Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Centella Asiática – Propriedades Medicinais

A centella asiática também é conhecida por nomes distintos como cairuçu asiático, codagem, pata de burro, pata de cavalo e Gotu kola é uma planta medicinal que tem vários benefícios para nossa saúde. Suas propriedades mais conhecidas são: anticelulítica, antidepressiva, é calmante, cicatrizante, depurativa, desintoxicante, diurética, antioxidante e anti-inflamatória.

Conforme estudos feitos sobre a planta, a centella asiática também diminui o nível alto dos hormônios do estresse, como o cortisol. Por ter ligação com os receptores de colecistoquinina que é também um hormônio, promove a estabilização da ansiedade, memória e apetite exagerado.

Ela é a queridinha de quem tem celulite, pois é uma poderosa aliada para o combate desse mal. Seu uso por seres humanos ultrapassa os 3.000 anos! É uma planta rasteira e considerada erva daninha tamanha a facilidade de sua reprodução. Ela se adapta bem em pequenos jardins e canteiros também.

Benefícios da Centella Asiatica

Celulite

A celulite é relacionada à fragilidade dos vasos sanguíneos, quando e o líquido em seu interior se extravasa e com isso aumenta a pressão dentro dos tecidos da pele, o que dificulta a drenagem linfática natural do corpo do excesso de líquido. Conforme o excesso de líquido vai se acumulando, as células tendem a se acumular em grupos e dificultam a volta do sangue para o coração.

Devido à isso, é diminuída a sintetização do colágeno e a reparação do tecido lesionado. E conforme o tempo vai passando, o acúmulo de colágeno forma uma trama fibrosa, depositada ao redor de nódulos de gorduras existentes sob a pele, isso é a tão temida celulite.

Você vai precisar de

  • Meia colher de chá de centella asiática
  • 1 Xícara de água

Como fazer o chá: Pegue uma panela e adicione todos os ingredientes e deixe ferver por 5 minutos aproximadamente. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e beba de 2 à 3 xícaras por dia. E para potencializar a eficiência do chá, pratique exercícios aeróbico, musculação  e uma alimentação pobre em gordura e carboidratos.

A centella asiática combate a celulite

Perder peso

O chá da centella asiática realmente emagrece. Os motivos são porque promove a redução de acúmulo de células de gordura, diminui a ansiedade, o que automaticamente reduz a vontade de comer e por ser diurética, estimula a eliminação de líquidos do nosso organismo, melhorando a função dos rins.

Além de conter a celulite, a centella asiática também combate outros tipos de micro inflamações da pele e contribui para o fígado fazer uma melhor desintoxicação, eliminando com mais eficácia as toxinas, incluindo os metais pesados.

Você vai precisar de

  • 1 Colher de sopa de centella asiática
  • 1 litro de água

Como fazer: Coloque a centella e a água em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Desligue de deixe tampado por 10 minutos. Após esse tempo, coe e guarde na geladeira. Tome pequenas porções durante o dia e evite tomar à noite.

Estimular a produção de colágeno para pele e cicatrização

O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso corpo, é a proteína com mais abundância em nosso organismo. Conforme os anos vão passando essa proteína vai diminuindo, o que causa rugas e a centella asiática incentiva o corpo a equilibrar a produção do colágeno. Além disso, a planta reduz o inchaço e deixa a pele firme e saudável.

A centella asiática tem a asiaticoside, esta substância estimula a produção do colágeno e os mucopolissacarídeos, importantes para a cicatrização; além disso também impede inflamações, evita queloides e cicatrizes, fazendo uma excelente cicatrização na área afetada.

Você vai precisar de

  • 1 Colher de sopa de erva de centella para cada meio litro de água

Como fazer: Coloque a água ferver em uma panela e adicione a centella.  Ferva por 2 minutos, tampe e deixe descansando por 10 minutos.

O chá de centella deve ser preparado na proporção de 1 colher de sopa da erva para cada 500 ml de água. Acrescente a planta na água já fervente e deixe por 2 minutos até que desligue o fogo. Em seguida, tampa-se a panela e deixa a mistura descansar por 10 minutos antes de beber. Tome de 2 à 3 xícaras por dia.

Concentração e cansaço

Para melhorar sua concentração e combater o cansaço físico e mental a centella asiática é muito eficaz. Veja esta tintura

Você vai precisar de

  • 200 gramas de centella asiática
  • 1 litro de vodka com 37,5% de álcool
  • 1 vidro escuro ou dosador contra-gotas

Como fazer: Coloque a centella asiática e a vodkca em um vidro escuro, feche bem e deixe em um local fresco e arejado, onde não tenha sol, por 2 semanas. Depois coe e filtre todo o conteúdo, pode ser em um filtro de papel; guarde novamente em um outro vidro escuro ou contra-gotas. A tintura é valida para uso por 6 meses.

Contra-indicações

Pessoas que sofrem de gastrite, úlcera, problemas no fígado e rins e que consomem bebidas alcoólicas, não podem consumir a centella asiática. Para grávidas ou mulheres que amamentam, também deve ser evitado o consumo. Em casos de cirurgias, o consumo deve ser evitado 2 semanas antes e duas semanas após o procedimento.

Receitas e Naturais em seu email