Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Acerola – Propriedades Medicinais

A acerola (Malpighia emarginata) tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. É da família das Malpighiaceae. Também é conhecida como Cereja das Antilhas, Cereja de Barbados e Cerejeira do Pará.

O fruto nasce na aceroleira, um arbusto de até três metros de altura com troncos que se ramificam desde a base e sua copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos, têm floração durante todo o ano, e após três ou quatro semanas se dá sua frutificação.

Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semi-áridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do vermelho ao vinho, passando pelo alaranjado. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina. A acerola está dividida em duas seleções, a acerola vermelha e a acerola laranja.

Benefícios da Acerola

A acerola é riquíssima em vitamina C e também possui vitamina A, vitamina B1, vitamina B6, potássio, fósforo, ferro, cálcio e magnésio. A acerola tem o carotenoide, substância responsável pela cor vermelha intensa da fruta. A acerola tem propriedades antioxidantes, o que previne o envelhecimento precoce. Também estimula a produção de colágeno, substância essencial para a saúde dos ossos e tecidos.

A acerola é riquíssima fonte de vitamina C

A acerola é a fruta que tem maior quantidade de vitamina C. A fruta tem 100 vezes mais vitamina C que o limão, 20 vezes mais que a goiaba, 10 vezes mais que o caju e a amora e mais vitamina C que a laranja! Consumir de 3 à 4 acerolas supre tranquilamente a necessidade diária de vitamina C para um adulto.

Quanto mais verde for a fruta, mais vitamina C tem. Uma acerola verde escura apresenta 90% mais vitamina C por ter menos açúcares quando madura. A vitamina C encontrada na acerola,  é responsável por prevenir a cegueira noturna. A fruta também combate a fadiga, o esgotamento físico e o estresse. Fortalece o sistema imunológico, prevenindo diversas doenças.

A acerola tem muitos minerais e sua alta concentração de flavonoides e antocianinas previne doenças cardíacas e câncer. Também é indicada para doenças pulmonares, no tratamento de desinterias, cicatrização de feridas, gripes, hemorragias nasais e hemorragia na gengiva.

Também pode ser usada para dores musculares, anemia, doenças hepáticas, para recuperar energias após desgaste físico e para pessoas desnutridas. A acerola previne o escorbuto que é causada pela falta de vitamina C. Ela também é ótima para saúde dos olhos pois tem um alto teor de vitamina A.

E falando em vitamina A, a acerola tem a mesma quantidade de vitamina A que uma cenoura tem. Esta pequena frutinha tem pequenas quantidades de gordura e calorias, ótimo para quem quer perder peso sem passar fome. As vitaminas do complexo B, presentes na acerola, facilitam a absorção de nutrientes e alguns carboidratos no corpo.

Ela é indicada para diabéticos e serve também para prevenção da doença pois equilibra os níveis de açúcar no sangue. A acerola tem bastante fibras que ajudam o aparelho digestivo a funcionar com mais eficiência, resolvendo problemas de diarreias frequentes e constipação.

Com tantas vitaminas e nutrientes, a acerola fortalece o corpo e por ter carotenoides e flavonoides, aumenta a regeneração de células, sendo um medicamento natural para evitar a queda de cabelo e fortalecendo os que estiverem fracos. A acerola é defensora do coração, protege o órgão de arteriosclerose, ataques cardíacos e derrames. Isso tudo é graças ao potássio existente na acerola que também ajuda a melhorar a circulação sanguínea em nosso organismo, o que melhora o bombeamento de sangue para o coração equilibrando também a pressão arterial. Como já mencionado, a acerola é campeã em quantidade de vitamina C.

O que a torna uma grande aliada da saúde e beleza. Por ajudar na síntese de colágeno, a vitamina C age de forma maravilhosa equilibrando a elasticidade da pele o que previne celulites, flacidez e estrias.

Por sua ação antioxidante, reforçando o colágeno e ferro no organismo, os hormônios do corpo são estabilizados, principalmente o da tireoide. A acerola protege a pele de efeitos nocivos de exposição ao sol, por seu potente poder de cicatrização e ação antioxidante que previne o envelhecimento precoce.

Contra- indicações: O consumo excessivo de acerola pode provocar náuseas, cólicas estomacais, diarreia, sonolência ou insônia, depende de cada pessoa. Deve ser consumida com moderação por pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes, por mulheres grávidas ou em período de amamentação e pessoas que tenham pedras (cálculos) nos rins.

Propriedades

  • Auxilia em problemas do fígado,
    • desinterias,
    • na cicatrização de feridas;
  • Supre a falta de Vitamina C,
    • combate a anemia,
    • abre o apetite,
  • Diminui doenças infecciosa,
    • aumenta o vigor físico,
    • melhora o sistema imunológico;
  • Protege contra a gripe,
    • infecção bucal,
    • resfriados,
    • stress,
  • Tem propriedades hidratantes para os cabelos

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email