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Caju – Propriedades Medicinais

O caju, ou acaju, é muitas vezes tido como o fruto do cajueiro (Anacardium occidentale) quando, na verdade, trata-se de um pseudofruto. O que entendemos popularmente como “caju” se constitui de duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, o pseudofruto, um corpo piriforme, amarelo, rosado ou vermelho.

O caju é rico em nutrientes essenciais importantes para o nosso organismo que são as vitaminas do complexo B, vitamina C, cobre, zinco, potássio, sódio, fósforo, cálcio e magnésio. O cultivo do caju é mais comum na região nordeste do Brasil.

Benefícios do Caju

O caju auxilia na perda de peso: A fruta como já mencionado, tem muitas vitaminas e minerais e fibras que tem um importante papel em melhorar o funcionamento do trânsito intestinal, o que reduz os inchaços da barriga. O caju tem ácidos gordos insaturados, bem semelhantes ao contido no azeite, a fruta pode ser considerada funcional para o nosso metabolismo. É excelente como lanche entre as refeições principais ou fora de hora.

Saúde para pele, unhas, cabelo: O caju ajuda na produção de melanina, substância essencial para saúde da pele, a fruta também melhora a saúde do cabelo, deixando fortes, menos quebradiços e sedosos. Além de dar saúde para pele e unhas.

O caju traz saúde para o sangue equilibrando colesterol e glicose

Fortalece o sistema imunológico: O caju fortalece o sistema imunológico por conter zinco e outros nutrientes previnindo de doenças virais ou infecciosas, sendo muito eficaz nos casos de gripe e resfriados.

Previne a diabetes: O caju tem pouquíssima taxa de açúcar, pode ser consumida por diabéticos e a fruta também previne picos de açúcar no sangue.

É benéfico para o colesterol: A fruta contém gorduras monoinsaturadas que reduzem os efeitos do colesterol LDL, que seria o colesterol ruim, prevenindo doenças cardíacas.

Saúde para o sangue: O caju tem ação antioxidante por conter cobre, que equilibra o bom funcionamento do nosso organismo, ajudando a eliminar toxinas celulares. Isso é ótimo para prevenção de doenças do sangue, pois o cobre ajuda na produção de hemoglobina o que reduz os impactos causados pelos radicais livres.

Ossos e dentes saudáveis: O caju contém cálcio e magnésio, substâncias responsáveis pela saúde dos osso, dentes e gengiva. A fruta é conveniente para a maior flexibilidade dos ossos e articulações, principalmente durante exercícios, potencializando a perda de calorias durante os treinos reforçando os efeitos esperados para a hipertrofia dos músculos.

Saúde para o sistema nervoso: O caju age diretamente nos neurotransmissores do cérebro equilibrando o humor por conter o magnésio. Também estimula a produção de dopamina que causa efeito relaxante no corpo, ideal para mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual.

Previne câncer: O caju por ser rico em flavonoides que são importantes agentes antioxidante, oferece efeitos anti-inflamatórios. A fruta retarda os efeitos de possíveis tumores, pois fortalece o sistema imunológico, evitando a mutação das células saudáveis para células cancerígenas. Reduz consideravelmente a incidência de câncer de mama e próstata.

O caju pode ser consumido sem casca que contém um óleo irritante que uma vez quebrada, contamina as sementes.

Benefícios da castanha de caju

A castanha do caju é o fruto do cajueiro que também tem seus benefícios para a nossa saúde. Tem cobre, zinco, fósforo, manganês. E ao contrário do seu pseudofruto, a castanha de caju pode engordar pois somente 10 gramas contém 50 calorias, mas, se consumida com moderação, seu consumo só traz saúde. Ela tem nutrientes e gorduras boas para o nosso organismo.

O magnésio da castanha de caju equilibra a pressão arterial. A castanha é comparada aos fruto secos; tem ação positiva para o coração pois tem ácido oleico que junto com os antioxidantes presentes na fruta, equilibram os níveis de colesterol. O consumo frequente da castanha, evita a formação de cálculos biliares.

Também traz saúde para os cabelos e ossos por conter cálcio e magnésio além de promover saúde para nossa circulação sanguínea. Ela ajuda na boa digestão pois evita a retenção de líquidos e na eliminação correta das toxinas. A fruta fortalece os olhos, prevenindo os efeitos nocivos dos raios UV, reduzindo a ocorrência de degeneração macular.

O caju tem baixo teor de gorduras e reduz com sucesso os níveis de triglicerídeos o que favorece o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. O magnésio e cálcio presentes na fruta, promovem tônus muscular, favorecendo os músculos e células nervosas. A falta de magnésio causa espasmos musculares, fadiga, dores, enxaquecas e cãibras.

Gorduras insaturadas: E por ser uma fruta oleaginosa, a castanha de caju tem gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, conhecidas por equilibrar os níveis de colesterol e reduzir os triglicérides. Quando os triglicérides ficam armazenados no tecido adiposo como reserva energética, ele se transformam nas indesejáveis gordurinhas.

Propriedades do caju

  • É antioxidante,
    • depurativo,
    • diurético,
    • sudorífero,
  • Previne diabetes,
    • gripes,
    • resfriados,
    • problemas cardio vasculares
  • Auxilia na cicatrização de feridas,
    • lesões,
  • Combate o stress
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