Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Cáscara Sagrada – Propriedades Medicinais

A cáscara sagrada (Rhamnus purshiana) é uma planta medicinal, originária da floresta de coníferas da região estadunidense conhecida como Oregon. Essa planta é amplamente utilizada na medicina popular por seus efeitos laxantes. Por esse motivo, aqueles que sofrem com prisão de ventre ou constipação intestinal podem se beneficiar das propriedades medicinais da cáscara sagrada.

O que muitos não sabem, é que esse não é o único benefício da planta. Veja aqui os benefícios e as propriedades medicinais da cáscara sagrada. Boa leitura!

Cáscara Sagrada

A cáscara sagrada é uma planta medicinal que estimula as secreções digestivas. Por esse motivo, a planta está entre os ingredientes mais comuns nos laxantes naturais. Alguns adeptos da medicina alternativa afirmam que a cáscara sagrada é a planta mais eficaz para limpeza do cólon.

Devido a sua atuação ser focada no intestino grosso, a cáscara sagrada é adequada para populações com saúde frágil, como os idosos.

A forma mais comum de administração dessa planta é na forma fluido. O fluido de cáscara sagrada é especialmente indicado para casos de constipação intestinal crônica, sendo mais eficaz que boa parte dos laxantes industriais.

Em alguns casos, a administração da cáscara sagrada pode ser combinado com outros ervas carminativas, como funcho ou erva-doce.
Assim como de costume, a cáscara sagrada pode ser conhecida por outras nomenclaturas. Veja os principais nomes populares dessa planta: Rhamnus, Casca-sagrada, Cascará-sagrado, Casca-de-chittem e Espinheiro.

Cáscara Sagrada

Cáscara Sagrada

Propriedades medicinais e benefícios da cáscara sagrada

Com muitas propriedades que vão para além da irritação do intestino grosso, o que auxilia na prisão de ventre, a cáscara sagrada é cheia de benefícios muitas vezes desconhecidos pela população.

Veja aqui os principais benefícios da cáscara sagrada e descubra tudo que você pode esperar dessa planta, se consumida corretamente.

  • Estimulante
  • Laxante
  • Diurética
  • Purgativa
  • Restabelece o fluxo menstrual
  • Combate hemorroidas
  • Antibiótico

Outros usos comuns da cáscara sagrada

Aqueles que sofrem com herpes podem se beneficiar com a cáscara sagrada, sendo essa planta muito utilizada na lavagem das regiões com lesão de herpes.

O consumo de cáscara sagrada aumenta a secreção da bílis da vesícula biliar. Por esse motivo, a planta é muito usada para prevenção e/ou tratamento de problemas de cálculo biliar.

Além disso, famílias que querem fazer suas crianças pararem de roer unhas podem aplicar a tintura da cáscara sagrada na ponta dos dedos de seus pequenos. Essa técnica é tradicionalmente utilizada pelas famílias que são adeptas da medicina alternativa e tem se mostrado mais eficiente que os esmaltes de pimenta e outros produtos industrializados que são comercializados com essa promessa.

Por que a cáscara sagrada auxilia na prisão de ventre e constipação intestinal?

A cáscara sagrada está entre as plantas mais comuns para aqueles que desejam tratar de forma natural problemas do trato digestivo, como prisão de ventre e constipação intestinal. Mas… Você sabe o que faz da cáscara sagrada uma alternativa tão interessante para esses casos?

A cáscara sagrada possui antraquinonas que irritam o intestino. Essa irritação faz com que o órgão se movimente mais e, consequentemente, auxilia no processo de digestão natural. Essas antraquinonas são transformadas em substâncias que agem sobre os nervos do intestino e, com isso, o consumo de cáscara sagrada auxilia na eliminação de fezes e soluciona problemas de constipação intestinal ou prisão de ventre sem necessidade de ingestão de laxantes invasivos ou industrializados.

A cáscara sagrada emagrece?

A cáscara sagrada auxilia na eliminação de substâncias inúteis ao corpo, devido as suas funções laxantes e reguladoras da digestão. Com a melhora gerada no fluxo de secreções do pâncreas, estômago e fígado, um dos efeitos secundários do consumo dessa planta é a redução no consumo de calorias e, por esse motivo, é correto afirmar que a cáscara sagrada pode promover a redução de medidas e de peso.

Além disso, a cáscara sagrada age no intestino humano como um antibiótico natural. Com isso, consumir essa planta auxilia na eliminação de parasitas gastrointestinais, como os vermes. Essa ação antibiótica da planta também pode gerar emagrecimento, em especial a longo prazo.

Propriedades medicinais e benefícios da cáscara sagrada

Propriedades medicinais e benefícios da cáscara sagrada

Contraindicações

 

Apesar de todos os benefícios e propriedades medicinais da cáscara sagrada, é necessário cuidado com o consumo excessivo da planta. Vale lembrar que o excesso de qualquer produto ou ingrediente é prejudicial, mesmo no caso de itens naturais. Nada em exagero faz bem.

Não é recomendado que a cáscara sagrada seja consumida diariamente. Isso porque seu consumo em excesso pode causar danos às terminações nervosas do intestino. O ideal é que seu consumo seja realizado esporadicamente.

Veja quais pessoas devem ficar longe da cáscara sagrada:

  • Gestantes: o consumo da planta pode ter efeito abortivo
  • Lactantes: a cáscara sagrada pode provocar cólica no bebê
  • Crianças menores de 5 anos de idade: toda criança com 5 anos ou menos não deve incluir nada na dieta sem recomendação pediátrica

O que achou do conteúdo? Já conhecia os benefícios dessa planta? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua opinião.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email