Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Beringela – Propriedades Medicinais

A beringela (também grafada berinjela) é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão que em Portugal é chamado de pimento, da batata e do tomate. É sensível ao frio, a geadas e ao excesso de chuva na altura da floração.

A época de plantio, no hemisfério norte, é de Setembro a Fevereiro e, em regiões de clima quente, o ano todo. (Fonte: Wikipedia)

Nomes Populares:

  • Beringela,
  • Beringens,
  • Berinjela

Propriedades:

  • É digestiva,
    • diurética,
    • oxidante,
  • Eficaz contra o colesterol,
    • a diabete,
  • Auxilia a emagrecer,
  • Indicada para problemas no fígado e estômago,
    • furúnculos,
    • gota,
    • obstipação intestinal.

Outros benefícios da beringela

Poderoso antioxidante

A beringela é rica em vitaminas e minerais e contém importante fitonutrientes com ação antioxidantes. São os fenólicos e flavonoides que removem ou inativam os radicais livres que oxidam as células. Também tem a nasunina, um fitonutriente encontrado na pele da beringela que protege as membranas celulares, mantendo sua integridade.

Saúde para o cérebro

A beringela tem as antocianinas, substância que dá pigmento ao legume, inibe a neuroinflamação e facilita o fluxo de sangue para o cérebro. Elas ajudam a evitar transtornos mentais relacionados com a idade e melhora consideravelmente a memória.

Saúde para o coração

A beringela possui nutrientes muito benéficos para o coração como potássio, fibras, vitamina B6, vitamina C e fibras. Seu consumo em pequenas quantidades podem melhorar a saúde do coração devido a antiocina que equilibra a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e controla os níveis de colesterol evitando também a aterosclerose.

Esse vegetal previne a anemia por ter ácido fólico que estimula produção de células no sangue e tem baixíssimo teor de sódio. A beringela também tem as vitaminas do complexo B que sintetizama a serotonina, hôrmonio que regula o sono e o humor.

Por ser rica em fibras, a beringela reduz com sucesso os níveis de colesterol como já mencionado acima, e equilibra os níveis de açúcar no sangue. Essas fibras também previne e diminui os riscos de desenvolvimento de hemorróidas e prisão de ventre.

Previne câncer

Pesquisas feitas recentemente mostram que os polifenóis eoncontrados na beringela tem efeito anticancerígeno. Outra informação é que o ácido clorogênico, um fitonutriente da beringela funciona como antioxidante e anti-inflamatório que tem a função de proteger as células contra os danos que os radicais livres causam. Esse mecanismo previne o surgimento de células cancerígenas e estimulam enzimas a desintoxicar as células.

A berinjela tem muitas fibras e pouquíssima gordura sendo excelente para a prevenção da diabetes. Essas fibras formam um gel que envolve o bolo alimentar, tornando sua absorção lenta e impedindo picos altos de açúcar no sangue. O vegetal aumenta a imunidade pois estimula as bactérias intestinais por ter alta concentração de vitamina C.

Também retarda o envelhecimento precoce devido aos seus antioxidantes. Por ter uma grande quantidade de água em sua composição, fibras e nutrientes bons para o funcionamento do sistema digestivo, a beringela ajuda a perder peso, alivia o enchaço no abdômen e promovem a sensação de saciedade.

A beringela protege o coração e equilibra os níveis de açúcar no sangue

A beringela promove o bom funcionamento do aparelho digestivo. É excelente para quem sofre de constipação pois melhora o trânsito intestinal que o bolo alimentar percorre.

A água da beringela

Se você quer emagrecer de maneira saudável, a água de berinjela é uma ótima opção pois vinda desse super vegetal, tem muitos nutrientes e baixo teor de calorias, é um excelente diurético, que combate a retenção de líquidos e promove a sensação de saciedade.

E obviamente, o consumo de água de beringela deve ser unida a um alimentação regrada e saudável e exercícios físicos para fazer o efeito esperado. A água de beringela tem propriedades depurativas e desintoxicantes.

Além de controlar a pressão arterial, colesterol e glicose no sangue, a água de beringela também trata a artrite e reumatismo por ter ação anti-inflamatória.

Acredita-se que a beringela ajude a reduzir a concentração de ácido úrico no sangue, apesar de não ter sido comprovado cientificamente. Por possuir ação anti-inflamatória, a água de beringela também é ótima no tratamento contra acnes e celulites.

Cuidado

A casca da beringela crua contém muita solanina, uma toxina natural que atua como pesticida e fungicida, defendendo o vegetal contra animais, insetos e fungos. O consumo da casca crua pode provocar distúrbios intestinais. Para que os nutrientes presentes na beringela não sejam perdidos você pode consumir cozida em água, assada ou cozida à vapor.

Contra-indicações

A única contra-indicação é não comer o vegetal cru como explicado sobre a casca da beringela acima e pessoas com gastrite e úlcera estomacal devem evitar seu consumo quando frita em forma empanada, não por causa do vegetal em si mais sim, devido à fritura.

 

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email