Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Cajueiro – Propriedades Medicinais

O cajueiro é uma árvore frutífera considerada um dos símbolos da região norte e nordeste do Brasil, seu fruto o caju é muito apreciado e consumido em todo o país. O fruto do cajueiro é o caju sendo constituído em duas partes: a castanha do caju, que seria sua amêndoa e o pedúnculo (pseudofruto), que é a parte que antecede o fruto que seria o corpo amarelado, rosado ou vermelho.

Por gostar  de climas quentes, o cajueiro se reproduz em larga escala, como já mencionado, nas regiões norte e nordeste do Brasil. O cajueiro tem propriedade antidiabética, anti-inflamatória, antirreumática, laxante, diurética, vermifuga, tônica, purgante, adstringente, antisséptica e antibacteriana.

Os benefícios do cajueiro

Ter um cajueiro plantado em casa, é um tesouro incalculável para sua saúde. E do cajueiro pode ser aproveitado os brotos, a casca, as folhas, a sementes, o óleo, o fruto e o pseudofruto. Confira agora as dicas que separamos para você:

Chá do broto do cajueiro

O broto do cajueiro pode ser usado para problemas de estômago e também serve para curar aftas

  • Uma porção de brotos das folhas do cajueiro
  • 01 Copo de água

Como fazer: Lave bem os brotos e coloque no liquidificador. Adiciona a água. Coe e beba 2 x ao dia para problemas estomacais e para aftas e feridas, aplique a mistura sem coar em cima do local afetado por 3 x ao dia.

cajueiro

O cajueiro tem inúmeros benefícios para a nossa saúde

Chá da casca do cajueiro

O chá da casca do cajueiro é usada para tratar a doença de diabetes, cáries dentárias, mau hálito e inflamação nas gengivas. A casca também tem efeito depurativo e funciona como um cicatrizante de feridas externas; também é ótima para tratamento da hanseníase e também combate a gripe.

  • 02 Colheres de sopa de casca de cajueiro picada
  • 01 Litro de água

Como fazer: Coloque a água e a casca de cajueiro em uma panela e deixe fervendo por aproximadamente 10 minutos. Depois tampe e deixe descansando por 10 minutos. Beba 4 x ao dia e para curar feridas externas, molhe o local afetado até a cicatrização.

A entrecasca do cajueiro é um tipo de líquido, parecendo uma goma chamado de LCC, líquido da castanha do caju. É usado para tratar hemorroidas, aftas, feridas, úlceras e problemas estomacais.

Atenção: o LCC existente no cajueiro e seus frutos é um ácido anacárdico, muito cáustico que pode ser prejudicial, por isso o fruto deve ser evitado consumir in natura.

Pseudofruto – Suco de caju

O suco do pseudofruto do caju é conhecido como cajuaba. Quando o suco é cozido se transforma na cajuína, um refrigerante típico do norte e nordeste. Este suco também é usado para fazer vinagre, licor e vinho.

Ele fortalece nosso sistema imunológico, o sangue e os ossos. Previne o câncer, deixa unhas e cabelos mais fortes e bonitos e dá mais energia para quem pratica exercícios físicos e ajuda na perda de peso.

  • 01 Caju grande
  • 150 ml de água
  • 1/4 de sumo de limão

Como fazer: Lave bem o caju e corte em rodelas e descarte a castanha. Coloque a água e a fruta no liquidificador. Coe, adicione o limão e adoce com mel ou adoçante de sua preferência.

Contraindicações: O caju pode provocar alergias e dermatites e se consumida e excesso pode causar picos de pressão alta. O motivo é que o fruto tem uma quantidade muito alta de sódio. O caju não pode ser consumido por pessoas que sofrem de dores de cabeça constantes ou enxaquecas, náuseas e retenção de líquidos.

E a fruta também pode interferir na eficácia de alguns medicamentos para tratamentos prolongados. O caju pode reagir a medicamentos para diabetes, tireoide, diuréticos, antibióticos e penicilamina.

Suco de castanha de caju

A semente do cajueiro, conhecida como castanha de caju serve para controlar os níveis de colesterol no sangue, melhora a circulação sanguínea, beneficiando o coração. Seu suco pode ser utilizado para para coriza, calos e verrugas

  • Uma porção de castanhas de caju
  • 01 Copo de água

Como fazer: Coloque a água e as castanhas no liquidificador e bata. Coe e adoce com mel. Beba 2 x ao dia.

Para calos e verrugas é a mesma receita acima, somente com menos água para ficar mais encorpado. Coloque em cima do calo ou verruga um alho amassado fazendo massagens. Depois coloque um pouco do suco da semente em cima. Repita o procedimento várias vezes ao dia.

Contraindicações: A castanha do caju não pode ser consumida, em hipótese alguma, crua ou mal torrada. Se não for preparada corretamente, se torna tóxica por conter urushiol, uma substância que pode gerar inflamações na pele, as se em doses altas pode ser mortífera.

Também pode causar coceira e outras reações desagradáveis na pele. A castanha de caju pode ter efeito colateral no benefício de perda de peso. Por ser oleaginoso, a castanha se consumida em excesso, pode promover o aumento de peso.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email