonete de barbatimão líquido: Para o sabonete líquido, é necessário utilizar 1 sabonete leve, típico para bebês, 2 colheres de sopa de casca de barbatimão e 400ml de água. Também é opcional adicionar erva doce, pois esta deixa um cheiro delicioso no sabonete. Com essa quantidade de ingredientes, o sabonete dura cerca de três meses.

Faça o chá do barbatimão, bem concentrado. Rale o sabonete e o coloque em um recipiente de vidro. Coe o chá do barbatimão neste mesmo recipiente, de modo que o sabonete dissolva e a consistência fique cremosa, e não gelatinosa. Se certifique, após algumas horas, que o sabonete líquido faça bastante espuma. Pode-se adicionar óleos essenciais e outras ervas que contribuam para a saúde íntima.

Pomada de barbatimão: Na confecção da pomada de barbatimão, deve-se utilizar 1 colher de sopa de casca de barbatimão em pó e 250 ml de óleo de coco. Essa pomada também pode ser incrementada com outros óleo para que fique mais benéfica, cremosa e hidrate bem a pele. Algumas sugestões são: óleos de copaíba, óleo do capim limão e até da bergamota.

Coloque o barbatimão em pó e o óleo de coco em uma panela, ligue o fogo baixo e misture durante 1 ou 2 minutos. Em seguida, quando o líquido estiver bem cremoso, o coe, caso tenha algum pedaço da casca visível, e espere esfriar. Depois, o armazene em um recipiente que seja de fácil uso.

Além de fazer o sabonete e pomada você mesmo, pode também ir em busca destes em farmácias, O preço da pomada varia de 30 a 50 reais, e se tornou muito comum nos comércios. Comumente, tem-se encontrado pomadas de barbatimão com melaleuca. A melaleuca é uma árvore nativa da Austrália e que é utilizada para os mesmos propósitos do barbatimão, pois tem propriedades medicinais semelhantes.

Já o sabonete possui preços mais baixos, e pode ser encontrado por até 8 reais. Vários produtores menores também comercializam o sabonete por um custo inferior, o que pode ser mais vantajoso. Algumas farmácias também oferecem kits do sabonete com a pomada, proporcionando o tratamento completo. Ademais, o saco de 200 gramas de casca de barbatimão pode ser encontrado por até 4 reais nos mercados populares.

Receitas e Naturais em seu email