Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Camomila – Propriedades Medicinais

A camomila-vulgar, camomila, macela nobre ou camomila-alemã (Matricaria recutita) é uma planta da família Asteraceae. É uma planta com uso medicinal, cosmético, alimentar e em outras áreas.

Sua origem mais provável é a Europa e América do Norte, onde é muito comum nos jardins públicos. Sendo que as partes mais usadas são as flores e as folhas. Surpreende por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos.

Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.

Benefícios da Camomila

O chá de camomila reduz o risco de morte prematura em 29%, ela prolonga a vida. A camomila contém substâncias que protegem o estômago de vários distúrbios por seu efeito calmante. Ela também ajuda a combater a insônia. Também tem substâncias que acalma os nervos do corpo e os músculos.

O chá de camomila aumenta os níveis de glicina que está presente na urina. A glicina é um aminoácido que alivia espasmos musculares e dores. A camomila por seu efeito calmante e relaxante, alivia cólicas e dores menstruais.

A camomila combate células cancerígenas

Ela também ajuda na cura de gripes e resfriados e a infusão ajuda a liberar as via aéreas. A camomila aumenta a atividade das bactérias boas, estimulando assim o bom funcionamento do sistema imunológico. O óleo de camomila, segundo pesquisas, serve para aliviar dor de cabeça e enxaquecas.

Também funciona como um poderoso anti-inflamatório natural. A camomila equilibra os níveis de glicose no sangue em pessoas que tem diabetes tipo 2 e seu consumo ajuda a reduzir a probabilidade de pessoas adquirirem a doença. Ela também previne náuseas, diarreia, cãibras e inchaços.

A apigenina, composto presente na camomila, combate diversas células cancerígenas que podem desenvolver o câncer de mama, pele, útero, próstata e câncer no aparelho digestivo. Tudo isso graças ao seu poder antioxidante. O chá de camomila é riquíssimo na substância flavona, um antioxidante que equilibra a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue o que evita futuros problemas cardíacos.

A ostoporose é uma doença que provoca a perda da boa densidade os ossos, tornando-os fracos e mais propensos a fraturas. Nas mulheres essa condição é mais comum por causa do hormônio estrogênio. O chá de camomila tem efeitos antiestrogênio, evitando a osteoporose.

O chá aumenta a densidade óssea pois estimula os osteoblastos, células que atuam na construção e fortalecimento dos ossos. Os compostos fenólicos presentes na camomila, como descrito acima, fortalece o sistema imunológico evitando e eliminando infecções, alergias e outras doenças.

Ela alivia os sintomas de resfriados simples e também promove o alívio de dores de garganta em qualquer intensidade. A camomila combate reações alérgicas atuando como anti-histamínico natural. Além de melhorar a aparência do cabelo, a camomila deixa o fios mais fortes.

Sua ação anti-inflamatória alivia as irritações no couro cabeludo e elimina microrganismos como as caspas. A camomila também relaxa a mente e o corpo; ela aumenta os hormônio melatonina e serotonina que atuam regulando o humor e o sono, reduzindo o estresse e a ansiedade.

A camomila ajuda a parar uma crise de soluço. Ela acalma a respiração, fazendo que o diafragma volte ao estado normal de inspiração e expiração, diminuindo o soluço até parar. Por seu efeito calmante, a planta relaxa os nervos do corpo, evitando crises de hemorroida e alivia o desconforto.

A camomila tem ação antiespasmódica, ela ajuda no tratamento do espasmo muscular, uma contração involuntária dos músculos e evita novo episódios. Ela também ajuda no tratamento da síndrome do intestino irritável.

Propriedades

  • É adstringente,
    • antialérgica,
    • digestiva,
    • sedativa,
  • Auxilia em casos de acidez no estômago,
    • cólicas,
    • cólicas infantis,
    • problemas menstruais,
    • resfriados,
  • Limpa catarros,
    • gases,
    • irritações na gengiva,
    • lavagem vaginal,
  • Estimula o apetite
  • Na estética, tonifica a pele,
    • clareia os cabelos.

Grávidas e pessoas com histórico de doenças como gastrite e úlceras devem evitá-la. Trata-se aqui da Matricaria recutita, existem diversas outras espécies de plantas também chamadas camomila que não devem ser confundidas.

Receitas e Naturais em seu email