Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Plantas Para Combater a Tosse – Quais São as Melhores?

A tosse é um problema comum por várias razões. Ela quase sempre indica a existência de outros males, como gripes, resfriados, dores de garganta e alergias. O nosso organismo usa a tosse como um mecanismo de defesa, para expelir quaisquer organismos estranhos ou mesmo o acúmulo de secreção. Quando algo irrita ou incomoda as vias respiratórias, o ar é expelido com força para tentar expulsar o “invasor”.

Assim, a tosse em si não é algo ruim. Na verdade, é algo necessário ao nosso organismo. Porém, a tosse persistente é muito desagradável, visto que pode atrapalhar o indivíduo a dormir ou mesmo realizar atividades diárias. O mais importante é buscar entender o que está causando a tosse, porque, dependendo do problema, é preciso um tratamento com antibiótico ou outros medicamentos receitados pelo médico. Entretanto, iremos falar abaixo mais sobre os remédios e ervas caseiras que ajudam no combate à tosse, confira.

Receitas Caseiras Para Tosse

Alguns remédios caseiros podem ajudar a tratar a tosse. De um modo geral, os xaropes feitos com mel e açúcar servem para hidratar as vias aéreas e remover o excesso de muco. As plantas, frutas e vegetais usados no preparo desses xaropes podem conter propriedades medicinais que também agem sobre o problema que causa a tosse.

Outra opção natural são os chás. Eles quase sempre são feitos com ervas que tem ação expectorante. Na prática, eles contribuem para a eliminação do muco acumulado nos canais respiratórios. Esse processo de expectoração é importante porque o catarro tem que ser eliminado dos pulmões para que a tosse seja realmente tratada.

O agrião é uma planta indicada para tratar a tosse.

O agrião é uma planta indicada para tratar a tosse.

Abaixo iremos falar um pouco mais acerca algumas ervas que podem ser muito eficazes no tratamento da tosse, confira.

Eucalipto

O eucalipto pode amenizar a tosse, principalmente quando ela é causada por alergias. A dica é ferver algumas folhas de eucalipto em uma panela com água. Depois, desligue, cubra a cabeça com um toalha e aspire o vapor que sobre da infusão. Isso ajuda a limpar os brônquios e a irritação na garganta.

As folhas do eucalipto possuem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e expectorantes. Assim, além de poder serem utilizadas para fazer inalação, pode-se também preparar chás. Para a infusão, ferva a água e coloque-as com as folhas picadas. Deixe por cerca de 5 minutos.

Poejo

Outra ótima planta para quem está com tosse é o poejo, também conhecida no Brasil como hortelãzinho, menta-selvagem e erva-de-são-lourenço. Ela pode tratar diversos males, como gripe, resfriado, tosse, falta de apetite, azia, gases, cólicas, coriza, bronquite, asma, febre, atraso de menstruação e má digestão.

Por ter ação expectorante, as folhas também agem nas causas da tosse. O chá pode ser feito com as folhas frescas ou secas. É importante evitar exageros, pois a planta contém algumas substâncias tóxicas. Para preparar o chá, utilize 200 ml de água fervente e 20 g da planta.

Agrião

Quem tem problemas respiratórios não pode deixar de consumir o agrião. Ele é um expectorante natural comprovado e, por isso, é excelente para a tosse. Consumir o agrião em saladas é muito bom. Ele também pode ser usado no preparo de chás, sucos e xaropes.

Para preparar o chá de agrião, utilize as folhas e talos da planta, como preferir. Pode-se utilizar a proporção de meia xícara de agrião para 100 ml de água. Ainda, como o agrião é uma planta que possui um gosto amargo, adicione mel.

Guaco

Por último, mas não menos importante, temos o guaco. Essa planta é originada do território brasileiro, no sudeste, e é famosa por ajudar nos problemas respiratórios, com estudos comprovados dos benefícios. Ele tem ação expectorante e também fortalecer o organismo contra diversas doenças. O chá feito com o guaco é uma boa alternativa.

Para preparar o chá, utilize 8 colheres de guaco e 500 ml de água fervente. Adicione as folhas a mistura e deixe de repouso por cerca de 15 minutos. Tome a mistura de 3 a 4 vezes por dia.

Receitas e Naturais em seu email