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Amêndoa – Propriedades Medicinais

A Amendoeira (Prunus dulcis, antes classificada como Prunus amygdalus ou Amygdalus communis) é uma árvore de folha caduca da família Rosaceae. A semente do fruto da Amendoeira é geralmente considerada como um fruto seco: a Amêndoa. Tal como o pessegueiro, pertence ao subgênero Amygdalus.

A Amêndoa é muito comum na região do Douro e na região do Algarve, em Portugal. Entretanto, hoje a Amêndoa já foi difundida e é cultivada em diversas regiões do mundo, em especial em regiões próximas ao país de Portugal.

Por ser uma semente importante, a Amêndoa pode ser conhecida por outras nomenclaturas, dependendo da região. Veja aqui a lista dos principais nomes populares da Amêndoa: Amêndoa doce, Amendoeira e Amendoeiro.

Apesar do termo Amêndoa se referir ao fruto da Amendoeira (Prunus dulcis), usualmente ele também é referido a sua semente, ou mesmo às sementes de outras variedades de Amendoeiras. De tais sementes são extraídos óleos e essências possuidoras de propriedades medicinais importantes e muito utilizadas na indústria de cosméticos.

Nesse artigo você descobrirá a lista completa das propriedades medicinais da Amêndoa, assim como seus benefícios para a saúde e suas principais indicações. Fique ligado e descubra, ainda, as contraindicações e os possíveis efeitos colaterais da Amêndoa, quando utilizada de forma incorreta. Boa leitura!

Amêndoas – Propriedades Medicinais

Amêndoas - Propriedades Medicinais

Amêndoas – Propriedades Medicinais

As Amêndoas são consideradas por diversos especialistas da nutrição uma das alternativas mais interessantes para aqueles que desejam incluir na dieta uma alternativa natural, saudável e saborosa.

Com propriedades medicinais e nutritivas importantes, a Amêndoa é rica em:

  • Fibras
  • Proteínas
  • Vitamina E
  • Magnésio
  • Vitamina B2
  • Fósforo

As Amêndoas ainda possuem importantes propriedades antioxidantes para o organismo.

Amêndoas – Incluindo na Dieta

A Amêndoa está entre as opções mais adoradas pelas nutricionistas. Sabe por que? Os nutricionistas adoram as Amêndoas porque elas são extremamente saudáveis, beneficiam e auxiliam na saúde do corpo e da mente de seus pacientes e, ainda, são saborosas. Com isso, é uma opção altamente aceita por aqueles que buscam por hábitos alimentares mais saudáveis.

Veja aqui a lista de propriedades nutricionais de uma porção de 28 gramas de Amêndoas – cerca de 23 unidades.

  • Energia: 164 calorias
  • Carboidratos: 5,6
  • Açúcares: 1,4 g
  • Gorduras: 14,4 g
  • Proteínas: 6 g
  • Fibras: 3,3 g
  • Potássio: 206 mg
  • Colesterol: 0 mg
  • Sódio: 0 mg

Além de ser uma opção saudável e saborosa, as Amêndoas são muito fáceis de serem incluídas na dieta. Isso porque é possível consumir as Amêndoas de diversas formas. Veja as principais:

  • Inteira
  • Ralada
  • Óleo
  • Leite
  • Manteiga

Amêndoas – Benefícios e Indicações

Amêndoas - Dieta

Amêndoas – Incluindo na Dieta

Com ação antiespasmódica comprovada em diversos estudos, as Amêndoas são uma boa alternativa para prevenção de espasmos. Veja aqui alguns quadros clínicos que podem ser tratados naturalmente com auxílio das Amêndoas.

  • Febre
  • Doenças estomacais
  • Doenças do aparelho urinário
  • Cálculo renal
  • Gonorreia

As Amêndoas são uma fonte rica em Vitamina E e, por esse motivo, são extremamente importantes para aqueles que desejam tratar doenças cardíacas e manter o nível do colesterol equilibrado. As Amêndoas aumentam o colesterol bom (HDL) do organismo e, com isso, retiram as moléculas de gordura do sangue. Esse efeito reduz significativamente o risco de ataques cardíacos.

Sua ação antioxidante faz com que as Amêndoas sejam importantes para a prevenção de qualquer tipo de câncer. Ela neutraliza os radicais livres e auxilia na recuperação das células danificadas pela doença. Estudos realizados pela Universidade da Califórnia e pelo Centro Nacional de Câncer Americano demonstraram que dietas ricas em fibras são particularmente importantes na redução dos riscos de desenvolvimento de câncer de cólon.

As propriedades antioxidantes da Amêndoa também auxiliam a manutenção da saúde de pele. Entenda melhor como a Amêndoa pode manter sua pele saudável. Protegem a pele contra o estresse oxidativo e, com isso, cria uma proteção efetiva contra raios UV. Desse modo, o consumo de Amêndoas previne o envelhecimento precoce da pele. Além disso, a Vitamina E das Amêndoas protegem a elastina e o colágeno da pele. Com isso, a Amêndoa é importante para aqueles que desejam manter sua pele jovial e sem rugas por mais tempo.

Além de todos esses benefícios, as Amêndoas ainda podem funcionar como uma alternativa natural de laxante leve.

Amêndoas – Efeitos Colaterais

O consumo em excesso de qualquer item não é recomendado, e com as Amêndoas não é diferente. Veja aqui alguns efeitos colaterais possíveis do consumo em excesso de Amêndoas.

  • Problemas gastrointestinais, como constipação, distensão abdominal e dores de estômago
  • Diarreia
  • Flatulência
  • Visão turva
  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Letargia
  • Alergia, com efeitos como erupção cutânea e dificuldade para respirar

Esses efeitos colaterais são raros e as Amêndoas não costumam apresentar nenhum prejuízo à saúde daqueles que aderem a dietas com ela. De modo geral, esses problemas ocorrem apenas nos casos de pessoas pré dispostas a terem alergias a alimentos com fibras ou Vitamina E, ou em caso de consumo excessivo das Amêndoas.

Não é necessário atendimento médico para inclusão das Amêndoas na dieta. Entretanto, no caso de perceber qualquer efeito adverso, é recomendado abandonar a Amêndoa e procurar auxílio de um nutricionista.

O que achou desse conteúdo? Conhecia os benefícios da Amêndoa? Deixe um comentário e compartilhe essa dica com os seus amigos e familiares.

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