Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Aroeira – Propriedades Medicinais

A aroeira (chinus terebnthifolius Raddi) também é conhecida como aroeira-da-praia, aroeira mansa, aroeira vermelha, corneíba, pimenteira, pimenta-rosa, e fruto-do-sabiá. Ela existe desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. Sua região preferida onde se desenvolve muito bem são os cerrados e caatingas. Esta árvore é muito utilizada para o paisagismo e arborização nas áreas urbanas e sua madeira é muito utilizada na construção civil pela sua resistência à deterioração.

A aroeira é uma super-planta pela quantidade de benefícios que nos oferece. É usada para curar doenças respiratórias, hemorragias, pressão alta, problemas de pele, micoses, tumores, candidíase e febres. Tem ação antisséptica, antibacteriana, antioxidante, anti-inflamatória,adstringente, tônica, diurética e cicatrizante. E da planta é aproveitado a casca a raiz e as folhas.

Ela combate a diarreia e por sua ação diurética,ajuda a promover a transpiração para eliminação de líquidos do organismo. Sua ação antioxidante previne o envelhecimento precoce e também é utilizada para prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer.

A aroeira é eficaz no tratamento de sífilis, azia, gastrite, íngua, cistite, reumatismo, dor de dente, distensão de tendões, infecção do aparelho genital e artrite;

Esta planta é usada amplamente para tratar problemas de pele como a frieira, acnes e manchas na pele. Atenção: é importante diferenciar a aroeira possível para uso da aroeira-brava e aroeira-branca; sua seiva provoca urticárias e alergias bastantes graves, principalmente em pessoas que tem a pele muito sensível.

A aroeira é usada como cicatrizante natural

A aroeira é usada como cicatrizante natural

Como usar a Aroeira

Chá de folhas de aroeira

  • 100 gramas de folhas frescas de aroeira
  • 01 Litro de água mineral

Como fazer: Pegue uma panela, adicione a água e coloque para ferver. Coloque as folhas de aroeira e tampe; deixe descansando por 5 minutos. Coe e tome de 3 à 4 colheres de sopa ao dia. Deixe na geladeira.

Chá da Casca de aroeira

  • 01 Litro de água água
  • De 3 à 4 pedaços de casca de aroeira

Como fazer: Coloque a água em uma panela, adicione a aroeira e deixe fervendo por 10 minutos. Coe e consuma várias vezes ao dia, conserve na geladeira.

Compressa da Casca da Aroeira

As cascas da aroeira são utilizadas em banhos e compressas para tratar problemas ginecológicos, sífilis, feridas, inflamações, ínguas e leucorreia.

  • 25 gramas de casca de aroeira
  • 01 Litro de água

Como fazer: Coloque a água e a casca de aroeira em uma panela e ferva por 10 minutos. Espere ficar morno, coe e despeje na área afetada na temperatura que você consiga suportar. Uso externo.

O banho com folhas de aroeira, e usado em rituais religiosos; a cultura afro-brasileira considera a aroeira uma planta sagrada e o banho dessa planta serviria como proteção energética.

Sabonete de aroeira

O sabonete de aroeira é muito eficiente para curar muitos problemas de pele: acnes, cravos, manchas, ruga, pequenas escoriações e frieiras. É indicado para o tratamento da psoríase e inflamações da pele. Por ter ação adstringente, o sabonete não deve ser usado para quem tem pele seca, pois seu uso vai deixar mais seca ainda.

  • 100 Gramas de folhas secas de aroeira
  • Álcool de cereal
  • 10 pedaços de sabão de coco picado
  • 250 ml de água

Como fazer: Escolha bem as folhas, jogando fora as machucadas ou amareladas. Lave-as com álcool de cereal. Coloque as folhas no liquidificador e adicione a água. Bata tudo até obter um líquido homogêneo com pequenos pedaços. Leve para ferver mas em um recipiente de vidro resistente ao fogo, não utilize panelas de alumínio ou metal.

Quando começar a ferver, adicione os pedaços de sabão de coco. Mexa fora do fogo com uma colher de pau, se for preciso, coloque novamente um pouco no fogo mas não deixe ferver. Após tudo bem derretido, despeje em formas prontas para essa finalidade.

Utilize o sabonete de aroeira no período noturno pois na aroeira existe um óleo fotoativo que pode causar manchas na pele se em contato com o sol.

Outros Usos

Banho de aroeira: Pegue folhas de aroeira e macere em água quente, após seu banho normal, despeje a água com aroeira do pescoço para baixo. O chá de aroeira também pode ser utilizado como banho de assento para curar corrimentos, cândida e combater fungos.

Óleo de aroeira: O óleo de aroeira tem ação regeneradora, ação tônica, é antioxidante, trata problemas de pele, tem efeito hidratante, combate manchas da pele, promove a limpeza dos fios dos cabelos. Você pode encontrar o óleo em lojas de produtos naturais.

Aroeira na cozinha: O fruto da planta aroeira é usada na cozinha como especiaria por ter sabor leve e apimentado. É usada em grãos inteiros ou moída.

Contra-indicações

Pessoas que tem problemas com diarreia não podem consumir a aroeira. Pessoas com alergias de pele, mulheres grávidas ou em período de amamentação também devem evitar o consumo da aroeira.

Receitas e Naturais em seu email