Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Pau-brasil

O primeiro produto explorado comercialmente pelos portugueses após a descoberta foi o pau-brasil, uma planta nativa da América do Sul. O corante extraído da madeira vermelha tinha grande importância econômica, atraindo o interesse dos colonizadores. Por ser tão importante no início de nossa história, a árvore acabou batizando o Brasil.

Porém, além de ter representado grande parte da receita econômica dos portugueses na época da exploração, pesquisas recentes mostraram que o pau-brasil possui substâncias terapêuticas, capazes de reduzir os riscos de câncer. Abaixo iremos falar mais sobre este assunto, confira.

Propriedades Medicinais do Pau-brasil

A medicina popular propagou o uso do pau-brasil como cicatrizante e adstringente. Tradicionalmente, a planta também é utilizada no combate dos sintomas da asma. A partir dessas informações, pesquisadores resolveram investigar melhor as propriedades do corante, através das substâncias conhecidas como brasileína e brasilina.

Desde 1996, cientistas da Universidade Federal do Pernambuco estão estudando as diversas partes da árvore: flor, folha, caule, cerne e raiz. Os testes, feitos em camundongos, mostraram que essas substâncias são capazes de reduzir tumores. Todos os animais tiveram os seus tumores diminuídos. A pesquisadora Elisângela Silva afirma que o pau-brasil possui importantes substâncias anti-inflamatórias e pode atuar também como anticancerígeno.

Conheça todas as propriedades do pau-brasil

O pau-brasil pode ser utilizado como anticoagulante, cicatrizante e também em tratamentos do sistema digestivo.

A pesquisa ainda não testou as substâncias extraídas do pau-brasil em seres humanos, mas revela a importância de estudos que desvendem as propriedades dessa árvore histórica. Isso talvez ajude os ambientalistas a evitar a extinção do pau brasil. Atualmente, a planta core sérios riscos de desaparecer de nossas matas. No entanto, sabendo de seu poder curativo, talvez seja maior o interesse em preservar a árvore típica de nossa flora.

O pau-brasil possui diversos nomes populares. São eles
Ibirapitanga (madeira-vermelha em tupi), pau-de-tinta, pau-rosado, pau-pernambuco, dentre outros. Ademais, possui como princípio ativo polifenóis, especificamente os flavonoides brasilina e brasileina, tanino e cumarina. As cumarinas estão presentes em diversos compostos terapêuticos, e possui diversas aplicações medicinais, como anticoagulante, antitumoral, antifúngico, pesticida, etc.

A cumarina, portanto, é uma substância que confere grande parte das propriedades presentes na planta pau-brasil. Ela pode e é recomendada de ser inserida em medicamentos pois é de origem natural, além de ser estável. A cumarina é recomendada, para exercer sua ação coagulante, em casos de fibrilação atrial, próteses valvulares cardíacas e condições tromboembólicas. Também pode ser utilizada para tratamento de disenteria, diarreia, limpeza estomacal e fortalecimento da gengiva.

O pau-brasil é encontrado desde o Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro. Ele é uma árvore de grande porte, podendo chegar até 30 metros de altura, e o diâmetro do tronco varia de 30 a 50 cm. A casca tem a casca dura e cinza, e as folhas são bipartidas. Até 1870, o pau-brasil foi amplamente utilizado para fornecer tintura às indústrias, até que foram descobertos os pigmentos sintéticos.

Entretanto, o pau-brasil sempre foi utilizado pelos indígenas para tratamento de alguns males, e com este uso começaram a ser descobertas as propriedades medicinais sobre as quais falamos acima. A planta pode ser aproveitada de diversas formas. A casca pode ser cozida, ou reduzida a pó. Além disso, o extrato do pau-brasil possui ação antineoplásica, enquanto as sementes contém uma proteína denominada CeKI.

Algo muito interessante é que o Mal de Alzheimer, uma doença que afeta diversas pessoas, tanto jovens quanto idosas, pode ser tratado com a proteína CeKI. Isso porque ela inibe a enzima calicreína, envolvida na causa da doença. Também, a CeKI previne coágulos e  controla dores e inflamações advindos de um veneno de peixe.

E, além de fornecer diversos benefícios para a nossa saúde, o pau-brasil também representa um importante papel no que se trata da flora brasileira. A árvore fornece habitat para orquídeas, bromélias e outras plantas epífitas. Infelizmente, atualmente o pau-brasil se encontra em risco de extinção.

Receitas e Naturais em seu email