Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Babosa – Propriedades Medicinais

A babosa, nome científico aloe vera, é uma planta medicinal muito conhecida e comum nos quintais. Talvez essa facilidade em encontrá-la, não desperte nas pessoas o interesse de saber que benefícios ela pode trazer. A babosa tem ação calmante, cicatrizante, anestésica, antitérmica, anti-inflamatória e hidratante. Podemos utilizar o gel e o sumo(suco) da planta.

Por seu poder calmante,hidratante e cicatrizante, ela é usada em grande escala no mercado de cosméticos. Existem shampoos, cremes hidratantes e outros produtos feito com a planta. O gel pode ser aplicado diretamente no rosto como hidrante e combate acnes e espinhas devido ao seu poder cicatrizante.

A babosa alivia irritações na pele devido à depilações com cera ou lâminas e elimina manchas e queimaduras da pele, tanto pela exposição ao sol como em outros tipos de queimadura.

E seus benefícios não param por aí! Por ser um hidratante natural, o gel pode ser usado como antirrugas pois a planta, tem ação antioxidante que combate o envelhecimento precoce. Para dor de cabeça você pode usar a babosa juntamente com gotas de óleo essencial de menta.

Basta somente misturar e aplicar na nuca e têmporas com movimentos circulares. Descobriu que o gel quando processado de maneira correta, pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e a resistência à insulina, isso quando ingerido sob orientação médica!

O suco da babosa

A babosa tem um alto poder cicatrizante e anti-inflamatório

A babosa tem a substância chamada acemanano, que demonstrou ter um efeito protetor na mucosa gástrica e intestinal. Estudos recentes mostram uma melhora no quadro de pacientes com colite ulcerativa, uma enfermidade do intestino,  após consumir babosa.

O suco também serve para curar gastrites e outras formas de inflamação. A babosa protege o corpo de vários tipos de vírus, fungos e bactérias como por exemplo, a Escherichia coli e a Candida albicans. A planta possui 75 nutrientes, 20 minerais e 12 vitaminas.

O consumo frequente do suco (vide contra-indicações) promove melhora na pele, unha e cabelos. A babosa tem grandes quantidades de imuno-estimulantes, um deles é a manose que tem a capacidade de incentivar as células brancas do sangue a secretarem uma proteína chamada interferão que é capaz de inibir o crescimento de células cancerígenas e impede a proliferação de vírus em outras células.

O efeito anti-inflamatório da babosa auxilia o corpo a se purificar do contato com ambientes poluídos e os minerais presentes no gel da planta, amenizam o estresse. A gastrite de uma maneira geral é causada por um tipo específico de bactéria, seu nome Heycobacter pylori.

Ao consumirmos a babosa, estimulamos nosso sistema imunológico a enfrentar qualquer micro-organismo. Os macrófagos e monócitos presente na planta, lutam em nosso organismo combatendo a bactéria, reduzindo sua atividade e crescimento. Esta poderosa planta também aumenta a libido, combate a depressão, a anemia, a diabetes, pois equilibra os níveis de açúcar no sangue. Estimula o bom funcionamento de fígado e rins.

Saúde para seu coração: A babosa além de ter os benefícios que você já viu acima, também contribui para o seu coração ser saudável e forte. Ela promove a manutenção dos vasos sanguíneos do corpo e artérias do coração tirando o excesso de gordura e eliminando toxinas. Equilibra os níveis de colesterol do sangue e ajuda a aliviar o estresse do dia a dia e ansiedade.

Perda de peso e saúde bucal: O poder antioxidante que essa planta tem ajuda nosso organismo a eliminar toxina e desta forma desincha o porco, proporcionando perda de peso. Outro benefício que ela oferece é fazer uma renovação celular pois também age como um gel esfoliante, previne estrias e minimiza cicatrizes. Cura inflamações internas da boca como aftas e gengivites.

Receitas com Babosa

Suco de babosa

  • Folhas de babosa
  • 01 Litro de água
  • 01 Maçã ou 01 limão

Como fazer: Abra as folhas de babosa e tire a polpa. Coloque no liquidificador, a maçã ou limão, as polpas da babosa e a água. Bata e coe. Beba várias vezes ao dia.

Revitalizador capilar de babosa

  • Folhas de babosa
  • Uma porção pequena de água

Como fazer: Bata a água e as polpas de babosa no liquidificador, em seguida, aplique a solução e deixe agir durante 20 minutos. Após isso, enxague com água morna.

Máscara hidratante

  • 01 Colher de sopa de açúcar
  • 01 Colher de sopa de leite
  • 01 Folha de babosa

Como fazer: Misture tudo e aplique no rosto, deixe agindo por 10 minutos e depois enxague com água em abundância.

Contraindicações

Atenção: a babosa tem um princípio ativo chamado aloína, que provoca irritação na mucosa intestinal se consumida frequentemente e pode também causar cólicas e diarreia, é possível o uso da planta, mas sem esse princípio ativo,que é encontrada nas farmácias.

Não pode ser consumida por grávidas e mulheres em período de amamentação pois corre o risco do leite ficar amargo. Ante de usar a babosa, tenha cautela e consulte seu médico.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email